Estupradores são seres humanos?
Esta é a pergunta com a qual eu quero começar esta postagem. E já vou respondendo:
Nem todo estuprador é um ser humano. Tanto pelo fato do estupro também acontecer no reino animal quanto pelo fato de que o estupro é um ato hediondo para os seres humanos. Existem vespas que se reproduzem colocando seus ovos dentro de outros animais para que os mesmos sejam devorados pelas suas crias e metade dos estupros que ocorrem nos seres humanos resultam no estuprador assassinando suas vitimas. E isso justifica a definição de que a maioria dos estupradores são definitivamente monstros.
Então, vamos ver uma das visões mais perturbadoras e ao mesmo tempo mais realistas que Hollywood concebeu sobre os estupradores?
Alien - O 8º Passageiro (Alien 1979)
Dirigido por Ridley Scott
Escrito por Dan O'Bannon e Ronald Shusett
Neste primeiro filme, conhecemos a nave rebocadora Nostromo que transporta 20 milhões de toneladas de minério e 7 tripulantes. E uma das tripulantes é uma das maiores heroínas dos filmes de ficção cientifica: Ellen Ripley (vivida por Sigourney Weaver).
Vale a pena mencionar que a imagem dos tripulantes acordando tem toda uma aura de renascimento.
A nave recebe um chamado não identificado de um asteroide desconhecido e os tripulantes são "acordados" de um coma induzido para explorar o chamado que parece ser de socorro.
No entanto, os tripulantes acabam encontrando uma nave alienígena destruída com um enorme ocupante com seu peito estourado. Pouco tempo depois, o primeiro oficial Kane acaba encontrando uma série de ovos alienígenas que ainda estão vivos mesmo no vácuo. Ao se aproximar mais, o ovo se abre e ele é atacado por um monstro que o coloca em coma...
Vamos rever isso pelas palavras do próprio escritor Dan O'Bannon:
"Uma coisa com que o publico sempre se sentira perturbado é o sexo... Eu disse que era assim que eu iria atacar a audiência, eu vou atacar os homens. Eu vou colocar toda imagem que eu poderia pensar para fazer a audiência cruzar as pernas. Um estupro homossexual com sexo oral. O Nascimento. A coisa que coloca sua semente pela sua garganta em tela."
O alienígena então se agarra ao rosto do pobre Kane, John Hurt, e faz sexo com seu rosto até que sua semente do mal desça por sua garganta. Mas não pensem que isso ocorreu em poucos minutos. Kane chegou a ser levado para dentro da nave e socorrido até que horas depois o alienígena se solta. Com o detalhe mórbido de que a tripulação descobre horrorizada de que o alienígena tem sangue acido que impede que seja removido cirurgicamente.
Nem todo estuprador é um ser humano. Mas vamos concordar que o ato do estupro em si é tão hediondo que temos toda a razão para definir a grande maioria dos estupradores como verdadeiros monstros...
E então agora temos um alienígena a solta pela nave e um dos maiores climas de tensão do cinema enquanto o Alien decide matar todos a bordo!
Ripley - A mandona
Uma das evoluções de Ripley como personagem é o fato de que ela não consegue ser uma líder. Mesmo sendo a voz da razão, ela ainda não passa nenhuma confiança como líder em nenhum grupo onde esteja na posição de oficial superior. O que me faz lembrar de feministas tentando banir a palavra "Bossy" (mandão ou mandona) dos dicionários ingleses. Mas o fato é que está é uma evolução de Ripley como pessoa tanto para com este primeiro filme quanto para as continuações.
Além do mais, pessoas inteligentes sempre foram ignoradas na história da humanidade...
Alien - Isolation
Chega de frescuras! Video games são arte sim! E em casos como o do game Alien - Isolation, podemos simplesmente considerar o game como fazendo parte das continuações do filme que merecem destaque!
Chegando ao ponto onde o fã pode desconsiderar completamente filmes fracos como o Alien - Ressurreição. De fato, recomendo tanto este game quanto os jogos Alien Vs Predator (só os games).
Aqui estamos na pele de Amanda Ripley, filha da heroína original, e o game faz uma reconstrução fiel impressionante dos ambientes e da tensão do primeiro filme. Amanda investiga o desaparecimento da mãe e acaba presa em uma nave cheia de passageiros histéricos, androides programados para matar e um alien que vai te perseguir até o final.
Vou recomendar este vídeo para quem quiser saber mais
Aliens - O Resgate (Aliens 1986)
Dirigido por James Cameron
Escrito por David Giler, Walter Hill e pelo próprio James Cameron
Apontado como a melhor sequencia já dirigida por um diretor que não teve nada a ver com o original, nesta sequencia descobrimos que Ellen Ripley ficou perdida no espaço por 57 anos e que o planeta onde o alien foi encontrado foi colonizado. Só que a colonia deixou de se comunicar e então um novo grupo de soldados foi designado para resgatar sobreviventes.
O interessante é que Ripley nunca mais teve contato com sua filha pequena e isso lhe deu uma motivação muito forte para se ligar emocionalmente a uma menina chamada Newt.
Com certeza é a melhor continuação só pelo fato de expandir consideravelmente o universo do filme anterior. Neste filme temos soldados armados, centenas de aliens, um dos maiores tanques da ficção cientifica, armaduras que funcionam como empilhadeiras para aumentar a força dos usuários e a surpresa da terrível Rainha Alien!
Alien 3
Dirigido por David Fincher
Escrito por Dan O'Bannon, Ronald Shusett, Vinvent Ward, David Giler, Walter Hill e Larry Ferguson
Alien 3 foi a ultima continuação que prestou e mesmo assim sofreu muito justamente pelo motivo de que usou novíssimos e imprestáveis efeitos em CGI. Os efeitos de computador são tão feios que já eram ultrapassados na época.
Porém o filme contou com os roteiristas originais e a ideia de que o filme deveria se passar em um planeta prisão com um só alien perseguindo os internos. Tenho que dar o braço a torcer para o fato da história ser bem escrita e colocar até mesmo elementos religiosos na trama. Sendo uma injustiça que o filme seja prejudicado pelos péssimos efeitos...
Tenente Ripley
Sigourney Weaver fez história com uma das personagens mais importantes da ficção cientifica. Ellen Ripley começou a sua jornada como uma mulher que começou como uma sobrevivente de uma situação quase impossível.
E que mesmo cheia de medo, ainda assim resolveu encarar uma missão suicida para enfrentar de novo os seus piores pesadelos.
Trilhando um caminho de sobrevivente improvável até uma feroz guerreira. Sem duvidas uma mulher forte e que poucos diretores souberam aproveitar realmente o talento de Sigourney Weaver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário