sábado, 31 de dezembro de 2016

Os Mercenários 2

Sylvester Stallone, porra!
Jason Statham, porra!
Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture e o Pai do Chris, porra!

Achou pouco?
Então toma Arnold Schwarzenegger, porra!
Bruce Willis, porra! Jean-Claude Van Damme, porra!
E ainda por cima tem Chuck Norris, mega-fucking-porra!

Sim! Vamos começar bem 2017 com um review super machista!


Os Mercenários 2 (The Expendables 2 - Back For War 2012)
Dirigido por Simon West
Escrito por Sylvester Stallone e Richard Wenk

O que dizer sobre esse filme?
O Manual de filmes thrash que não se levam a sério como esse é que o filme seja visto junto com os amigos, de preferencia tomando cerveja e bem preparados para dar umas boas risadas! E o filme entrega exatamente esse tipo de diversão! Junte seus amigos para tomar cerveja e ver esse filme hoje mesmo!
O filme já começa com um grande tiroteio enquanto todos os Mercenários invadem um covil cheio de terroristas que se divertiam com uma sessão de tortura matinal! Temos tiroteio, sangue jorrando, uma sequencia de porradaria com Jet Li, carros tunados para destruir tudo em sua frente e explosões para todo o lado.A testosterona é vermelha!

E quando terminam de salvar o homem sendo torturado, descobrem que se trata de Mauser (Arnold Schwarzenegger). E uma das primeiras coisas que ele precisa é de uma arma, uma bem grande!

- Pai do Chris, me dá essa arma! - Pede Schwarzenegger.
- Beleza, mas se não me devolver, eu vou te exterminar!
Hahaha

Depois disso temos uma grande cena de fuga que levam a conclusão de que nossos herois estão definitivamente empilhando os cadáveres com a grande quantidade de terroristas mortos! Mas durante a fuga Barney(Stallone) é ferido

de leve com apenas dois tiros. O que deixa ele e Christmas (Jason Statham) para trás enquanto seus companheiros fogem para o avião. Os dois são cercados e só saem da situação graças a um novo personagem: Billy The Kid(interpretado pelo irmão de Chris Hemsworth, o Thor, Liam Hemsworth. Que havia sido cortado do primeiro filme, mas que voltou nesse como um jovem atirador).
Amizade e outros valores machistas
Após toda essa sequencia inicial e uma fuga de avião, o filme mostra os mercenários reunidos no bar e começa a tocar em temas comuns ao universo masculino. Como a grande amizade e o respeito que os protagonistas tem entre si. Temas que acompanham os três filmes de forma bem forte.
Barney Ross é um dos melhores personagens que Stallone já interpretou e isso porque o ator só está sendo ele mesmo.
Ele é o líder e age as vezes como um paizão machista que só quer o melhor para seus amigos.
Por exemplo, existe muita zoeira e verdade quando Barney brinca com Christmas sobre ele não poder se casar com a mesma namorada do primeiro filme. Isso porque ela já o traiu com outro cara no filme anterior. Embora tenha brincadeiras, Barney só quer que seu amigo tenha um pouco de respeito próprio e seja feliz se casando com outra.
Ao que Christmas apenas responde de bom humor:
- Ainda vou enfiar uma faca no seu coração!

Existe no ar o tema de como Gunner(Dolph Lundgren) foi perdoado depois da cagada do filme anterior. Onde traiu os amigos e tentou matar Yin Yang (Jet Li). Aqui os dois voltam a serem grandes amigos e existe uma cena de despedida cheia de zueira entre eles.

Também existe muita admiração verdadeira pelo novato Billy the Kid, jovem atirador talentoso que só quer reunir uma grana para poder se casar. Billy conta durante o filme a sua história de desilusão com o exercito, a morte de seus amigos e a incompetência do oficial superior; Que além de falhar em apoiar Billy e seus amigos em campo, ainda ordenou que atirassem em todos os cachorros da base por motivo fútil.

Mesmo um filme descompromissado e despretensioso como Mercenários 2 ainda trata o tema da amizade com a seriedade típica dos homens. Mostrando amizades e admirações verdadeiras.

O O respeito as mulheres - Parte I
Barney é então contatado por Church (Bruce Willis) e intimado a fazer um trabalho sujo nas montanhas Gasak, Albânia. Resgatar uma carga secreta com uma bomba armada. E ainda por cima vai mandar a sua agente Maggie Chan (interpretada pela talentosa Yu Nan, atriz e diretora).Lógico que Barney se opõe a levar a agente, afinal, um machista de verdade não gosta de colocar uma mulher em perigo. Mas acaba aceitando pois, ela é a única que sabe desarmar a bomba na carga. Ela então se junta ao grupo.

Uma coisa que feministas não tem como argumentar é o fato de que filmes machistas tem sim lugar para as mulheres. Seja no papel de donzela em perigo, no papel de Voz da Razão, de testemunhas da história ou como o caso de Maggie Chan: Como heroínas fodonas!

Maggie acaba se mostrando durante o filme como uma guerreira, porradeira e boa de mira!
Além de também ser boa em desarmar bombas.

E adivinhem quem vai virar a piada sobre assédio sexual?
Isso mesmo, Gunnar! Que não vai conseguir nem conversar direito com a Meggie!
Hahaha

Jean Villain
A piada foi criar um bom vilão para Jean-Claude Van Damme e chama-lo de Jean Villain. Assim como planejar que o vilão tenha um irmão gêmeo chamado de Claude Villain. Ambos lideres dos Sangs.
Fora isso, é um ótimo vilão, chefe de um grupo criminoso que captura Billy e faz com que os Mercenários de Barney entreguem o conteúdo resgatado por Maggie. A cena em que Jean rende os mercenários e ameaça Billy é especialmente tensa e mostra a rivalidade tanto entre ele e Barney quanto entre Christmas e o seu braço direito: Hector, interpretado por Scott Adkins, conhecido por sua própria lista de filmes de ação!

Os vilões então matam covardemente Billy e fogem com o conteúdo resgatado.

Os mercenários então resolvem questionar o conteúdo resgatado por Maggie e porque ele custou a vida de Billy. O conteúdo mostra a localização de uma mina onde socialistas guardaram plutonio suficiente para uma terceira guerra mundial. Barney e seus mercenários resolvem então perseguir Jean e seu grupo por vingança e para eventualmente evitar a terceira guerra mundial.


O Retorno do Lobo Solitário
Durante a perseguição aos Sangs, os Mercenários acabam encontrando uma cidade onde os socialistas(sempre esses filhos do cu!) simularam uma cidade americana para ataques militares. Podemos perceber os mercenários passando a noite com algumas brincadeiras, janta improvisada e planejamento de ação.

De manhã cedo, temos os mercenários acordando depois de uma noite inteira com Gunnar roncando feito um porco (o cara ronca mais do que eu!) e tendo que se virar com apenas uma xicara de café que só o Pai do Chris tomou.
De repente, numa breve saida para fora da porta, provavelmente para soltar o peidinho matinal, o Pai do Chris percebe a aproximação de um batalhão com dezenas de Sangs! O que inicia um grande tiroteio!
E tudo isso ao som da musica “Rip it Up” de Little Richard!

Cercados e com pouca munição, os mercenários são obrigados a lutar até a última bala e provavelmente além disso.
Cercados por dezenas de inimigos bem armados e com um tanque, parece que serão derrotados e mortos quando de repente os inimigos começam a morrer. Alguém começa a matar todos os inimigos violentamente e nem mesmo o tanque é pareo para um disparo explosivo certeiro.

Ao final da batalha, todos se perguntam quem foi o responsável por aquilo. Quem poderia ter matado tantos tão rapidamente?

É quando um guerreiro aparece no meio dos destroços! Ninguém menos do que uma Lenda. Um homem com muitos nomes, mas que agora atende apenas pelo nome de Booker! Também conhecido como o Lobo Solitário! (Ninguém menos que Chuck Norris, porra!)

O filme brinca tão bem que convida ninguém menos do que Chuck Norris para fazer uma participação especial e contar uma piada com ele mesmo!
Booker finalmente conta que uma vila próxima está também se opondo aos Sangs e que podem mostrar onde estão se escondendo.

Detalhe: O nome de Booker é uma homenagem ao Filme Os Bons Se Vestem de Negro de 1978
E a musica que podemos ouvir quando Norris entra em cena é o começo de “The Good the Bad e the Ugly” de Ennio Morricone!

O respeito as mulheres - Parte II

Chegando a vila próxima a mina onde os Sangs estão retirando o plutonio, os mercenários acabam presenciando um acontencimento inusitado quando são atacados. São muitos tiros, mas no final eles chegam a conclusão de que estão sendo atacados por alguém que não sabe atirar. Ninguém menos do que as mulheres da vila!
Elas então contam que os Sangs vão a vila unicamente para sequestrar os homens e meninos para usa-los como escravos na mina!

E então, apesar de relutar por um segundo, o que os mercenários resolvem fazer?
Isso mesmo! Esperar os Sangs aparecerem e matarem todos para proteger as mulheres da cidade!
E em grande estilo! Jason Statham tem uma cena de porradaria de primeira enquanto que os outros vão fazer a limpa nas ruas matando e fuzilando Sangs a torto e a Direito!

Christmas se veste de padre e aproveita para matar geral utilizando seu lançamento de facas!
Isso enquanto os outros mercenários distibuem porrada generalizada nos Sangs do lado de fora!
E se lembram quando eu falei sobre fuzilamento? Pois é isso que acontece com alguns capangas.
Especialmente com o último! Que ficou quase tão fuzilado que o Alex Murphy!

Ao final da sequencia que mostra machistas protegendo uma cidade habitada apenas por mulheres e crianças, temos então a sequencia onde os mercenários vão invadir as minas, resgatar os homens e meninos e então partir para matar até o último Sang!

O plano
Uma das coisas mais legais que podemos notar nos três filmes da saga Mercenários é que os caras se puxam exatamente em fazer cenas de ação com o velho avião de Barney! E se a mina é cuidada justamente por muitos terroristas com artilharia pesada, então nada como chegar de avião distribuindo tiros pra tudo que é lado!
De preferencia com bombas que despedaçam terroristas!
O negocio é invadir pelo céu e destruir tudo. Um verdadeiro festival de veiculos explodindo e muito fogo.
E como eles pousam o avião?

Lógico que Barney invade a mina com avião e tudo! Destruindo as próprias asas, inutilizando o avião e invadindo a mina para resgatar os homens e meninos! Uma sequencia bem feita com pouquíssimo CG e muito uso de maquetes!

Infelizmente os terroristas conseguem explodir parte da mina e assim prender todos os mercenários e homens que não mataram dentro da mina. O que leva a uma cena que é uma brincadeira direta com o Dolph Lundgren.
Afinal, Dolph Lundgren tem um QI altissimo, fala 7 linguas e tem mestrado em quimica. Lógico que resolveram brincar com isso. Mas não vou ficar contando as piadas pois, isso acaba com a diversão depois.


A volta dos que não foram
Os mercenários são então resgatados pelo Schwarzenegger, que chega falando o seu bordão de "Eu voltei".
Após o resgate, Mauser e Church se juntam ao grupo para perseguir os Sangs e enfrentar Jean. Que estão viajando em direção ao aeroporto.

Vale a pena apenas avisar por cima. O filme todo é um verdadeiro festival de bandidos levando bala! Temos
terroristas sendo literalmente empilhados em cena assim como o festival de explosões, pedaços de bandidos voando pelos ares e a destruição quase completa do Aeroporto!

Outro que também volta para o final do filme é Chuck Norris!
Ou seja: Os caras juntaram todos os mercenários e o resultado foi um verdadeiro massacre de bandidos!
Um final extremamente divertido que eu não pretendo contar o final!

Apesar de todo mundo saber que vai ter porradaria entre Jason Statham e Scott Adkins ou que Stallone e Van Damme vão se porrar bonito!

Um filme machista descompromissado e despretencioso que conta com assuntos como a amizade e que carrega cenas extremamente machistas de respeito as mulheres.

E vocês também podem se deliciar com a trilha sonora!
“Don't Want To Fight With Me” - Frank Stallone
“I Just Want To Celebrate” - Rare Earth
“The Wanderer” - Dion DiMucci (como Dion)
“Burning In The Skies” - Linkin Park
“Gangsta Walk”-  (não creditada) Coolio e Snoop Dogg
“Mustang Sally” - Mack Rice
“Crystal Blue Persuasion” - Tommy James
“Tochno Sega” - Ustata
“Lip Smackin'” - Escrita  Harmonica Blues Band
“Beautiful Morning” - Felix Cavaliere
“Rip it Up” - Little Richard
“The Good the Bad e the Ugly” - Ennio Morricone
“Groovin” - Felix Cavaliere

Bom 2017 para todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário