domingo, 28 de março de 2021

Clube da Luta

Clube da Luta (Fight Club 1999)

Dirigido por David Fincher

Escrito por Jim Uhls baseado no livro Fight Club de Chuck Palahniuk

 

Conceito de Catarse

Conseguir enxergar verdades duras e difíceis através da dor e sofrimento. Ter uma enorme descarga emocional que faz rever conceitos que se apega e limitam o ser humano. Purgar o corpo de uma doença e ter outra visão sobre o que é importante na vida.

 

Quem é Tyler Durden?

O filme inicia com o nosso protagonista com uma arma na boca questionando sobre quem é Tyler Durden e explicando detalhes do Plano de Destruição do Projeto de Violência que destruiria os alicerces de 12 edifícios. Quarteirões inteiros seriam reduzidos a pó. Pessoas estavam prestes a morrer. E parece que tudo tem haver com uma garota chamada Marla.

Nosso protagonista é interpretado por Edward Norton.

Mas antes de falar de Marla, vamos falar de Bob. Interpretado pelo grande cantor de Rock and Roll, Meatloaf. Bob tinha peitos enormes e se reunia em um grupo de apoio para homens com câncer de testículo. Homens que perderam as bolas assim como perderam a sua própria identidade como homens. Bob chorava porque seus testículos foram removidos e o tratamento hormonal lhe deixou com peitões enormes. 8 meses de transformação física que afetaram Bob de maneira psicológica.

Mas na hora que Bob diz que o protagonista pode chorar, ele desvia de afirmar que precisa de ajuda e conta a sua história. 6 meses de pura insônia que o faziam duvidar do que era realmente real e o que era só imaginação. Seu trabalho era fazer cópias e isso o fez enxergar tudo como cópias de cópias de cópias. Até achar que ele mesmo era uma cópia sem identidade.

A única busca por uma identidade ou personalidade era usar uma revista de moveis para comprar mobília que achasse interessante. Descrevendo produtos e moveis com detalhes insanos como nome do fabricante e preços. Com direito a códigos de produto em tela. Ele visitava catálogos e se perguntava que tipo de moveis tinha a sua cara.

Ele chegou até a buscar ajuda médica para saber se não pode morrer de insônia ou narcolepsia. Ele dormia acordado e acordava em lugares estranhos. Sem perceber, chegou até a pedir por uma redpill para o médico. Que lhe negou ajuda. Ele chegou a pedir ajuda ao médico afirmando que estava sofrendo. Ao que o médico responde:

Quer ver sofrimento? Vá nas reuniões dos homens com câncer de testículo.

Então, nosso protagonista vai em uma reunião de homens que sofrem com câncer de testículo e presencia um homem desesperado contanto a sua história. A qual nem tinha nada há ver com testículos, mas com a perda de seu sonho de ter uma família com a mulher que amava! A história deles nunca é sobre testículos. Não se trata dos testículos como órgãos, se trata de perder as bolas!

Nosso protagonista então chora e se sente livre! Interpretando que perder todas as esperanças era liberdade. E pela primeira vez em meses conseguiu dormir bem! Ficando viciado em grupos de ajuda onde podia ouvir as pessoas se abrindo sem pedir ajuda para si mesmo.

Estar entre as pessoas que pediam ajuda o fez se sentir bem pelo pouco que ajudou. Nosso protagonista começou então a visitar todas as reuniões de ajuda possíveis. Câncer, parasitas, alcoólicos anônimos. E isso o fez se sentir bem até que uma mulé acabou com tudo!

Marla

Marla adentrou a reunião de homens com câncer de testículos. Queria ver as reuniões. Queria ver todas as reuniões. Foi brilhantemente interpretada pela mega talentosa Helena Bonham Carter que pintou e bordou no papel.

Marla não se importava em nada com as pessoas. Apenas achava mais barato que cinema e teatro. Visitava os mesmos grupos do protagonista. A mentira dela refletia a mentira do protagonista e a culpa o fez regredir todo o seu problema com sono.

Nas palavras do protagonista, quando se tem insônia, nunca se dorme de verdade e nunca se acorda de verdade.

Um dos momentos de maior humor negro do filme se passa quando uma moça chamada Chloe se abre na frente de todos só por um pouco de atenção. Ela tem câncer terminal, já venceu o medo da morte e tudo o que pede para poder fazer sexo! Ela convida alguém para fazer sexo pela última vez em sua vida avisando que tem filmes pornôs em casa e lubrificantes. Sua voz é silenciada na igreja. Não se trata de sexo, nem de humor negro, se trata de solidão e de entender que agora o protagonista não consegue mais sentir empatia por Chloe.

Nosso protagonista por fim conversa com Marla. E tudo se confirma. Ela só visita os grupos como uma turista para se sentir bem sem contribuir de verdade para ajudar no sofrimento alheio. Mas o pior de tudo é Marla escancarar a hipocrisia do protagonista que também faz as mesmas coisas. Inclusive colocando a culpa nela pelas coisas que ele também faz. Chegando até a jogar na cara do protagonista que ela tem mais direito de visitar os homens que sofrem de câncer de testículos, afinal, o protagonista ainda tem seus testículos. Ou será que não?

Uma sequencia completamente louca que mostra como o protagonista e Marla são diferentes, porém parecidos. O protagonista quer convencer Marla a dividir grupos de ajuda enquanto Marla vai até uma lavanderia pegar roupas que estão lavando, levar embora sem se importar com o transito de carros para então vender as suas roupas em um brechó. O protagonista pergunta porque ela está vendendo suas roupas.

- Não estou vendendo minhas roupas. Estou só vendendo roupas.

E isso é analogia para o que estão fazendo indo as reuniões ver o sofrimento de outras pessoas.

Eles trocam telefones e ela pergunta qual o nome dele. O que não tem uma resposta.

 



Descartável

O protagonista então retoma a uma rotina de viagens que nem mesmo entende graças ao serviço. São diversos fusos horários para piorar ainda mais o seu problema de insônia. Ele odeia essa rotina. Essa é sua vida e está acabando a cada minuto.

O protagonista tem tempo para reclamar sobre saquinho de açúcar descartável, copinho com creme descartável, potinho de manteiga descartável, comida aquecida no micro ondas, shampoos descartáveis, amostras de pastas de dentes. E conclui que as pessoas que conhece em cada voo são amigos descartáveis.

Em comparação, seu serviço era fazer o calculo de uma formula para revisão de seguros para veículos acidentados. Mete número aqui, subtrai número ali, shoryuken com número aqui com multiplicação em tetsumatso sempukiako e pronto!

A formula matemática do seus serviço transformou os seres humanos que morreram em acidentes de carro em números descartáveis!

 

Mas quem é Tyler Durden?

Durante um voo de serviço, nosso protagonista conversa sobre procedimentos de emergência em um avião em queda. A ilusão da segurança. A ideia de que mascaras de oxigênio não são para as pessoas respirarem durante a queda de um avião, mas porque o oxigênio acalma as pessoas. É uma conversa sobre as pessoas aceitarem melhor o seu destino de uma forma mais fácil.

A seguir, a conversa vai exatamente para o lado da venda de sabonete e o fato de que se pode fazer qualquer tipo de explosivo utilizando sabonete. Nosso protagonista conversa com um estranho que se apresenta como Tyler Durden. Interpretado pelo Brad Pitt em um dos melhores papeis de sua vida!

Tyler Durden deixa então o seu cartão com o protagonista.

 

Perder tudo

Nosso protagonista volta de viagem para seu apartamento apenas para descobrir que não tem mais um apartamento. Tudo o que possuía foi explodido. Um escapamento de gás destruiu tudo! Sem ter para onde ir, resolveu que tinha dois números para ligar. Marla ou Tyler.

Ligou para Tyler pedindo para ficar na casa dele.

E é claro que os dois vão se ver em uma taverna. A primeira coisa que Tyler fala é referencia a um caso real ocorrido nos anos 90 onde uma mulher cortou o pênis do ex marido enquanto ele dormia e jogou pela janela do carro. E enquanto conversam sobre os moveis que o protagonista tinha, Tyler explica a sua opinião politicamente incorreta sobre como coisas que não são importante tem a tendência a se tornarem importantes sem importância nenhuma.  As coisas que possui, acabam te possuindo.

Quando a noite acaba, nosso protagonista conversa sobre procurar um hotel quando é interrompido por Tyler. Que explica que o protagonista ligou pra ele quando o apartamento dele explodiu. É claro que queria pedir por um lugar pra ficar! Mas antes, Tyler pede um favor especial, o protagonista tem que bater nele o mais forte que puder!

 

Deixem eu contar um pouco mais sobre Tyler Durden

Tyler Durden é um cara caótico! Tinha um emprego de meio período como projetista editando e colando rolos de filmes. E só de sacanagem, colocou um frame especial em um filme infantil. Uma imagem extremamente rápida que as crianças do cinema perceberam como sendo um pau bem grande. Para deixar as crianças traumatizadas e chorando dentro do cinema.

Tyler Durden também trabalhou de garçon em um luxuoso hotel só para avacalhar com os serviços de comidas. Uma das cenas mostra Tyler mijando na sopa de lagosta. Também peidava nos merengues, espirrava nas saladas e fazia mais um monte de coisas com a comida.

E pediu ao nosso protagonista para bater nele o mais forte que puder.

E pra entender como essa cena foi bem feita, tem que se explicar que o ator Edward Norton realmente bateu no Brad Pitt! De surpresa e caindo perfeitamente bem com a proposta da história insana!

E foi assim que os dois iniciaram uma porradaria na saída do bar feito dois idiotas! E não qualquer idiotas, mas com uma forte amizade que poucos entendem. Coisa que quem já se quebrou a pau com os amigos ou com os irmãos conseguem entender!

 


Uma nova casa

Afirmar que a casa de Tyler Durden está caindo aos pedaços é um apelido carinhoso. A casa é um verdadeiro chiqueiro caótico! É uma mansão abandonada que já deve ter sido condenada pelo menos duas vezes. Nenhuma janela ou porta tinha fechaduras, a agua vinha imunda e acender uma luz era apagar outra. Não tinha vizinhos.

Logo, nosso protagonista passou a viver com Tyler e nas noites seguintes saíram pra beber e brigar no estacionamento do boteco. Aos poucos, as brigas começaram a envolver mais gente no estacionamento.

O filme intercala calmamente as sequencias das brigas com os resultados físicos do protagonista no serviço. Chegando com olho roxo, gengivas sangrando, ouvido zunindo e outros detalhes interessantes.

 


A primeira regra do Clube da Luta

Uma noite, os protagonistas chegam no bar. E o bar inteiro fecha.

Luzes são apagadas, a música morre, pessoas tem que ir pra casa. Tyler Durden, o protagonista e o dono do bar vão para o porão. Onde as regras são contadas.

A primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta.

A segunda regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta!

E a última regra era que se fosse a primeira vez no Clube da Luta, você teria que Lutar!

 

A partir desse momento, a porradaria chega em outro nível. Um cara foi no Clube da Luta pela primeira vez e sua bunda era macia como um bolinho. Depois de algumas semanas, parecia uma escultura de madeira.

A analise psicológica das teorias de conspiração freudianas se mistura a mais pura verdade fuderenga de botequim! Se no começo do filme o nosso protagonista sofria para ter uma identidade própria e teve que recorrer a mentiras para se sentir bem, a porradaria lhe deu uma identidade nova em folha!

No começo do filme, precisou ir em eventos de homens que sofriam câncer de testículos. E mesmo com dois testículos, precisou mentir até perceber que não tinha bolas! Ele não tinha uma identidade masculina saudável.

E no Clube da Luta, uniu desconhecidos que também precisavam de uma identidade masculina saudável. Garçons, colegas de trabalho, galera que um dia viriam a se chamar de MGTOW, masculinistas e outros tantos. Esse mundo politicamente correto só os chamariam de machistas e não entenderiam que eles criaram um novo velho esporte de briga de bar!

A atitude dos homens no Clube da Luta é Machismo! Pois é a manifestação da identidade masculina com testosterona vermelha! Os homens se reúnem, , se divertem, competem, lutam entre si e saem do Clube como verdadeiros amigos! Não se preocupe em negar. Não se preocupe em dar outro nome. Esse mundo politicamente correto já deu esse nome há gerações. Só tem o problema de que são os homens machistas quem se definem com suas atitudes. E nunca esse mundo politicamente correto!

Nosso protagonista fazia questão de visitar todos aqueles que lutavam no Clube da Luta durante os dias seguintes. Mas a regra ainda era clara. Você não fala sobre o Clube da Luta!

 

A Ligação de Marla

Marla liga para o nosso protagonista querendo coisinha. Avisa que tomou um monte de Xanaz, mas não como tentativa de suicídio de verdade, é mais como um pedido de socorro com convite pra sair. Nosso protagonista larga mão do telefone enquanto ela faz o som da morte do outro lado da linha.

No outro dia, depois de sonhos psicodélicos com uma cena de sexo em CGI, nosso protagonista está tomando o café da manhã quando descobre que Marla está em sua casa. Pergunta o que ela fazia ali na casa dele e ela sai braba.

Tyler Durden entra em cena para contar como passou horas fazendo sexo selvagem com Marla. Ninguém mandou abandonar o telefone com a Marla na linha. É interessante que a policia chega a tempo de tentar impedir que Marla se mate em seu apartamento, mas ela e Tyler driblam os guardas e fogem. Marla chega a loucura de gritar para os policiais salvarem a garota em seu apartamento e a chama de resíduo tóxico humano. Por algum motivo.

Claro que o Tyler teve que manter ela acordada a noite toda.

Claro que o protagonista ficou muito desconfortável com isso. Mas Tyler teve que pedir um favor. Não poderia falar de Tyler para ela. Senão estaria tudo acabado.

A sequencia seguinte onde o nosso protagonista fica puto nos dias seguintes onde Tyler mete gostoso em Marla todo dia é de muita loucura. De fazer desabar pedaço do teto!

E é nesse ponto onde o protagonista volta a perder a boa noção de identidade que o Clube da Luta lhe proporcionou. Ficando de lado enquanto Tyler Durden faz amor das maneiras mais devassas e selvagens com a mulher que gostava. Se sente como uma criança de 6 anos de novo. Marla chega a tentar seduzi-lo, mas ele sente nojo dela. Mais uma vez ela sai furiosa da casa.

 

Sabonetes

Impressionante que foi logo depois de se conformar em perder a garota que gostava que o protagonista aceitou fazer outra aventura maluca com Tyler Durden. É importante explicar que durante a conversa entre os dois, Tyler explica uma verdade sobre Marla:

Marla tem um lance, pelo menos ela corre atrás! Colar pena na tua bunda não vai te transformar numa galinha.

É então que o protagonista acompanha Tyler em uma aventura quase sem sentido que tem que ser explicada a toda hora para o protagonista. Em outras palavras, a melhor gordura para se fazer sabonetes vem de seres humanos! Os dois invadem uma clinica de lipo aspiração!

Eles driblam guardas para invadir as lixeiras e pegar resíduo tóxico humano.

É impressionante como o protagonista simplesmente se nega a ligar pequenos pontos como o fato de que seu apartamento foi completamente destruído por explosivos caseiros. A descrição da policia é de que borrifaram frion na porta da frente, usaram dinamite com oxalato de amônia e cloreto de potássio que significam que é caseira.

Mera horas depois está fervendo gordura humana e conversando com um homem que explica como tirar uma camada de glicerina de gordura que pode ser transformada ao adicionar acido nítrico em nitroglicerina, e se adicionar nitrato de sódio e serragem, se chega a dinamite.

Logo depois, Tyler Durden pede a mão do protagonista para mostrar uma coisa. O que ele mostra é uma queimadura química! Uma dor penetrante pior do que qualquer outra dor. O objetivo de Tyler é transformar o protagonista através da dor e do sofrimento.

“Sem dor e sem sacrifício, nós não teríamos nada. Nossos pais eram nossos exemplos de deuses e nos abandonaram. Tem que considerar a possibilidade de que Deus não gosta de você. Ele nunca te quis e provavelmente ele te odeia. Você tem que saber, não temer, que um dia vai morrer.”

“Só depois de perdermos tudo é que estamos livres pra fazer qualquer coisa.”

O processo de perder o medo

Todo o processo de transformação através de dor desnecessária deu a nosso protagonista a ideia de que não tem que se preocupar com seu emprego. O que poderia acontecer de pior se perder o emprego?

Marla liga para o nosso protagonista, quer um exame no seio. Ele vai e faz o exame no seio dela apenas para descobrir que tudo o que ela quer é lhe seduzir. Ele até pensa em ficar com ela. O que poderia acontecer de pior?

Foi então que aparece Bob, do grupo de câncer de testículos! Se livrou do grupo de apoio, parou de sentir pena de si mesmo e ingressou no Clube da Luta! Nosso protagonista e Bob vão para o Clube da Luta trocar bons socos e sair como verdadeiros amigos! A vida e o câncer tiraram os testículos de Bob, mas o machismo lhe deu bolas!

 

Mais uma noite no Clube da Luta, dessa vez iniciando com um discurso de Tyler Durden:

“Eu vejo no Clube da Luta os homens mais fortes e inteligentes que já viveram. Eu vejo todo esse potencial desperdiçado. Uma geração inteira enchendo tanques de gasolina, servindo mesas ou escravos do colarinho branco. Os anúncios nos fazem comprar carros e roupas. Empregos que odiamos para comprar porcarias que não precisamos. Somos os filhos no meio da história, sem propósito, sem lugar. Nós não temos grandes guerras nem depressões. Nossa grande guerra é a guerra espiritual. Nossa grande depressão é nossas vidas!”

Antes de falar das regras do Clube da Luta, um mafioso adentra a Taverna do Lu explicando que ele é o dono do lugar. E que eles não poderiam lutar no bar dele. Tyler chega a convidar os dois para fazer parte do Clube da Luta. Mas Lu não quer saber. Quer botar todo mundo para fora!

Tyler então o desafia com sua atitude. E Lu começa a espancar Tyler na frente de todo mundo. Batendo especialmente em seu nariz e o deixando sangrando. E é nessa hora que Tyler se joga em cima de Lu jorrando o próprio sangue em cima dele e convencendo ele a deixar os homens lutarem. Tyler mostra que não tem medo de perder uma boa briga de propósito pelo Clube da Luta!

 

O Dever de casa

Tyler passa então o dever de casa para todos os participantes. Durante a semana, todos iriam iniciar uma briga com alguém completamente estranho na rua. Começar a briga e perder.

O filme mostra a sequencia especial membros do Clube da Luta tentando arranjar uma briga na rua. Mas a sequencia que mais chama a atenção é a do protagonista querendo chantagear o chefe para ganhar dinheiro sem trabalhar. Claro que o seu chefe o despede sem pensar duas vezes e chama a segurança.

E então vem uma sequencia de pura loucura. Nosso protagonista resolve acertar a si mesmo com um potente soco! De cair pra trás. Logo em seguida se levanta, pergunta ao chefe o que ele estava fazendo e se acerta de novo na frente do chefe que não estava fazendo absolutamente nada! O narrador se acerta mais uma vez e se joga por cima da mesa de vidro.

O protagonista se auto espanca na frente do chefe até os seguranças chegarem. Seu chefe recebe toda a culpa pela violência e não tem opção senão pagar tudo o que o protagonista quer! 52 cheques por mês! Foi assim que ele e Tyler poderiam bancar o Clube da Luta todas as noites em vários estados.

A partir do ponto onde o Clube começa a crescer, Tyler começa a passar temas de casa para todos os participantes. São coisas simples e dignas de comédias dos anos 80. Como colocar pregos na saída de uma revendedora de carros, dar laxantes para as pombas fazer chover coco, instruções erradas para segurança em aviões, catapultas de excrementos, molestar cartazes de artistas, fontes poluídas com esgoto, shopping sem luz, macacos desaparecidos encontrados sem pelo. Gasolina deixada em fontes de luz de uma loja de computadores.

 


Reymond

Tyler e o protagonista vão até uma loja de bebidas para fazer um sacrifício humano. Pela primeira vez Tyler usa uma arma de fogo. Ele pega o pobre vendedor da loja, leva ele para os fundos, coloca ele de joelhos e afirma que vai matar ele.

Tyler então começa a fazer perguntas ao pobre coitado. Descobre que o nome dele é Reymond e que ele abandonou a faculdade para trabalhar na loja de conveniência. Explica que seus pais vão catar a arcada dentária de Reymond. Pergunta o que Reymond estudava, já que tinha uma carteira de estudante vencida.

Reymond não sabe explicar, mas Tyler o força a responder sobre o que estudava. Reymond explica que estudava biologia, mas não sabe porque. Tyler coloca mais medo no pobre Raymond. Engatilha a arma e pergunta a Reymond o que ele queria ser.

Chorando, Reymond responde que queria ser veterinário.

Tyler explica que Reymond deve tomar um jeito de voltar a estudar de novo em até  6 semanas. Liberando o rapaz para correr pra casa.

E qual foi a finalidade? Amanhã será o dia mais lindo na vida de Reymond. O café da manha dele vai está melhor que qualquer refeição. Reymond voltará a correr atrás de seus sonhos.

 

Você não fala do recrutamento

No outro dia, um jovem se apresenta na porta do protagonista e de Tyler. O objetivo é que fiquem na porta por uns três dias sem comer, ou dormir até que tenha permissão para entrar.

Bob é o próximo. Ele até mesmo pensar em desistir depois de ser zoado por ser velho e ter peitos. O processo seguinte vai contra tudo o que o Clube da Luta significava para os homens no começo: Se trata de raspar a cabeça e se tornar uma milícia. O exato oposto de ter uma identidade própria de masculinidade.

Logo que o primeiro raspa a cabeça, Tyler comenta sobre ele estar raspado feito um macaco pronto para ser mandado pro espaço, um macaco espacial pronto a se sacrificar pelo bem maior.

O próprio protagonista questionou o porque Tyler estava criando um exercito e por qual bem maior. Ele chega em casa, vê os homens rindo da depredação que fizeram na TV e pergunta o que fizeram. Bob então responde que a primeira regra do projeto violência é não fazer perguntas!

 

Rejeição

O comissário de policia faz um belo discurso sobre a guerra contra o crime em frente a câmeras e microfones. Mas ao sair da comitiva de imprensa para ir ao banheiro, é cercado pelo grupo de Tyler. Eles amarram uma borracha em seu saco e ameaçam cortar fora as suas bolas!

A ação foi bem executada para o projeto violência e Tyler faz questão de elogiar a ação de Angel Face, o carinha de anjo interpretado pelo ator Jaret Leto.

E assim, sou obrigado a explicar algo que provavelmente nenhum dos meus 5 leitores entenderam até hoje. Que é o fato do filme ter sim tons de homo-viadagem! O autor do livro colocou pequenos trechos de homo-viadagem, o roteirista e o diretor também. Só que o problema é reconhecer que boa parte do público não consegue enxergar homo-viadagem! Quem procura homo-viadagem, encontra homo-viadagem! E boa parte do público hetero que não tem interesse em homo-viadagem, não conseguiu ver homo-viadagem em Clube da Luta até hoje! Eu mesmo nem sabia da homo-viadagem do filme até pesquisar na Wikipédia!

De qualquer forma, o protagonista do filme ficou com uma inveja do caralho de Tyler dar atenção a Angel Face por ele ser útil em operações criminosas.

Mais tarde, o protagonista se encontra com Angel Face no Clube da Luta e lhe dá uma surra tamanha que deforma todo o seu rosto na frente dos outros membros do Clube que ficam completamente horrorizados!

 


O que gostariam de fazer antes de morrer?

Saindo do Clube da Luta em um carro alugado, nosso protagonista é novamente questionado por Tyler. Ele quer saber exatamente sobre o que foi a ideia de destruir o rosto de Angel Face. Tyler questiona o nosso protagonista sobre homo-viadagem, de maneira sútil demais, sobre inveja, sobre o que ele sente sobre Marla e principalmente sobre o que ele quer da vida. Tyler quer que o protagonista tenha a catarse!

A Catarse é exatamente conseguir enxergar grandes verdades através do trauma, da dor, do sofrimento e principalmente de se fuder! De perder tudo e enxergar o que realmente importa. Mas o protagonista não quer se abrir, não quer se impor sobre o que sente. Nem mesmo quando Tyler revela que foi ele quem destruiu o seu apartamento!

- Que se dane a Marla e que se dane o projeto violência!

 

Beleza então. Tyler Durden está na direção mesmo! Para desespero tanto do protagonista quanto dos outros dois membros do Clube da Luta que estão no banco de trás! Tyler bate o carro de propósito e capota com tudo! E quem for bom de observação vai perceber que quando Tyler perguntou o que gostariam de fazer antes de morrer, ambos os membros do Clube da Luta no banco de trás confessaram suas catarses! Enquanto o protagonista não teve bolas para confessar o que queria.

 

Seu nome é Robert Paulsen

Nosso protagonista acorda depois de um longo tempo. Não sabe quanto tempo ficou desacordado. Se sente abandonado tanto por Tyler assim como foi abandonado por seu pai. A casa se tornou um quartel com muito mais soldados com a cabeça raspada como macacos espaciais. Cabeças raspadas, roupas negras e sem um pingo da identidade própria masculina que buscavam quando entraram no Clube da Luta!

Marla procura por nosso protagonista e tudo o que ele tem a dizer é que Tyler Durden não está! Isso tem tudo a ver com a falta de identidade de todos os membros do Clube.

Em seguida, temos uma cena forte. Os homens trazem um homem morto para a casa. Revelam que estavam em uma missão de destruir uma cafeteria quando um policial atirou em um membro do Projeto Destruição. Era ninguém menos que Bob!

A ordem a seguir era clara, deveriam enterrar a evidência!

Nosso protagonista então demonstra tudo o que sentia ao afirmar que o homem morto não era apenas uma evidência, era uma pessoa e seu nome era Robert Paulsen!

Ao que os homens entendem que todo homem vivo não tem mais nome, mas que ao morrer, todos tem o nome de Robert Paulsen! Não havia mais uma identidade própria. Eram todos um coletivo!

 


A Procura de Tyler Durden

Nosso protagonista descobre que Tyler viajou de avião para diversos lugares diferentes. Formando assim diferentes núcleos do Clube da Luta! Ele entrava em diversos bares e perguntava se não tinham visto Tyler Durden. Era obvio que virão, mas ninguém confessava ter visto!

Em todos os lugares onde ia, sabia que Tyler já esteve. Identificava lutas no meio da rua, lugares onde as lutas aconteciam a toda hora. Ninguém confessava que tinha visto Tyler.

Uma hora entrou em um bar e ouviu homens em um ritual de lamentar um membro morto do Clube da Luta. Diziam juntos “seu nome é Robert Paulsen”. Imediatamente foi reconhecido por um barman todo cheio de cicatrizes. Nosso protagonista pergunta quem ele pensa que ele é. E o barman confuso lhe dá uma resposta que tira nosso protagonista do sério.

Ele resolve ligar então para a única pessoa com alguma resposta: Marla!

- Me come e me esnoba, me ama e depois me odeia, me mostra seu lado sensível e depois fica um babacão. Essa é a descrição da nossa relação, não é Tyler!

- Do que você me chamou?

- Tyler Durden!

 

Nosso protagonista então é confrontado com uma verdade que não quer admitir. Ele e Tyler Durden são na verdade a mesma pessoa! Na época, foi uma reviravolta tão grande que até hoje o assunto deve ser tratado com o mínimo de Spoiler possível.

 


O Projeto Destruição

Chegou o esperado momento das maiores catarses do filme! Quando nosso protagonista entende que ele criou um alter-ego que começou a usar seu nome e viver a sua vida! Enquanto tudo o que o protagonista tinha de identidade própria foi sugado a ponto de esquecer o próprio nome! Um alter-ego que desenvolveu planos homicidas, um clube de sucesso e ainda por cima que comia a namorada do protagonista das formas mais variadas, selvagens e devassas possíveis!

E ele também descobre que Tyler tem vivido as suas custas a muito tempo. Planejando o tempo todo o seu Projeto Destruição! O qual envolve uma cambada de malucos preparados como milícias e muito explosivo feito com sabão!

Ele tenta avisar as autoridades só para descobrir que todo mundo já está a par do Projeto Destruição!

Em seguida ele tenta falar com Marla, leva todas as evidências, papeis e planos. E de forma completamente natural, ao invés de mostrar as provas pra ela de cara, começa a sua jornada de catarses ao realmente dizer o que sente por ela! Para finalmente poder dizer o quanto gosta dela e finalmente poder dizer pra ela sair da cidade o mais rápido possível. Ele chega a tomar a atitude de pagar um ônibus e mandar Marla sair da cidade para tentar protege-la dele mesmo.

Em seguida, sua próxima parada em sua jornada de catarse é ir para a policia e confessar seus crimes! Ele revela que o plano do Projeto Destruição possui diversas filiais que podem atuar de forma independente e que possuem o planejamento de destruir diversos prédios de empresas de cartões de crédito! Mas não contava que os policiais faziam parte do plano e que teriam a ordem de cortar o saco de qualquer um que tentasse acabar com o plano mesmo que fosse o próprio Tyler Durden! Antes de ter o saco cortado, o protagonista tira a arma de um dos policiais e foge da delegacia só de cuecas!

O negócio seria então correr até um dos endereços e tentar impedir a detonação pessoalmente.

Ele chega em um dos prédios, consegue desarmar a bomba e é confrontado por Tyler Durden. Onde tem que fazer o próximo passo de sua jornada de catarse, enfrentar a si mesmo! E depois de tentar atirar em seu amigo imaginário perto de galões de nitroglicerina, começa a porrada. O qual é uma lição de vida por si só! Quando um homem entende que as vezes ele é seu próprio melhor amigo, assim como seu pior inimigo. Ainda mais de usar golpes de Bruce Lee!

A dinâmica da cena de luta é entrecortada pelas imagens das câmeras de segurança que mostram que o protagonista está completamente sozinho lutando consigo mesmo!

 

O protagonista acorda com Tyler Durden colocando uma arma em sua boca. Estão no alto de um prédio olhando as vidraças. Pela janela se pode ver os membros do Clube trazendo Marla. Eles iriam mata-la!
Então, para salva-la, o protagonista chega a conclusão de que a única maneira de vencer a si mesmo, vencer o amigo imaginário Tyler Durden, ele deveria se sacrificar! Colocar a arma na própria boca e atirar na própria cabeça. Matando assim seu alter-ego.

 

Quando seus próprios capangas chegam com Marla, ele consegue dar ordens para que a deixem em paz. O que é atendido poucos segundos antes do final do filme. Quando as bombas derrubam o sistema capitalista.

 

 


Tentando explicar a bagaça!

Clube da Luta é um filmão foda sobre um protagonista maluco que procura uma identidade masculina ao mesmo tempo onde está perdendo toda a própria identidade!

Mesmo que o protagonista esteja enlouquecendo, ele ainda encontra outros homens que curiosamente também estão na mesma situação sem estarem enlouquecendo! Eles estão em uma jornada de auto descoberta através de um dos esportes mais antigos da humanidade, a porradaria de bar, onde conhecem e confiam no amigo imaginário do protagonista. Tyler Durden! Cuja capacidade de manipulação principal é a catarse, fazer os homens passar por situações de medo, de derrota e até de quase morte! Em um momento, isso lhes deu verdadeira identidade, individualismo, machismo e propósito!

 

E então veio a perda da identidade.

Com o tempo e a perda da identidade do protagonista, os homens também acabam abrindo mão do próprio individualismo para fazer parte de coletivos tão perigosos e cheios de doutrinação quanto coletivos comunistas de faculdade! 

E como coletivos comunistas, cabeças raspadas como skinheads e camicie nere dos fascistas, eles dividem outros princípios socialistas para anular suas identidades próprias como atividades terroristas contra o capitalismo. A negação total do individualismo! O oposto de identidade! Chegando até a perderem seus próprios nomes!

 

Da metade ao final do filme temos o ataque ao sistema capitalista.

Discurso socialista onde se nega que o capitalismo se chama de Livre Mercado e significa exatamente que as pessoas tem liberdades para buscar a própria identidade. Coisa que nem o protagonista e nem Tyler Durden conseguiam entender pela perda de identidade. E ao final, destruir o livre mercado funciona tão bem para fazer as pessoas se encontrarem quanto atirar na própria boca para voltar a ter uma identidade própria!

 

O Filme é cheio de pequenas catarses

Exatamente como a busca de uma identidade própria individual pode ser manipulada por malucos que aos poucos levam para ideologias coletivistas. É um filme obrigatório para pensar por si próprio! Para se assistir, raciocinar e ter ideias para se bater de frente! Exatamente para se ter catarses!


O filme é um soco no estomago atrás do outro!

O filme é especialmente recomendado para grupos machistas, masculinistas, de Direitos dos Homens e MGTOWs. Pois é critica perfeita sobre como a jornada pela identidade própria dos homens deve identificar e negar qualquer tentativa de coletivismo.

Qualquer tentativa de ligar a identidade masculina a ideologias derivadas do socialismo (como comunismo, fascismo e socialismo alemão) resulta na exata negação da identidade masculina. Com homens e grupos com pensamentos e atitudes diferentes que garantem identidade própria sem cagação de regra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário