Clint Eastwood, porra!
Existem grandes exemplos diários de como grandes machistas e reacionários salvam vidas todos os dias.
Temos bombeiros, médicos e com certeza temos grandes exemplos de policiais que se arriscam todos os dias enfrentando bandidos chinelos a troco de ganhar um máximo de dois salários mínimos por mês e um "muito obrigado" de vez em quando.
E é para estes heróis que eu dedico esta resenha que fala de um dos maiores ícones machistas e reacionários do cinema. Dirty Harry!
Perseguidor Implacável (Dirty Harry 1971)
Dirigido por Don Siegel
Escrito por Harry Julian fink, Rita M. Fink e John Milius
O filme em si começa com um assassino que carrega um rifle com mira telescópica para cima de um telhado para matar uma jovem moça só pelo prazer de matar. O que é algo com o qual devo começar esta resenha pois na mente putrida do assassino existe a idéia de que simplesmente ter uma arma e matar pessoas deve ser coisa de macho. A ideia de que atacar e matar pessoas inocentes e indefesas lhe dá algum poder ou satisfação. E em poucos minutos de filme somos apresentados a um verdadeiro machista: Harry Callahan, também apelidado de Dirty Harry (Harry Sujo) que vai usar sua força e suas habilidades justamente para proteger pessoas inocentes. Mesmo apelando para o jogo sujo mesmo, dai o seu apelido...
Catso!
O filme começa direto e polemico ao se basear em eventos reais e pessoas reais! Dirty Harry foi baseado no policial durão Dave Toschi! Enquanto que o assassino no filme, Scorpio, foi completamente baseado no assassino Zodiaco! O qual mandava cartas ameaçadoras para a policia para tentar extorquir dinheiro e ameaçar matar mais pessoas!
E como se não bastasse, este filme foi feita na mesma época da caça ao famoso serial killer! O que significa que provavelmente até mesmo parentes das vitimas assistiram o filme. Lógico, isso não tira o mérito do filme ser um clássico do cinema e que deveria ser visto até hoje...
Uma amostra de Machismo de verdade
A seguir, a história segue para um evento quase surreal, mas baseado em fatos reais de anos antes do assassino do Zodiaco. Quando Harry reconhece um carro Ford atravessado estacionado em frente ao banco. Harry decide esperar e comer seu cachorro quente para não começar um tiroteio na rua. Mas logo o tiroteio começa no banco por causa dos bandidos armados. Dirty Harry rapidamente atravessa a rua e faz exatamente o que um machista e reacionário faz naturalmente: Protege pessoas inocentes e indefesas dos vermes criminosos!
Se o nosso dicionário fosse sincero; A palavra reacionário seria sinônimo de Reagente! De Oposição!
Pois é isso que Dirty Harry faz, reage contra a criminalidade. Ele é o macho quando todo mundo presente precisou de um macho! Mandando chumbo grosso nos assaltantes!
E pra quem acha que filmes de ação nunca se preocupam com com detalhes como mostrar o herói recarregando a própria arma, aqui temos umas das melhores cenas sobre isso...
Você se sente com sorte? Vagabundo?
Bandido bom é bandido preso, é bandido longe! Bandido bom é bandido que não é mais bandido e que reaprendeu a ser gente! Mas bandido armado e violento não pode ser combatido com projetos sociais.
Bandidos acham que são vitimas da sociedade, mas vitima que faz vitimas já não é mais vitima!
E o filme corta para Scorpio (Andrew Robinson) que de cima de um prédio calmamente lê a mensagem da prefeitura dizendo que irão pagar para que ele não mate ninguém, mas que vai demorar. Então o assassino decide fazer vitimas entre um casal de homossexuais. Isso ocorre porque ele é um retardado que acha que matar homossexuais vai fazer dele uma pessoa melhor, talvez mais homem ou qualquer outra desculpa esfarrapada para matar dois rapazes que não lhe fizeram nada. Mas a policia o avistou com o helicóptero e ele teve que fugir deixando apenas a sua descrição.
O legal do filme é que ele também se foca no fato de que o trabalho da policia envolve muitas situações complicadas. Situações complicadas que envolvem investigar as áreas mais degradantes das cidades e até mesmo atender suicidas. Mas isso até se deparar com o assassinato de uma criança negra cometida pelo assassino Scorpio. O que leva Dirty Harry até uma pista de que Scorpio poderia querer matar um padre nas igrejas de São Paulo e São Pedro. Fazendo assim uma vigília para pegar o assassino no flagra.
Depois de uma cena de nudez gratuita, Scorpio aparece e iniciasse um tiroteio nervoso. Frustrado, Scorpio se volta contra outra vitima. Desta vez uma garota de 14 anos. Ele a sequestrou e pede resgate de 200 mil dólares! Ou ela irá sufocar pois está enterrada com algumas horas de ar...
Harry - O Sujo
Este apelido ganha uma conotação bem expressiva durante o filme pelo fato de Harry fazer o serviço sujo!
Seja de investigação, de fazer vigília, de se meter em tiroteios e agora tem o trabalho sujo de levar o dinheiro para o criminoso em troca do resgate da moça.
- Sempre achei que a policia me deixaria rico. - Disse ele com seu mau humor...
Scorpio então promove um joguinho com Dirty Harry onde ele deve correr de um lado a outro de um parque para chegar aos telefones públicos. O que o leva a correr desesperado pois se trata de brincar com a vida de uma criança de 14 anos. O legal é que tem um bandidos retardados que tentam assaltar Harry e ele ainda tem tempo para bater nos bandidos e colocar a sua Magnum 44 na cara deles!
E tudo isso faz parte do plano de Scorpio de cansar e separar Harry de seu parceiro. O plano dá certo e Dirty Harry está exausto e sozinho em frente a uma enorme cruz quando o assassino o rende. Agora Scorpio mudou os seus planos e pretende matar tanto a garota quanto Harry. De fato, ele só se salva dessa pois seu parceiro Chico consegue encontra-lo a tempo. Mas acaba baleado por Scorpio. Harry então consegue tirar uma faca do bolso e esfacalhar Scorpio na perna. E assim consegue descobrir em que hospital próximo ao parque ele foi tratado.
Correndo contra o tempo, Harry consegue o endereço de Scorpio e resolve invadir o lugar mesmo sem mandato...
Direitos dos Manos
A partir daqui vemos exatamente o questão que deve ser debatida em nossos tempos atuais. Só que vem sendo debatido desde os anos 60! O cabo de guerra entre os fatos e os direitos dos criminosos!
Harry invade a casa de Scorpio, entra em confronto com o mesmo e termina por acerta-lo com sua Magnum 44. Mas como Scorpio se nega completamente a cooperar para dizer onde a garota está, Harry faz o serviço sujo de pisar em seu ferimento e arrancar a informação de Scorpio!
E é esta a questão a ser debatida!
Harry fez errado ao invadir a casa de um cidadão sem mandato, entrar em confronto com o mesmo e terminar por tortura-lo. Foi errado, mas realmente foi com o criminoso certo! E mesmo assim, o pior ainda assim aconteceu pois a garota foi resgatada morta!
Os fins não justificam os meios. Mas os meios não justificam a falta de justiça!
Consideramos que não podemos forçar um ser humano a revelar uma informação que salve outro ser humano. Mesmo se a pessoa guardar este segredo por mero sadismo. Existe um limite entre certo e errado que merece ser discutido, mas defender apenas os direitos de um criminoso claramente culpado é tão injusto quanto tortura-lo.
Mas para a justiça no filme, o fato de que Scorpio é o criminoso que sabia exatamente a localização de uma garota sequestrada e que não pretendia dizer onde a mesma estava sabendo que a mesma poderia morrer não são fatos que definem que ele seja a pessoa que a sequestrou e que matou outras pessoas.
Em nome dos direitos humanos, o direito de um mano foi defendido contra o direito de suas vitimas.
Scorpio sai livre!
E como tal, apenas voltou a fazer das suas e sequestrar um ônibus cheio de crianças com intensão de pedir um resgate maior com a ameaça de matar as crianças. E a partir daqui eu não vou contar o final do filme só pra deixar todos os meus 8 leitores com vontade de assistir este filme! O que vale muito a pena...
Dirty Harry e Scorpio - Os dois lados do ser humano.
Filmes machistas como Perseguidor Implacável não se tratam de apoiar a violência contra as mulheres, contra as crianças ou mesmo contra LGBTs. Embora exista justamente a violência contra mulheres, crianças e LGBTs! Isso ocorre pelo simples fato de que bandidos acreditam se sentir melhor praticando a violência contra pessoas inocentes e indefesas! E Scorpio é o exemplo deste filme onde ele acredita ser uma pessoa melhor ao promover a morte de pessoas que não lhe fizeram nada de errado. Vermes retardados como Scorpio acreditam que a violencia faz deles melhores pessoas ou talvez que a violência os faz "mais homens".
Do outro lado de um imenso abismo está justamente Dirty Harry!
Um machista de verdade que usa a sua força e de suas habilidades para tentar proteger as pessoas indefesas. Ele quebra regras e é mal educado. Mas acaba que toda a sua motivação é para o bem estar das outras pessoas. Ele não acredita em ser mais homem ou em ser uma pessoa melhor. Ele simplesmente o é!
E esta é a discussão do filme!
O filme é dedicado a todos os policiais que servem em nome do dever e do bem estar publico e eu dedico esta resenha aos bons policiais aqui do Brasil. Senhoras e senhores, muito obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário