sábado, 15 de novembro de 2014
Guardiões da Galáxia
O que aconteceria se eu te dissesse que aquele filme bobo e infantil que fez parte da sua infância é uma fabula cheia de lições de moral e valores? Seria muito bom, né?
Então que tal fazer isso pelos seus filhos? Calma, eu ajudo...
Todos os meus 5 leitores sabem que eu adoro usar o exemplo simples de filmes para discutir valores e lições de moral.
Principalmente porque as minhas postagens um dia ajudarão alguém a sentar junto com os filhos e conversar sobre os desenhos e filmes que as crianças tanto gostam. Assim como eu já faço com as minhas sobrinhas. O que ajuda elas a entenderem os desenhos e filmes que gostam com significados mais profundos e bonitos...
Como este filme divertido sobre heróis desconhecidos de uma galáxia distante que tem algumas lições de moral muito interessantes para se conversar com a criançada...
Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy) 2014
Dirigido e escrito por James Gunn
Guardiões da galáxia é um filme que não tem pretensão nenhuma de ser muito levado a sério. Nenhum ator espera ganhar um Oscar e seu clima é animado. Na verdade é um filme de comédia e aventura feito para divertir e assistir junto com a família. Por isso que ele tem pequenas mensagens que podemos facilmente falar com as crianças.
Mas para um filme tão divertido, ele começa com um clima bem pesado mostrando um pequeno garoto enfrentando a morte da própria mãe. Motivo pelo qual ele guarda com muito carinho um Walkman dos anos 80 cheio de grandes clássicos da musica pop que faram a trilha sonora do filme inteiro.
De certa forma. As musicas são as suas lembranças mais queridas e a sua fuga das preocupações. Motivo do pequeno garoto estar tão apegado ao Walkman e com medo de encarar a verdade de que sua mãe está morrendo. Chegando ao ponto de ter medo até de pegar na mão de sua mãe antes dela partir.
Motivo de muito arrependimento e dor quando ela morre sem que ele tenha segurado a sua mão.
Uma lição sobre o fato de que não podemos fugir da realidade.
Em pouco tempo somos todos apresentados aos personagens do filme. Que merecem destaque a parte...
Starlord/Peter Quill é um protagonista completamente com a cara dos anos 80. Sua personalidade é a do cara brincalhão que não se leva a sério. Rebelde, com piadas inteligentes e até mesmo excêntrico. Starlord é o personagem que vai levar a trama nas costas ao resgatar uma relíquia antiga procurada por um fanático terrorista que tem a simples intenção de destruir um planeta inteiro e matar Bilhões de pessoas.
O barato dele é que está armado com um walkman que contém grandes clássicos da musica pop dos anos 70 e 80 que fará a trilha sonora do filme...
Gamora é uma personagem com um enorme peso por causa de seu passado. Seu planeta foi conquistado e seus pais foram mortos na sua frente pelo tirano Thanos. Que a torturou e a criou para ser a arma perfeita. Sendo criada por um tirano, Gamora viveu a sua vida inteira como terrorista.
Gamora é uma assassina conhecida universalmente e todos a odeiam. No filme, ela trabalha para outro terrorista fanático chamado Ronan.
Drax - O destruidor é outro personagem marcado por um passado trágico quando sua mulher e filha foram mortas por Ronan. Seu ódio por Ronan e seu código de guerreiro honrado o fazem se juntar na aventura.
Drax também é um alienígena de uma espécie que não entende de linguagem figurativa.
Rocket Raccon e Groot são dois caçadores de recompensa com uma amizade antiga.
Apesar da piada pronta de serem uma arvore viva e um guaxinim com um trabuco, são disparados os personagens que mais chamam a atenção pelo visual.
Mas a verdade é que estes dois amigos inseparáveis também se completam por serem únicos.
Groot é de raciocínio lento, mas é capaz de ser extremamente gentil e compreender o mundo com a inocência de uma criança. Enquanto Rocket, ou Rocky, é extremamente inteligente e sacana. Mas também tem um passado pesado onde foi projetado através de experiencias ilegais e concebido através de muita dor e sofrimento. Sua origem sofrida e traumática não são um assunto que ele queira falar...
Todos estes personagens tem seus dramas pessoais, seus problemas com o passado e a dificuldade de se entenderem. Mas e se eu te dissesse que este filme também é uma grande fábula sobre aprender que existem momentos onde precisamos aprender a ter responsabilidades?
Com personagens que não se levam muito a sério, o filme mostra o destino comum de caçadores de recompensas, terroristas e mercenários: A cadeia.
E na cadeia nós vemos eles se formarem como grupo e decidirem fugir dali para vender o artefato que Starlord roubou. Vou dizer que vejo na hora uma metáfora para qualquer grupo que se junta para fazer um trabalho. Seja uma trabalho de estudos onde todo mundo é bom em alguma coisa ou seja em um serviço novo. Ou mesmo o fato de fazer novas amizades.
E qual a melhor metáfora para a amizade e união do que mostrar as diferenças em nível máximo? Um guaxinim, uma terrorista, um velho guerreiro e um mercenário? E tu vai ficar de frescura só por causa do time dos teus amigos?
A descoberta da seriedade
Só depois de fugirem da cadeia e de tentarem vender a relíquia possuída por Starlord é que o grupo descobre a seriedade da situação. Onde a relíquia possuída se trata de uma Joia do Infinito capaz de destruir mundos inteiros. Uma joia procurada por Ronan e Thanos. Dois dos seres mais poderosos do universo.
O que? Pulei partes da história? Não estou contando o filme direito? Ora porra, estou contando o suficiente sem dar muitos spoilers justamente para que as pessoas queiram ver o filme. E só estou falando das lições simples que vocês podem conversar entre si e com seus filhos...
Bem, nosso grupo percebe que as coisas estão sérias demais e que bilhões de pessoas podem acabar morrendo. E esta parte fala justamente sobre assumir responsabilidades.
A queda
A parte da queda é a parte de lidar com as derrotas. Onde todos nós devemos aprender a nos levantarmos. Seja por nós mesmos ou seja com o apoio das pessoas que realmente estão com a gente nestas horas...
Em Guardiões da Galáxia, a queda ocorre quando Drax resolve chamar Ronan na porrada. Ao mesmo tempo Gamora e Starlord precisam lidar com outros rivais: Como Nebulosa e Yondu.
Drax então tem a sua oportunidade de clamar sua vingança contra aquele que matou sua mulher e sua filha.
O problema é que Drax acaba derrotado vergonhosamente enquanto Gamora também é derrotada e abandonada para morrer. Ambos teriam morrido se Starlord e Groot não os ajudassem. E lembrando que ambos Starlord e Groot trocaram socos com Drax e Gamora.
Portando; Temos duas cenas sobre perdão e reconhecimento do valor da vida.
E quem nunca brigou com algum amigo ou com alguém da família? Mas mesmo assim não foi capaz de correr para ajudar a pessoa mesmo assim? Eu poderia contar nos dedos os meus amigos de verdade com quem já briguei e mesmo assim nunca neguei ajuda.
E quando Drax e Groot são encontrados por Rocket?
Temos os velho guerreiro finalmente reconhecendo a derrota e seus erros. Sobre como a dor de seu passado o fez perder a cabeça e a razão.
- Você tem razão, eu fui um tolo. Toda aquela raiva, toda aquela fúria. Só para superar a minha perda.
- Oh, tadinho. Minha mulher e minha filha estão mortas. Não me importa se é maldade falar disso. Todo mundo já perdeu alguém! Mas isto não é desculpa para deixar todo mundo por perto morrer no caminho. - Responde Rocky.
E isso pode ser explicado pelo fato de que qualquer pessoa que se entrega ao ódio e a vingança acaba sendo escrava de seus sentimentos e dor. Uma importante lição que o filme passa de modo simples.
E sim. As vezes seus melhores amigos realmente vão chutar a sua bunda pra tu aprender a não ser mais burro! Faz parte da vida e eu agradeço a cada amigo meu que já me ajudou deste jeito!
O ato de se reerguer
Por que caímos?
Por que existem derrotas? Bom. Aprender com as derrotas da vida e se levantar sozinho são lições que definitivamente um pai tem que ensinar aos filhos. E nossos heróis tem que se levantar, sacudir a poeira e rever seus objetivos para o futuro. E sua conversa é bem simples. Traçar um plano para evitar que o Terrorista maniaco não destrua um planeta inteiro e mate bilhões de pessoas. Tudo isso sem contar com um plano de fuga.
Sacrifício.
O plano é impedir o maniaco terrorista. Sobreviver já é outra história. Isto significa que criar responsabilidades as vezes significa abrir mão da própria vida em beneficio alheio.
Principalmente se for para se fazer o certo.
E a ultima parte do filme definitivamente fala sobre isso. Nossos heróis fazem um pacto com piratas espaciais, chamam as autoridades do planeta Xandar (que vai ser atacado e destruído por Ronan) e partem para um ataque praticamente suicida para evitar a morte de bilhões de pessoas.
E embora a batalha seja épica e empolgante. Se trata exatamente de um ato de sacrifício para todos os nossos heróis.
Enfrentar a morte.
Uma lição sobre como fazer a coisa significa pagar um preço alto.
Sim, o final do filme é uma verdadeira lição de sacrifício e amizade. E eu não vou contar mais nada que é só pra deixar vocês tudo curioso pra ver o filme.
Então façam o favor de assistir o filme e conversarem com seus filhos pois ninguém mais vai conversar no lugar de vocês...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário