domingo, 23 de novembro de 2014

Tom & Jerry


   Bom, todos os meus 5 leitores sabem que eu gosto muito de apontar lições de moral e de valores em filmes e desenhos. Algo que eu sempre vou recomendar para se fazer com as crianças.
  Quando eu falei sobre o Pernalonga, sobre o Pica-Pau e sobre outros desenhos; Eu ressaltei seus lados positivos. Mesmo no Pica-pau, que é um psicopata amoral.

   Bom, Tom & Jerry não tem lição nenhuma. Nenhum valor moral ou ético pode ser aprendido com o desenho e não existe nenhum outro aproveitamento para as crianças a não ser algumas risadas.
   Lógico, isso não significa que não podemos ter uma conversa adulta com as crianças ao falar sobre esse desenho...

A violência do desenho é uma sátira a nós mesmos.

   Tom & Jerry são uma sátira de nós mesmos e são engraçados por que são estúpidos. O desenho é estupido e é por isso que é engraçado. E é estupidamente engraçado porque sacaneia a todos NÓS!
   O circulo de estupidez e diversão que achamos graça por que nos identificamos.

   Portanto, da próxima vez que ver os motivos que as pessoas encontram para fazer uma guerra e matar um monte de pessoas, se lembrem que talvez tudo seja um monte de besteira.


Jerry - Aquele rato filho da put@
   Vivemos em tempos de senso critico onde finalmente podemos reconhecer alguns dos heróis que sempre nos empurraram. E o ratinho Jerry é só mais um que merece o devido reconhecimento.

  Considerando que o Tom é o gato da casa que foi adotado com amor, carinho e que sua unica obrigação era ajudar a manter a ordem. E também considerando que ratos são seres peçonhentos que invadem o nosso espaço para roubar comida e que acabam transmitindo doenças que podem matar as pessoas. Eu diria que o ratinho Jerry tem mais é que se F*der! E bem longe da minha casa!

  Sério. Principalmente se a gente considerar que boa parte dos desenhos começam exatamente com o Jerry começando a briga. E outra boa parte termina com a morte do gato...
  O desenho é praticamente uma aula de como a humanidade consegue criar heróis falsos. Como as pessoas podem manipular as outras para que pessoas terríveis como Fidel Castro ou Chê Guevara sejam vendidas como heróis e ideais de igualdade. O desenho é equivalente a fazer um filme onde o bandido invade a cidade para estuprar, roubar e matar enquanto se torna um simbolo heroico. VTNC!

   Ou seja:
  Conversem com seus filhos sobre humor politicamente incorreto. O qual serve apenas pra se rir mesmo. Mas não para se inspirar. E nunca esqueçam de conversar com seus filhos sempre que entenderem que os "heróis" que eles gostam não passam de vilões com melhor estratégia publicitária...



Censura politicamente correta?
  Muitos desenhos e filmes antigos que podem ser considerados como verdadeiros clássicos são cheios de violência gratuita, piadas racistas e até insinuações sexuais. E dai tem a pergunta que muita gente se faz. Devemos censurar?

  E a minha resposta é que realmente não deveríamos censurar.
  Vejam bem: grandes contribuições para os direitos humanos vieram exatamente de nossa observação direta das injustiças. A Segunda Guerra Mundial mostrou ao mundo os perigos da discriminação e de governos totalitários. Negar isso seria evitar que as pessoas aprendessem com os erros do passado.

  Principalmente se a censura for politicamente correta. Basta lembrar que o politicamente correto não esta ai para nos ajudar. Mas para que um monte de gente retardada comece a ditar o que devemos ou não pensar. Eu defendo que desenhos e filmes controversos, violentos e racistas devam servir para que a gente tenha conversar adultas com nossos filhos. Ajudando os mesmos a entenderem melhor o mundo que nos cerca. Pois são assuntos que realmente temos que conversar...

  Precisamos conversar com as crianças tanto sobre desenhos antigos e clássicos quanto de desenhos novos e igualmente clássicos como exemplo de Simpsons, Futurama e Dragon Ball.


Nenhum comentário:

Postar um comentário