terça-feira, 21 de outubro de 2014

A Definição Milenar Masculina sobre o significado de Ser um Homem Macho

   Graças ao trabalho de Simone de Beauvoir e outras feministas: Hoje temos todo um significado muito solido para o Machismo. Um significado que diz respeito a discriminação, homofobia, violência, cultura de estupro, opressão e até morte. Um significado que existe até em dicionários e enciclopédias.

Legal, né?
Mas e antes disso? Qual a definição que os homens tinham sobre masculinidade? Que definição anterior que os homens tinham sobre homens machos?


Pois bem...

Muito antes das feministas vierem dizer que todos os homens são preconceituosos, estupradores e opressores: Existiam homens, existiam civilizações e com certeza a humanidade existe a milhões de anos. E a visão masculina sobre o significado de ser um homem vem se aperfeiçoando a pelo menos três milênios de história escrita.

  Então eu vou contar um pouco de história pra vocês... 

  Cada civilização que já existiu tinha o seu ideal de homem. A completa ideia de como um homem deve ser em cada área da vida de um homem. Virtudes que eram cobradas.
   Por exemplo: Um comerciante deveria ser honesto, esperto, inteligente e muito trabalhador para que as pessoas aceitem comprar e vender produtos para ele. Fazendo um paralelo com os dias de hoje: Você até pode ter uma carroça de pipoca. Mas ninguém vai comprar a sua pipoca se tu fores desonesto de vender pipoca estragada com um preço altíssimo. A honestidade é assim, cobrada para que o homem sobreviva de sua profissão.
   Da mesma forma: Qualquer religioso precisa viver de acordo com o que prega na religião. Senão as pessoas vão preferir outras religiões ou em pior caso o religioso perde o titulo.
   Assim, cobrava-se coragem, determinação e força de guerreiros para fazer parte de qualquer exercito. Ou se expulsava aqueles que não tivessem nenhuma dessas qualidades.
   Pois bem, todas as civilizações que já existiram tinham guerreiros, caçadores, trabalhadores, religiosos e pais de famílias. E muitos homens eram tudo isso ao mesmo tempo.
  Logo: Por milênios que o homem era cobrado para ter valores e atitudes de coragem, honestidade, respeito, humildade, inteligencia, esperteza, religiosidade e outros tantos valores que as pessoas esquecem quando falam sobre o ideal de homem.


   Cada civilização tinha seus heróis para inspirar o ideal masculino que todos os homens gostariam de ser.

Teseu e o Minotauro
  Cada civilização tinha seus próprios heróis para servir de inspiração para cada homem e menino entender o tipo de pessoa que queria ser na vida. Da mesma maneira que uma criança aprende sobre responsabilidade e bondade com o Homem Aranha.

  Desde a antiguidade os heróis foram fonte de inspiração do ideal de como deve ser um homem.

  Mesmo que a palavra Macho tenha surgido nos últimos séculos, a noção de valorizar virtudes até o ideal heroico percorreu a história da humanidade e existe firme e forte até hoje. Inspirando pessoas ao melhor exemplo possível.

  De fato, muitos heróis clássicos acabaram se tornando parte da própria religiosidade. 

  Os heróis eram verdadeiros exemplos de masculinidade cujas histórias ensinavam a coragem, a honra e até o exemplo do sacrifício.

  Os exemplos heroicos de virtude não ficavam só em aventuras e sagas. Cada religião também teve lendas de guerreiros que davam grandes exemplos de como o ser humano deveria seguir em vida. Com heróis e heroínas que além de virtudes em batalhas também tinham virtudes religiosas e filosóficas de respeito ao próximo, amor, valores familiares e outros.

   Vale lembrar que muitos heróis conhecidos de hoje são simplesmente pessoas normais que praticaram grandes ações. Seja a história de grandes cavaleiros justos que arriscaram a vida para ajudar as pessoas necessitadas, reis com grandes conquistas militares e até figuras messiânicas.
São Jorge, Rei Salomão e Buda são exemplos perfeitos de pessoas reais que se tornaram exemplos que as pessoas passaram a seguir.

  Do exemplo mais pacifista até o do guerreiro invencível, cada pessoa tem um herói inspirador.
  Seja o exemplo de mártires religiosos como Jesus, de lideres militares como Cesar ou exemplos de grandes estudiosos como Da Vinci. Todos estes exemplos heroicos ou não inspiraram e definiram o comportamento que os homens cobravam dos próprios homens...

Detalhe: Nem todos os exemplos que eu dei eram homens ou mesmo heterossexuais.

  E para finalizar este texto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário