sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Drácula - A história já contada

  Existem histórias já sobre inúmeros genocidas cruéis que torturaram, mataram e espalharam o terror entre nações inteiras antes de ocorrer um fenômeno tão comum e errado quanto a própria maldade no coração da humanidade. Quando grandes vilões se tornam heróis. A história se repetiu com Julio Cesar, Maomé e Chê Guevara. Grandes genocidas que se tornaram heróis...

   Existem também outras histórias bem comuns sobre os sacrifícios que os homens são capazes de fazer pelo bem comum. Como desistir dos sonhos, do amor, da vida e até a história de Fausto que vendeu a alma ao Demônio em troca de descobrir as curas para os males da humanidade. Onde o ser humano é confrontado com o dilema de se corromper para garantir a segurança daqueles que ama. Como Michael Corleone que acaba se tornando um monstro para defender a família. Sendo muito pior do que seus inimigos...

   Drácula - A História nunca contada fala de todas essas histórias e merece ser visto no cinema...

Drácula - A História nunca contada (Dracula Untold 2014)
Dirigido por Gary Shore


  Pra começo de conversa, este filme é para um publico juvenil que quer ver efeitos especiais em uma produção sobre um Drácula super-herói. Portanto vocês devem esquecer a visão original e até histórica que mostra Drácula como um genocida cruel que incorpora o mal absoluto.
  É mais ou menos como ver aquele filme do Chê Guevara com Benicio del Toro. Só que mil vezes melhor por que Drácula tem poderes de vampiro super herói. Mas ambos os filmes criam heróis imaginários sobre genocidas cruéis.

  O filme já começa com o fato histórico de que os Turcos dominaram Constantinopla e boa parte da Europa. Só pra terem uma idéias, foi esse fato histórico que forçou espanhóis e portugueses a procurarem outras rotas pra Asia e descobrirem as Américas! E a partir disto que o Sultão domina a Transilvânia e ordena que o Rei envie centenas de meninos para o exercito Turco. Inclusive o jovem Drácula. Que cresce e se torna conhecido por sua ferocidade no campo de batalha. Com sua tática terrorista de empalar vilarejos conquistados em nome dos turcos.
 
   Bom, Drácula foi um garoto empregado na guerra santa Turca em nome de Alá - O Demônio. E voltou para a terra natal para se tornar o príncipe da Transilvania. Traumatizado pelo seu passado e sem esperanças de redenção. Mas ainda sim um Príncipe que tentava fazer as coisas certas. Mesmo ainda tendo que pagar tributo para Mehmed II e obedecer suas ordens.
   Até que um dia os Turcos voltam para buscar seu tributo com um pedido extra. Mil garotos para o exercito Turco. O que atingiu Drácula bem em seus traumas!

   E numa tentativa desesperada, Drácula procura dialogar com o Sultão para que o mesmo abandonasse a ideia. O que apenas o faz ficar com mais vontade de recrutar os meninos. Só que agora ele também quer o filho de Drácula em seu exercito para que Drácula aprendesse a obedecer...
 
   Drácula então deve agora enviar mil garotos para o Sultão além do próprio filho. Algo que ele jurou que jamais faria. E a cena em si é muito bem feita e mostra o velho guerreiro reprimindo toda a sua dor enquanto tem que entregar seu próprio filho para o Sultão. Uma pergunta que Drácula se fez e que eu faço para todos os meus 5 leitores: Vocês aceitariam entregar os seus filhos ou começariam uma guerra?

   Acho que não preciso dar Spoilers. A guerra começou e Drácula só vê uma saída: O terrível monstro que habita os picos de sua terra natal. Um Vampiro! Esta cena remete ao sacrifício que um homem é capaz de fazer pelas pessoas que ama. Um homem aceita se matar de trabalhar pela família, se humilhar, fazer tudo e mais que tudo. A esperança de Drácula é um pacto com as trevas. O equivalente a vender a alma ao Diabo como Fausto o fez.

   O pacto é selado e Drácula agora tem seus poderes para guerrear com os Turcos!
   Só que com uma condição que vai tortura-lo: Ele poderá voltar a ser um homem comum em três dias se conseguir não provar o gosto de sangue humano! O que significa que ele também tem três dias para ganhar a guerra!

   Os fins não justificam os meios!
   É sempre bom quando alguém diz uma coisa dessas! Principalmente pra falar de filmes que transformam genocidas históricos em heróis para a garotada! Você não justifica o empalamento de milhares de pessoas em nome da paz assim como não justifica a luta de Chê Guevara contra um governo pacifico!
   Este é o maior erro do filme! Mesmo que tenham críticos que digam mais coisas; Este é, de longe, o maior erro do filme e de inúmeros outros filmes. V de Vingança não pode justificar o "herói" do filme matando policiais e ameaçando inocentes só porque lutava contra um regime totalitário. Godzilla não pode se tornar o herói de um filme depois de destruir metade de duas cidades. Este é o maior erro que Hollywood comete com seus filmes e é bom que alguém seja chato ao falar sobre isso...

Spoilers a dar com o pau


  Eu sei que todo mundo vai meter o pau neste filme. Críticos tem muito prazer e verdadeiros orgasmos catando erros de filmes como esse. Mas como todos os meus 5 leitores devem saber, eu sempre busco o melhor nas pequenas lições de vida que os filmes tem a oferecer...

   Então deixem eu começar...

  Como sou mais chato do que qualquer critico, vou parar um pouco e falar do assunto que ninguém fala quando vê o começo do filme. Crianças empregadas em guerras! Coisa que acontece até hoje em países comunistas e grupos terroristas como o Estado Islâmico.

   Pronto, se o fato dos turcos empregarem crianças em suas guerras não pintar os mesmos como os vilões da história, nada mais pinta. E acho que o filme foi bem chapa branca em evitar mostrar que o Sultão Mehmed II tinha um harém de meninos e meninas. Ou seja: Um estuprador Pedófilo...
   E agora eu fecho um circulo de pensamento. Pois na minha concepção de merda e completamente alheia as vontades dos produtores deste filme: Mehmed II é uma analogia com o próprio Estado Islâmico!
      Sim, viajei! 
  E Drácula sempre foi visto como uma analogia do guerreiro que representa o Ocidente.
Então tá valendo...

   A história deste filme é simples, mas podemos ver lições simples como o dilema de obedecer um tirano condenando milhares de inocentes. Ou a lição de moral sobre os dois amigos e generais de Drácula que aceitam morrer para proteger a família dele. Mesmo que todo mundo critique o filme, basta lembrar que muitos filmes dão essa exata lição de amizade. E isso é um valor que não tem preço!

   Para quem já viu o filme, vale, e muito, lembrar que Drácula sofreu uma provação extrema de não se alimentar de sangue humano. E de fato, ele venceu a provação até os limites de suas convicções! O Sol brilhou na alvorada do terceiro dia e Drácula teria perdido seus dons se a tragédia não houvesse acontecido.
   Quando os turcos finalmente massacraram o povo da Transilvânia, mataram sua esposa e levaram seu filho! Quando sua esposa moribunda pede para fazer o último sacrifício para que Drácula prove o seu sangue e recupere as forças para ter seu filho de volta!

   No final onde Drácula divide seu sangue com os sobreviventes para vingar seu povo e ter seu filho de volta.

Que se foda Mehmed II!!!
   Mehmed II é uma figura histórica de suma importância para o povo islâmico. Ele derrotou Drácula e viveu muitos anos deixando uma poderosa dinastia. Mas ao final deste filme ele é morto por Drácula!
   O que para mim foi perfeito!
   Nada como Hollywood ter um vilão islâmico que age igual ao Estado Islâmico sequestrando crianças e a cereja do bolo é quando ele morre! O que pra mim soa como um tapa na cara e um dedo no cu do Estado Islâmico! Com uma luva de pelica, lógico...
 
   Não que os produtores e diretores tenham tido qualquer intenção nobre ao escrever este final para o filme. Mas nós que pensamos e questionamos acabamos pensando a respeito daquilo que vemos hoje em dia.
   Lógico, provavelmente só eu que viajei nisso sozinho...

   Assistam sem medo, é um bom filme que respeita muito o personagem...

Um comentário:

  1. vi o filme, e gostei. Fez um pacto maligno pra se benficiar. E pagou um alto preço no fim.

    ResponderExcluir