segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

A Sétima Profecia - Heroinas sem feminismo

 

Filmaço recomendado pela amiga e vereadora Fernanda Barth sobre uma jovem gestante que descobre a ameaça fisica, psicologica e sobrenatural pairando sobre ela e seu bebe!

 


A Sétima Profecia (The Seventh Sign 1988)

Dirigido por Carl Schultz

Escrito por Ellen Green e Clifford Green

 


Um passado de erros

Para entender a personagem de Demi Moore, Abby Quinn teve um problema grave no passado com depressão forte e tentativa de suicidio durante a gravidez que a levaram a perder seu bebe. Ela luta contra a depressão e seu passado. E de certa forma, encara a nova gestação como uma nova chance na vida. Ela tem se cuidado, se alimentado melhor, estado em repouso e a sua única preocupação é o liquido amiótico.

Desta vez ela quer fazer dar tudo certo. Sabendo até do dia do nascimento do filho para 29 de Fevereiro.

 


Seu Marido Russell

Vivido pelo ator Michael Biehn, Russell é um marido amoroso que cuida muito de Abby. Ele também é um advogado que está em um caso complicado defendendo um homem com problemas mentais que acreditava estar fazendo o trabalho de deus assassinando os pais. E esse contexto de religiosidade acaba dando espaço a um estranho que se aproxima do casal alugando um quarto em sua casa.

Acho interessante mencionar que o Ator Michael Biehn tem toda uma história nos excelentes filmes de O Exterminador do Futuro e Aliens - O Resgate onde ajudou a transformar as jovens Sarah Connor e Ellen Ripley nas maiores heroinas do cinema.

 


David Bannen

O estranho que bate a porta de Abby é de um perigo tão grande que boa parte do suspense ocorre exatamente por Abby não saber nada. Mas desde o inicio do filme, o homem pode ser visto na distante Jamaica. 25 de Dezembro, Natal. E então o misterioso homem se aproxima do mar, dá uma última olhada em uma carta profana selada em suas mãos e quebra o selo liberando uma maldição que causa morte e fome.

 

A maldição faz com que os peixes comecem a ferver por dentro. Seu nome é David Bannon, vivido pelo ator Jürgen Prochnow.

 

Em outro momento, o estranho personagem aparece em um lugar marcado pela guerra e pelo horror. Um rio cheio de cadaveres putrefatos causam choque. O homem misterioso caminha por entre os mortos como se não fossem nada. E então quebra mais um selo libertando uma nova maldição no mundo. Quando ele chega na casa de Abby, ela nem faz ideia do perigo que corre. Abby interpreta com simpatia quando ele puxa assunto sobre seu bebe nascer no dia 29 de Fevereiro.

 


Escute seus instintos

A todo momento, a jovem Abby tenta ser amigavel e amavel com seu inquilino David Bannon. Mas sempre sente um pouco de perigo na sua presença.

São pequenas falas onde Bannon explica que sabe demais sobre ela e seu marido. Sobre seu bebe. As misteriosas cartas que tem em seu quarto com antigos selos.

 

Abby tenta ser gentil. Mas seus instintos dizem que existe algo de errado com o homem misterioso que adentrou a sua casa. Mesmo quando o misterioso homem conta a lenda hebraica do Guf, o Salão das

Almas de onde vem as almas dos bebes e que só os pardais podem ver. Abby continua com uma impressão desconfiada do misterioro homem.

 


O bebe em perigo

Em um dia chuvoso, Abby vê seu inquilino misterioso na chuva. Tentando chamar por ele, ela o segue até uma sinagoga onde está sendo rezada a Kadish, a prece pela alma dos mortos. Oração de profundo respeito feita por amor e carinho pela familia para aqueles que nos deixaram.

 

Neste momento, conseguimos ver David quebrar um selo da profecia para colocar o bebe em perigo!

A Jovem Abby, mesmo em solo sagrado e na presença da oração da Kadish, semelhante a Missa de 7 dias, é atingida junto ao seu bebe pelo poder sobrenatual do mal. E é essa a natureza do mal, Perverter as coisas.

Se a familia é sagrada, o mal atinge a familia, se a religião é sagrada, ele atinge a religião.

 

Para Abby, a vida de seu bebê é sagrada. Ela sente fortes dores e cai no chão precisando de ajuda médica. O sobrenatural atinge com força e faz a saúde do bebe se ajustar a profecia atingindo seu liquido amiotico e seus pequenos pulmões. Uma insuficiencia placentária.

 

Seu inquilino misterioso vai ver a jovem Abby no hospital e tem uma conversa estranha sobre um futuro de morte. É nessa hora que Abby sabe que existe algo errado com aquele homem. Especialmente quando ele diz "sinto muito pelo bebê".

 

Abby não sabe explicar pois, se trata do sobrenatural.

 

 


Confiando em seus instintos

O filme fez um ótimo trabalho de mostrar o misterioso David Bannon como uma presença ameaçadora ligada a quebrar os selos e libertar antigos espiritos do mal. E até metade do filme, Abby nem sabia disso. Sendo apenas uma jovem inocente que nem desconfiava do perigo para si mesma e para seu  bebê.

 

Agora Abby precisa descobrir quem é David e o que ele pretente.

 

Ela vai em seu quarto, encontra uma carta escrita em Melachim e fechada com um selo muito antigo. O mero ato de pensar em quebrar o selo é premonido pelo som estridente de um corvo. Abby confia em seus instintos para não quebrar o selo. Mas investigar a escrivaninha do misterioso homem.

 

Ela descobre diversos recortes de jornal e cartas ligadas a eventos de tragédias, fome, crianças desmembradas e a data do nascimento de seu bebê. Ao sair, Abby sem querer pisa em um selo libertando enorme mal sobre o mundo sem querer. A terra chega a tremer.

 

Mais tarde, Abby procura por ajuda na comunidade judaica para descobrir o que está escrito na carta. Apenas para descobrir que a data de nascimento de seu bebê de 29 de Fevereiro equivale ao Capitulo 2, versiculo 29 do Livro de Joel. Sobre quando Deus julgar o homem pelos seus pecados.

 

"E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias. derramarei o meu espírito. E farei aparecer prodígios no céu e na terra. Sangue e fogo e turbilhões de fumo. O sol transformar-se-á em trevas, e a lua em sangue.antes da chegada do grande e terrível dia do Senhor. O grande e terrível dia"

 

E assim, Abby investiga e descobre o significado do Guf. O salão das almas no paraiso tem um número limitado de almas. E assim, o último bebe não terá uma alma, vindo natimorto ao mundo e sendo o último ser humano antes do fim dos tempos. O Último sinal. Abby descobre que seu estranho inquilino acredita que matar o seu bebê pode trazer o fim do mundo!

 

A Partir deste ponto, todo o texto se torna Spoiler...

 


A lua de sangue

É importante mencionar que mesmo sem evidências fisicas, seu marido está disposto a ajudar Abby no que ela pedir. Mas antes disso, Abby chega em casa e encontra diretamente com seu inquilino misterioso.

 

Ela tenta se defender pegando até mesmo uma faca de cozinha. E agora David Bannon explica que não pode morrer de novo enquanto se aproxima de Abby. Ele explica que já veio como ovelha e que agora volta como leão, a Irá de Deus. Abby o esfaqueia no peito e de seu peito apenas sai luz em sua forma pura.

 

Ela acorda no hospital tentando gritar o que aconteceu, mas por se tratar do sobrenatural, ninguém a escuta. Seu bebê está em perigo. A explicação lógica é a história de depressão de Abby que a levou a tentar se matar antes e que fica escondida entre as linhas dos dialogos. 

Outra explicação é o bebê realmente não estar bem por complicações em seus pequenos pulmões.

E a explicação sobrenatural é de que um misterioso homem que se afirma como a Irá de Deus decretou que o bebê de Abby morrerá por não ter uma alma. É importante falar sobre como Abby conseguiu explicar a situação para seu marido de forma racional. Afirmando que David é um fanatico religioso que pretende matar seu bebê.

 

 


Dialogo entre religiões

O filme apresenta um dialogo interessante entre um experiente padre e um jovem judeu sobre como será o fim do mundo. E conversam sobre como diversas religiões tem uma visão parecida sobre a vinda de um messias que iria causar a destruição do mundo.

Um dialogo sobre a destruição do mundo e a vida eterna para aqueles que foram salvos. O jovem judeu até mesmo questiona sobre quem seria salvo. Muitos povos acreditam que outros não seriam salvos. Judeus não acreditam que muçulmanos seriam salvos. Muçulmanos não acreditam que cristãos seriam salvos. E a pergunta sobre estarmos todos errados.

Diferentes visões mostradas com respeito e amizade.

 


Desespero, suicidio e amor

O filme mostra Abby nua na banheira pensando em nada menos que suicidio. Em seu pulsos, Abby já tem a cicatriz de uma tentativa de suicidio anterior. Sintoma da depressão. Abby então desiste de tentar se matar e chora profundamente repetindo para si mesma que ama seu bebê.

 

Em uma visão com David, ela implora por uma chance de ter seu bebê. E ele mostra a ela as suas cicatrizes de tentativa de suicidio. Falando que se uma das profecias não se cumprir, então não haverá o fim de tudo. Mas que falta a ela esperança. O estranho homem se torna menos ameaçador a medida que começa a falar sobre alternativas.

 

Em outro dia, uma chuva de granizo vem do nada atingindo pessoas e destruindo carros. Abby cai no chão atingida por enormes pedras de gelo e acaba sendo resgatada por um padre que testemunhou sinais por todo o mundo. O Padre Lucci, interpretado por Peter Friedman. Homem que viu gelo no deserto, horrores na guerra, mares com milhões de peixes mortos e que veio ajudar Abby e a seu bebê!

 

 


Perigo por todo os lados

Para desespero de Abby, o Padre Lucci não é o homem que diz ser e nem veio para ajudar. Mas sim um homem chamado de Cartafilo!

Cartafilo é um personagem biblico conhecido por ter sido guardião de Poncio Pilatos e homem que agrediu Jesus violentamente. Cartafilo foi condenado então a vagar pela terra até o dia do juizo final. Ele não veio ajudar Abby, veio para fazer valer o fim do mundo!

 

Agora temos um homem que faz alusão a Jesus libertando as profecias e um homem que faz alusão a Cartafilo tentando fazer as profecias se cumprirem. E tudo isso culminando no caso do marido de Abby, advogado cujo cliente será executado por suas crenças religiosas!

 

Abby precisa correr e impedir a execução de um doente mental disposto a morrer por suas crenças!

 

Chegando a penitenciaria, Abby tenta impedir a execução. Apenas para Cartafilo em pessoa roubar a arma de um guarda e assassinar o prisioneiro. No tiroteio, Abby é atingida e cai no chão. Mas ao olhar para o lado, o prisioneiro foi morto por Cartafilo. Desencadeando o sexto sinal!

 

A terra treme, um terremoto irrompe, Abby entra em trabalho de parto mesmo baleada. Abby escuta a voz de uma enfermeira falando que perdeu o pulso do bebê.

 

 


Você morreria por ele?

Essas palavras proferidas por Cartafilo em pessoa ecoam na mente de Abby quando seu bebê nasce sem vida. E de repente tudo se tornou claro para Abby. Se trata da escolha feita por amor. Não precisando mais do que as palavras de Abby sobre dar a vida pelo seu bebê. Ela estende a mão e imediatamente o bebê começa a chorar vivo. Abby desistiu da vida por seu bebê.

 

E neste momento eu explico como Abby Quinn é uma heroina que morreu com profundos valores conservadores. Na presença do sobrenatural, na ameaça contra a sua vida e a vida de seu bebê, ela recorreu a ajuda da fé para se proteger até mesmo de forças que se afirmavam como a Irá de Deus. Pela sua escolha, ela escolheu sacrificar a si mesma pela vida de seu bebê e isso deu nova vida ao mundo.

 

Qualquer analise do filme e da personagem mostra como feministas jamais iriam admitir Abby Quinn como uma heroina. Afinal, vai contra diversas bandeiras do feminismo. O feminismo é um movimento politico socialista que finge representar as mulheres sendo contra a familia, a religião, a legitima defesa e contra a vida das crianças inocentes. E Abby Quinn é uma heroina que recorre a fé como legitima defesa de seu bebê inocente. Literalmente dando a sua vida por ele!

 

Um filmão pouco reconhecido e altamente recomendado!

Um comentário:

  1. Sobre aborto vc não está sabendo mas Margareth Thather votou a favor dele no seu mandato mesmo odiando o feminismo, Tomi Lahren a liberal americana também e Ayn Rand, ateia e contra o coletivismo, foi a favor do aborto e odeiava o Reagan, então né é melhor aprofundar na pesquisa, pq não é só de um lado a favor do aborto.👍

    ResponderExcluir