terça-feira, 21 de setembro de 2021

Cry Macho

 Clint Eastwood, porra!


Cry Macho – O Caminho para Redenção

Dirigido por Clint Eastwood
Escrito por Nick Schenk e N. Richard Nash

Baseado no livro Cry Macho de N. Richard Nash

 


Ótimo filme de Clint Eastwood

O Ator, Diretor, Roteirista e Exemplo Máximo de Machismo Clint Eastwood tem uma das carreiras mais impressionantes da história do cinema. Imortalizado em filme sobre pistoleiros do Velho Oeste, uma série de filmes policiais baseadas no personagem Dirty Harry que também é inspirado no policial real Dave Toschi que perseguiu o assassino serial real Zodiaco! Depois disso, Clint Eastwood começou a dirigir seus próprios filmes e fez clássicos absolutos do cinema!

E em meio a tantos filmes clássicos e absolutamente violentos, como Cry Macho deve ser encarado?

E a resposta é por demais simples. Cry Macho é um bom filme despretensioso de Clint Eastwood. Uma história mais leve em comparação com outros filmes que já fez. A violência é um soco aqui, um espancamento ali, uma batida de carro e pronto. Não se trata de um filme sobre a violência. Porém, salta aos olhos que é um filme lindo com fotografia belíssima e refinada técnica. Bom, e a história?

 


Quem é Mike Milo?

O filme começa com a belíssima música “Find a New Home” de Will Banister e que mostra um pouco do sentimento do personagem Mike Milo de Clint Eastwood. A melodia melancólica e o cenário da vida simples no campo dão o tom do filme. Mike perde o emprego como estrela de rodeios e o filme vai mostrando exatamente qual foi a jornada que o levou a isso.

É um filme lento que vai revelando as coisas aos poucos. Mike era estrela de rodeios, mas depois de uma queda muito forte, quebrou parte das costas e lentamente se entregou para a bebida. Por fim, sendo demitido.

Anos depois, seu ex chefe veio a ele com um novo trabalho. Mas aqui não se trata de um pedido apenas como trabalho, mas como um pedido desesperado de um amigo. Seu amigo pede por favor para Mike viajar até o México para resgatar seu filho de 13 anos que está sofrendo com a mãe problemática.

Mike acaba aceitando por ter uma grande divida com seu antigo chefe.

 


Leta e os problemas de uma mãe solteira

Leta é interpretada pela talentosa atriz chilena Fernanda Urrejola. Fazendo o papel de mãe solteira do jovem Rafael de 13 anos. Rica, linda, cercada de guarda costas e vivendo em uma mansão. O Filme em nenhum momento narra o óbvio, ele mostra em tela e espera que pessoas inteligentes entendam. Leta é uma mãe solteira mais preocupada com a própria promiscuidade e seus vícios. Todo o seu dinheiro não serve de nada para ajudar o próprio filho. Em certo ponto, Leta chega até mesmo a tentar fazer sexo com Mike ignorando que ele é um Clint Eastwood de 91 anos. Mas Mike se nega a isso.

 


Rafael

Interpretado por Eduardo Minett, Rafael é encontrado em uma rinha de galo. Aqui, as coisas são contadas por Rafael de forma simples, mas tudo vai ficando cada vez mais profundo a medida que se pensa no assunto.

A primeira coisa que o menino cita ao ser encontrado por Mike é sobre não querer ser abusado por mais nenhum amigo de sua mãe! Isso é uma informação preocupante em se tratando de um adolescente que se nega a viver na mansão da mãe, está morando nas ruas e conseguindo dinheiro em briga de galo!

A medida que Mike e Rafael conversam, o filme mostra Rafael pedindo tequila em um bar, tomando cerveja e por fim mostrando seus hematomas nas costas por onde conta como um amante de sua mãe lhe deu uma surra. Tudo isso com permissão da mãe.

Curiosamente, a única figura machista em sua vida era o seu galo de briga. Macho! Era um galo que estava quase morto quanto encontrado pelo garoto, mas depois que ele foi cuidado, entrou no ringue e matou um galo muito maior que ele. Desde então, o galo Macho acompanha o garoto para todo lugar como a única figura machista.

 


O verdadeiro machismo

Em uma das cenas mais simples do filme, Rafael é segurado no estacionamento por um capanga de sua mãe. O capanga até tenta arrastar o garoto e brigar com Mike, mas leva um soco na fuça.

Logo, ele começa a gritar em espanhol que Mike está tentando sequestrar seu filho para que outros homens no estacionamento peguem Mike. Mas o menino Rafael decide contar em espanhol que é o jagunço que está tentando sequestra-lo. E em seguida ele mostra os hematomas em seu corpo.

A cena é rápida, mas mostra uma coisa. A atitude machista que definiu todos aqueles homens foi de espancar um sequestrador de crianças!

 

De 4 dias a 2 semanas

A partir do momento onde Mike viaja com o garoto Rafael para os Estados Unidos, a mãe do garoto chama a policia e Mike decide que levaram alguns dias para abaixar a poeira e então atravessar a fronteira. Isso sem falar dos outros problemas que acontecem no filme. Neste período, o garoto terá a presença da figura machista de Clint Eastwood. O que levará o menino a vivenciar experiências boas em sua vida.

O filme mostra, mas não precisa ficar falando disso.

Figuras machistas e figuras paternas são de suma importância no desenvolvimento de qualquer criança! Isso não sou eu dizendo. Quem convive e trabalha com crianças e adolescentes entende que existe muita diferença entre quem tem figuras machistas ou paternas em suas vidas! Uma criança ou adolescente sem uma figura machista ou paterna vai desenvolver uma série de problemas ligados a criminalidade e drogas. Isso é a regra!

 


Valores Morais

É engraçado como Rafael se aproxima de valores morais a medida em que convive com a figura machista de Mike. Talvez o fato de que Mike resolveu dormir numa capela tenha ajudado! Mas isso leva o menino a finalmente ter com quem conversar sobre valores morais e dar um sentido na vida!

 


O Trabalho Honesto

É engraçado de se pensar que durante o filme que mostra uma fuga pelo México com Mike e Rafael roubando carros. Pois na hora em que Mike precisa de dinheiro, ele recorre a nada menos que ao trabalho honesto domando cavalos!

O que significa que o menino Rafael acabou tendo um contato natural com o trabalho honesto só de ficar alguns dias perto da figura machista de Mike! Ajudando até a domar animais e percebendo que Mike tem jeito com animais!

Rafael começa a domar cavalos juntos com Mike e, sem querer, espalha pelo vilarejo que Mike sabe cuidar dos bichinhos.

Faz lembrar daquela frase de Schopenhauer - A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

Uma das cenas mais legais é quando o delegado da cidade traz sua mulher com seu cachorro para Mike cuidar. E é bom Mike curar o bichinho senão o delegado apanha em casa!

Mike dá uma olhada no bichinho e conclui que não sabe curar velhice. Logo, receita para que o bichinho descanse bastante deitado na cama do delegado. Isso faz muito bem ao coração do bichinho.

 


Marta

Marta é interpretada por Natalia Traven e ajuda a dupla com refeições. Adoro explicar como filmes machistas guardam verdadeiro respeito às mulheres e o significado que uma boa mulher tem na vida de homens como Mike e Rafael. Marta é a dona da Taverna e sua figura simpática é absolutamente carinhosa.

Principalmente pela presença de suas adoráveis netas durante o filme.

Ou seja, o convívio de Rafael com a figura machista de Mike lhe proporcionou naturalmente contato com a figura maternal saudável de Marta e um ambiente familiar que ele não tinha em casa!

 


Verdadeira Inclusividade

Aqui é de matar a galera mimizenta do coração! Em um tempo onde militantes LGBTs adoram afirmar que a inclusividade é afirmar que homens podem menstruar ou engravidar. Onde pessoas com claros problemas mentais querem que todos adotem pronomes neutros para forçar que pessoas normais tenham que agir de acordo com a minoria que não se aceita; O Filme de Clint Eastwood consegue verdadeira inclusividade simplesmente mostrando crianças que precisam se comunicar em libras!

Só isso!

 

Em tempos de doentes mentais querendo impor linguagem de ili, dili, elu e delu.

A verdadeira inclusividade é entender que existem pessoas que tem problemas reais, como surdez, e precisam de linguagem dos sinais!

 


Paquera

O convívio com a figura machista de Mike aproximou o menino Rafael até mesmo de uma paquera saudável com a filha de Marta!

O filme é uma verdadeira aula de como uma figura machista saudável aproxima uma criança/adolescente de bons valores. Uma das sequencias do filme mostra Mike consertando a Jukebox para tocar a belíssima música “Sabor a Mí” por Eydie Gormé Y los Panchos enquanto todos se divertem a noite em uma fogueira.

Lógico que a paquera entre Rafael e a filha de Marta não é única.

Mike e Marta também iniciam um romance ao som da antiga canção.

 

Sem Spoilers

Como sou malvado, não conto o final do filme. Mas já antecipo que a história do filme é uma aula de como uma figura machista é importante para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente. O menino saiu de um lar com uma mãe solteira que tinha dinheiro, seguranças e luxo. Mas que ela mesma não tinha como oferecer um desenvolvimento saudável para o adolescente! O rodizio de padrasto, de tio de uma noite só, é incompatível com uma família saudavel.

 

Como é um filme sem pretensão, quem é burro não vai entender! A pessoa militante e idiota útil que passou por 10 anos de educação Paulo Freire não vai ter capacidade mental pra entender esse filme. E mesmo se entender, vai ser mentalmente incapaz de fazer uma critica compreensível.



Um comentário:

  1. Vejo que vc não vê o que machismo é, nem Clint Eastwood seria tão machista viu, só vê o filme Menina de Ouro, ele não é exatamente machista no filme, também conselho ver o canal hipocrisia moderna, ver que machismo exalta coisas ruins de um homem também, deixo aqui pra vc assistir:https://youtu.be/wqFouuwOeks
    https://youtu.be/DNpG6Pf2xNQ

    ResponderExcluir