quarta-feira, 17 de abril de 2019

O Codigo

Jason Statham, porra!


O Codigo (Safe 2012)
Dirigido e escrito por Boaz Yakin

Um filme machista pra caralho!
Todo o filme começa com uma atitude verdadeiramente machista. Começa em um metro com bandidos perseguindo uma criança, a menina Mei de dez anos. Os bandidos querem pega-la a qualquer custo. É uma menina apavorada sozinha fugindo de bandidos. E nessa hora que um homem sozinho decide ter a atitude de salvar a menina. E essa fabula sobre a coragem de fazer o certo vai embalar um ótimo filme de ação com muitos tiroteios e porrada! São valores machistas em sua forma mais pura sobre o ideal de resgate de valores como coragem, perseverança, astúcia e altruísmo.

Quem salva quem?
Uma das coisas mais simples que o personagem de Jason Statham, Luke Wrigth (Sorte Certa), fala para a criança Mei, Catherine Chan, é que foi ela quem o salvou. E isso tem todo um significado profundo. Antes de conhecer a menina, o personagem estava em um espiral de auto destruição sem propósito de vida. Quando ele a conheceu, sozinha, com medo e perseguida pela própria máfia Russa, ele decidiu fazer o certo. E sim, isso o salvou. O verdadeiro machista é definido por valores e virtudes que protegem a família e os inocentes que não podem se defender. E no momento em que Luke a encontrou, encontrou um motivo para viver e pelo qual vale a pena morrer. E isso define o machista desde a pré-história! E é por isso que o machista pode dizer com convicção para a criança: “Eu não te salvei, você me salvou antes. Estou retribuindo o favor.”

A matemática do desastre
Antes de se conhecerem, Luke e Mei tem as suas histórias contadas. Mei é uma menina especial super dotada que adora matemática a ponto de poder humilhar o professor. Ela faz cálculos super rápidos mesmo com números muito grandes e complexos. E é por isso que a temida tríade chinesa sequestra a menina para fazer contabilidade. Mei chega a ter a sua mãe ameaçada e é adotada pelo mafioso chines Chang. A criança então fica a mercê das ameaças e da violência da máfia chinesa. Completamente indefesa. A criança recebe um extenso número codificado que leva diretamente a um cofre contendo 30 milhões de dólares. O suficiente para que a máfia russa queira sequestrar a criança para ter o dinheiro.

Sorte Certa
Luke Wright é um ex policial e agente especial que só saiu da corporação para poder se infiltrar na máfia russa. É extremamente bem treinado, esperto e se infiltrou com sucesso no submundo do MMA. Infelizmente ele deixa um novato em coma depois de um golpe. O que irritou profundamente a máfia russa.
Ele era um ótimo lutador e investigador até a máfia russa invadir a sua casa e matar a sua mulher gravida. A partir desse momento ele parou de lutar até virar um mendigo. Não enxergava mais motivos para viver, para reagir contra ameaças ou contra a violência. Ele perdeu tudo o que realmente lhe importava. E o que mudou e porque mudou foi justamente ver uma menina apavorada no metro se escondendo de mafiosos russos. Foi nessa hora que Luke precisou ser corajoso. Para defender uma criança.

Muita porrada, violência e tiroteios
O filme é o típico caso de filme de ação barato subestimado. Suas cenas de ação, porrada e tiroteios são extremamente bem trabalhadas e podemos ver esmero na realização da equipe. De fato, uma boa direção das lutas e tiroteios constroem muito melhor os personagens em cena do que câmeras tremidas, cortes caóticos, edição frenética ou trilha sonora aleatória.
Aqui as cenas são construídas pra mostrar que o personagem de Jason Statham entende perfeitamente o que está acontecendo ao seu redor e com quem está lutando. O filme tem três núcleos de ação com Luke enfrentando a máfia russa, a máfia chinesa e policiais corruptos. São seis vilões e muitas cenas de ação. Luke luta pra caralho, mas nunca é demasiado violento, covarde e uma das cenas mais simples mostra o personagem calmamente colocando sinto de segurança na menina Mei antes de uma perseguição de carro com tiroteio. Coisas simples que mostram o caráter do personagem.

Não é por dinheiro e nem por vingança
Ao final do filme com muitos tiroteios, Luke e Mei conseguem o dinheiro dos chineses e o filho do mafioso russo, justamente o homem que matou a mulher gravida de Luke. No final, Luke tem a chance de se vingar do homem que matou a sua mulher, matar o chefe corrupto da policia que o traiu e ainda ficar com 30 milhões de dólares. E o machista abriu mão de tudo isso. Nem sequer cogitou se vingar ou ficar com parte do dinheiro.
Deu 50 mil do dinheiro pro chefe de policia corrupto. Devolveu todo o resto do dinheiro para a máfia chinesa e devolveu o próprio homem que matou a sua mulher para a máfia russa. E comprou assim a segurança da menina com a policia corrupta, com a máfia chinesa e com a máfia russa. Nunca mais perseguirão a pobre menina enquanto ela viver!
E ainda fez um dos atos de amor ao próximo mais bonitos do mundo: A adoção da criança!
Conclusão
O filme tem uma premissa nota 10 de um personagem que nem mesmo tinha vontade de viver e que precisa reencontrar força nos valores que formam o verdadeiro machista! E tudo isso pelo bem estar de uma menina indefesa e apavorada perseguida por mafiosos violentos! É pelo bem estar da criança que o machista precisa ser forte, corajoso e fazer o que é certo! É um ótimo filme de ação cheio de simples e verdadeiras lições de vida para se pensar. 
Melhor que John Wick

Nenhum comentário:

Postar um comentário