quinta-feira, 28 de março de 2019

Capitã Marvel - Um Filme Feminista



A Capitã Marvel é uma personagem forçada que na literatura nunca foi capaz de realmente fazer frente com bons personagens da Marvel. Isso nunca impediu a editora de forçar a personagem pra cima dos leitores. Em histórias que vão de fracas até histórias que ofendem a inteligência dos leitores.
Na saga Guerra Civil 2, foi a VILÃ responsável por colocar metade da Marvel contra o novo Homem Aranha Miles Morales e sempre foi uma personagem sem um forte compasso moral. E eu defendo que isso é bom pois personagens podem ter personalidade e serem questionados. E a Capitã Marvel, por ser uma personagem que se enxerga justamente como uma heroína mais poderosa que todos os outros, tem essa identidade onde os fins justificam os meios em histórias que ela se torna a personificação de vilã. Assim como histórias onde ela, por se considerar mais poderosa, tenta humilhar personagens como o Capitão América só para ter derrotas físicas e morais.

A personagem se vê nos quadrinhos como a mais certa e forte que outros personagens
O que a leva a recontar histórias de orgulho e queda várias vezes.
Essa é a identidade da personagem.

No cinema, foi interpretada pela atriz Brie Larson. Feminista, Brie é hipócrita, racista e misândrica. E isso coube como uma luva na personagem.


Capitã Marvel (Capitain Marvel 2019)

Dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck
Escrito por Meg LeFauve, Nicole Perlman, Geneva Robertson-Dworet, Liz Flahive, Carly Mensch, Anna Boden e Ryan Fleck


No filme, Carol Danvers RECONTA a fábula da auto afirmação da pessoa que precisou se esforçar para conquistar o seu espaço. E como vários filmes que tem a mesma premissa de agenda feminista, esquece o que significa a Jornada do Herói e como valores e virtudes constituem CARÁTER! A personagem tem uma jornada e começa a história como uma guerreira treinada que não se lembra de nada de seu passado e por isso não entende a própria história de superação até o final do filme.

O filme é o mais fraco da Marvel e tenta forçar a ideia da personagem feminista que seria a mais forte.
Fim.

A Formula do fracasso
Lara Croft (Tomb Raider), Selene (Anjos da Noite), Alice (Resident Evil) e outras tantas personagens feministas sofrem o complexo de Mary Sue. Mary Sue é quando a personagem feminina não tem nenhuma jornada profunda e resolve todos os problemas de modo super fácil. Nenhum vilão é assustador e nenhuma ameaça fica sem um piada. A personagem tem o super poder de resolver qualquer situação de modo fácil na base da mentira de roteiro. A Mary Sue é mais forte, inteligente, boa de briga e etc...

Toda Mary Sue é filha legitima de Bond, James Bond!
Que desde a fase galhofa do personagem com Roger Moore, consegue ser o pai de todo personagem mal feito da história do cinema. 

Defendendo BOAS personagens femininas


A personagem da Capitã Marvel só é forte enquanto diminuí todos os personagens masculinos na trama. Foi o que aconteceu com o personagem de Nick Fury que virou um pateta. O exemplo oposto de boa personagem feminina é a Viuva Negra vivida por Scarlett Johansson, que nunca precisou diminuir ninguém pra brilhar!
E verdade seja dita, além da Viuva Negra lutar muito melhor sem mimimi, ainda por cima teve a sua história de origem COPIADA pela Capitã Marvel. A Viuva Negra foi raptada e treinada pelo serviço secreto soviético para ser uma espia e guerreira mesmo que isso a tenha literalmente mutilado. Viuva Negra está nos cinemas desde 2010 com Homem de Ferro 2, com cenas de luta muito superiores e vou defender que o ponto alto da personagem está em Os Vingadores quando manipulou Loki para saber do seu plano.
Uma verdadeira jornada de superação com Vilões que são verdadeiras ameaças!

 
Uma personagem feminina com uma história de superação infinitamente melhor se chama Clarice Starling.
Vivida por duas grandes atrizes, Jodie Foster e Julianne Moore, Clarice Starling é menosprezada desde criança e tem que aprender a superar todas as adversidades para resolver os crimes de um serial killer enquanto nada menos que Hannibal Lecter brinca com a sua cabeça em O Silencio dos Inocentes.
Jornada de Superação com ameaças de verdade!

Uma das personagens mais duronas de verdade na história do cinema foi apresentada como uma garçonete cheia de sonhos que de repente descobre que um Ciborgue do Futuro interpretado por Arnold Schwarzenegger para mata-la!
Estou falando de Sarah Connor! Interpretada por Linda Hamilton e que se tornou uma verdadeira heroina fodona! Superação com ameaça de verdade!

Spoilers
O Filme representa as feministas. E não as mulheres!

Ao final do filme, eu fui perdendo toda a empolgação ao perceber mais e mais que toda as cenas de ação se tornaram show de luzes e personagens digitais sem vida ou propósito.
Tudo é resolvido em rajada de luzinha! Ao ponto de poder afirmar que o gato, O GATO é mais poderoso que ela!

Apareceu um inimigo? Rajada de Luzinha!
Um monte de naves? Rajada de Luzinha!
Provar que é forte e independente? Rajada de Luzinha!

O filme teve toda uma pretensão de REPRESENTAR todas as heroínas da Marvel esquecendo que em 20 filmes temos personagens femininas muito melhor representadas. A Gamora é a melhor assassina da galáxia porque foi criada pelo Thanos. A Feiticeira Escarlate, essa sim poderosa, viu a todos que amou serem mortos de forma violenta.

Ao final do filme a personagem finalmente é desafiada pelo seu próprio mentor que a treinou e acreditou nela, porque ele é o vilão do filme por motivos de que todos os homens devem ser patetas ou vilões segundo o feminismo. Ele a chama pra porrada na mão limpa pois assim ela estaria pronta. E o que a personagem faz?
Dá uma rajada de luzinha nele!

A Verdadeira Heroina Fodona do Filme!
Lashana Lynch interpreta a personagem Maria Rambeau, piloto de caça e melhor amiga da Capitã Marvel.
E a personagem é a representação pura de amizade, mãe e heroina fodona! Ela reconheceu, defendeu e acreditou na amiga desde antes dela ter poderes! Foi a voz da razão que deu um compasso moral para a Capitã Marvel!
Apareceu pouco no filme e conseguiu ser mais heroina do que a Capitã nunca será!
Em um só dia ajudou a amiga a se encontrar, fez um voô para fora do planeta, ajudou a salvar o mundo e combateu o racismo de verdade ao defender uma raça alienigena em extinção!


A Mulher Maravilha dá um pau na Capitã Marvel sem mimimi e sem CGI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário