A lei da natureza é regida por uma crueldade que se baseia no fato dos mais fortes imporem suas vontades sobre os mais fracos. Animais lutam ferozmente por água, comida, acasalamento e por territórios!
Os animais que se adaptam melhor em seus ambientes impõem aos mais fracos que saiam de seus territórios, que obedeçam suas vontades, que acasalem com os mais fortes ou que virem comida.
A sexualidade mais comum no nosso planeta são de seres microscópicos com espécies que tem até 7 sexos diferentes. São a maioria absoluta em nosso planeta e podem estar se reproduzindo dentro do seu olho sem que você os veja.
Depois existem as espécies animais que se reproduzem com pares diferentes de machos e fêmeas. Na reprodução animal, o comportamento mais comum no mundo é onde fêmeas encontram um local seguro para colocar centenas de ovos e depois abandonar os mesmos para que os filhotes se criem no mundo.
Mas existe um comportamento muito antigo na natureza. O comportamento familiar onde grandes fêmeas passam boa parte de suas vidas cuidando de seus filhotes, isso quando não resolvem passar a vida inteira e formar famílias, grupos e até colonias. Podemos chamar este comportamento de matriarcado original.
E agora a pergunta simples: O que é o Machismo?
Se estamos falando de machismo, então estamos falando de comportamento de macho!
Se estamos admitindo que existem espécies animais onde os machos tem um comportamento completamente diferente das fêmeas, então porque não admitimos e chamamos estes comportamentos de machismo? Boa pergunta, hein?
Mas a resposta é que foram as feministas quem definiram no grito o que os nossos dicionários deveriam afirmar como sendo o machismo. O que é um monte de besteiras. Além do mais, o próprio feminismo não representa o comportamento das mulheres. Quando mais os diferentes comportamentos que a natureza apresenta.
Se estamos falando de machismo, então estamos falando de comportamento de macho! Mas nem todo macho se comporta assim. Vamos a alguns exemplos negativos...
Ursos?
O comportamento da grande maioria dos animais machos é naturalmente o de cagar e andar para coisas inúteis como a família e os ursos são campeões disso. São solitários, violentos e tem o péssimo costume de matar os próprios filhotes para poder acasalar com suas mães. Eles não se importam nem se estão matando os próprios filhotes ou não. E é por isso que Machismo não pode ser usado para descrever o comportamento de animais anti-sociais que não dão nenhuma importância para nada que não seja eles mesmos. Existem milhões de espécies diferentes que não tem o comportamento que compõem o machismo.
Dentre eles os crocodilos, tartarugas, cobras, tubarões e inúmeras outras espécies.
Então é justo afirmar que a maioria das espécies não pratica o machismo...
Mas então, onde está o Machismo?
Imagem só para irritar feministas, afinal, nenhuma pessoa que estuda a Biologia a sério a palavra patriarcado! |
Os Dinossauros deram origem as nossas aves e repteis. E o comportamento onde machos defendem um núcleo de companheiras e filhotes provavelmente foi adotado anteriormente pelos dinossauros. Há 65 Milhões de anos!
Na verdade estamos falando de 230 milhões de anos de um comportamento onde machos adotaram um comportamento onde suas próprias vidas não eram tão importantes quanto a vida de suas companheiras e de seus filhotes.
Explicando o Machismo Natural
O Machismo é uma tática de sobrevivência muito eficaz.
Se o natural da natureza é a mãe abandonar centenas de ovos para que os filhotes se criem sozinhos, a ideia de uma fêmea protegendo os seus filhotes é uma certeza forte de perpetuação do DNA da espécie.
Mas a presença de um macho forte reforça e muito as chances! Principalmente em espécies onde os machos acabam tendo o dobro do tamanho das fêmeas. O Macho ou a fêmea podem se revezar para caçar ou coletar outros recursos como água enquanto os filhotes continuam sempre seguros com alguém sempre por perto. E existem espécies onde estas responsabilidades acabam caindo inteiras nos ombros dos machos.
Disputas territoriais existem em todas as espécies e muitas disputas são travadas inteiramente por fêmeas.
Mas o velho machismo é uma evolução onde machos fazem estas disputas enquanto fêmeas e filhotes ficam a salvo e tem, inclusive, tempo para fugir em caso do macho morrer.
Para ilustrar esta situação; Imagine um ladrão invadir a sua casa e você sair no braço com ele enquanto sua mulher tem tempo para fugir com seus filhos para a segurança. Isto é um sacrifício derradeiro que verdadeiros machos se dispõem a fazer.
Outra evolução do Machismo: A vida em grandes grupos!
Ser um bom pai e um companheiro presente é machismo! Isso é um fato que podemos observar na natureza. Mas existe outra grande evolução do machismo quando machos entendem que viver em sociedades é muito melhor! Isso significa que duas ou mais famílias podem se unir para viver em um grande grupo unido que vai caçar e se defender com muito mais força.
Dentre as espécies animais que melhor fazem isso estão os lobos. Os quais são capazes de formar mega-alcateias para viver. Assim como nossos primos mais próximos, os chimpanzés e os macacos bonobos!
Isso significa que grupos matriarcais não conseguem fazer a mesma coisa? Lógico que não!
Baleias Orcas (que na verdade são golfinhos) e elefantes são exemplos de que grandes grupos matriarcais podem ser formados. Mas é muito comum que estes grupos sejam uma só família. Muito diferente dos grupos machistas onde famílias diferentes são agregadas.
O Machismo nos seres humanos
Muitas espécies de seres humanos adotaram um comportamento machista onde os machos valorizam a vida de suas companheiras e seus filhos mais do que as suas próprias vidas! Isto é um fato de milhões de anos!
Os homens perceberam que suas mulheres e crianças eram mais frágeis e que não deveriam ficar saindo por ai caçando animais de grande porte, participando de atividades perigosas como guerras e nem explorando novos territórios. Parece opressão, mas na verdade é compaixão. Equivale a você sair para caçar um leão e deixar as crianças em casa. Ou sair para a guerra e deixar a patroa em segurança.
Não se trata de oprimir, mas de evitar a tragédia...
Poucos grupos conseguiam aproveitar tão bem a vida de sociedade quanto os seres humanos. Famílias e mais famílias se uniram em grandes grupos para caçar, coletar recursos como água ou para se defenderem.
O homem moderno (Homo Sapiens) conseguiu sobreviver até os dias de hoje porque ha milhares de anos conseguiu formar grupos de centenas de indivíduos.
UGH - O Neandertal
(Entrevista histórica)
O Salsichão do Amor: Senhor Ugh, como começou o machismo na sua opinião?Ugh: Opa, bom dia! Bom, começou quando percebi que eu amava a minha companheira e aos meus filhos! Dai entendi o sentido de toda a minha vida e que eu iria protege-los até o fim dos meus dias!
O Salsichão do Amor: E foi então que tu te transformou neste macho patriarcal?
Ugh: Bom, sim, pois antes disso eu era apenas um jovem e imaturo mancebo. Só gostava de leite de mamute, carne de Javali, trocar socos com gorilas e outras frescuras. Mas no momento em que percebi que tinha uma família que poderia morrer se eu não fosse um bom pai e marido, resolvi mudar. Lógico que a mudança não foi de imediato, afinal, maturidade é algo que se desenvolve com o tempo...
O Salsichão do Amor: E como foi essa mudança?
Ugh: Foi uma mudança significativa pois aprendi o significado de machismo com o meu pai. Ele me ensinou que ser um macho era valorizar a vida das pessoas que eu amava e ter muita coragem para aceitar morrer por elas. Ele me ensinou isso me protegendo dos perigos, ensinando os poucos valores que conhecia. Infelizmente ele morreu.
O Salsichão do Amor: Sinto muito...
Ugh: Eu também, mas ele morreu para salvar a mim e aos netos e isso é o machismo de verdade!
Não se pode ser macho se tu fores um covarde que vai fugir do perigo enquanto tua família morre!
Machismo é uma atitude forte!
O Salsichão do Amor: Poderia explicar melhor?
Ugh: Claro! A atitude de um macho de verdade não se baseia em comer todas as mulheres, ser o mais forte, o mais rápido ou o mais inteligente. Isso faz apenas parte de competições sem muito sentido em nossos tempos onde qualquer animal é mais forte e rápido do que qualquer homem.
Ser um Macho de verdade é a capacidade de ter valores e a virtude de viver e morrer por seus valores! Eu aceito viver e morrer pela minha família e isso diz muito sobre mim.
Do contrário, não adianta nada eu ser forte, rápido e inteligente se eu for um covarde que não defende o que realmente importa. Todas as minhas qualidades perdem o sentido...
O Salsichão do Amor: Muito obrigado Ugh, seu depoimento foi vital para entendermos o seu ponto de vista!
Ugh: Eu que agradeço!
Gente, que ridículo. Não me surpreende que tenha sido um homem quem escreveu.
ResponderExcluirGente, que ridícula. Não me admira que uma feminista venha aqui escrever besteiras sem ter NENHUM FUCKING ARGUMENTO contra o meu texto!
ExcluirGente, que ridículo. Não me surpreende que tenha sido um homem quem escreveu.
ResponderExcluir