domingo, 15 de fevereiro de 2015

Redenção - Um filme Machista


   Já faz um tempo que me recomendaram este filme e realmente me impressionei quando finalmente consegui assisti-lo. Afinal, é um filmaço que fala exatamente sobre uma pessoa real. Estamos falando de Sam Childers: Um pastor machista, patriarcal e reacionário que resolveu dedicar a sua vida a salvar vidas na África.
   Sam Childers também é muito conhecido como o Pastor Metralhadora (Machine Gun Preacher) pois seu trabalho inclui entrar em zonas de conflito para resgatar pessoas inocentes e eventualmente entrar em conflito com um exercito terrorista.

Redenção (Machine Gun Preacher) 2011
Dirigido por Marc Forster
Escrito por Jason Keller

   O  filme começa mostrando Sam Childers do jeito como ele era antes de sua conversão ao cristianismo. Um motoqueiro presidiário violento e viciado em heroína. Nesta época, Sam não via em si mesmo perspectiva de vida ou de melhora. Sam gostava de sair para beber, brigar, injetar heroína e que também arranjava dinheiro assaltando traficantes.
   Tudo isso sendo que Sam já era casado e com uma filha para criar.
   
   Uma noite, Sam e seu amigo Donnie resolvem dar carona a um drogado. O qual tenta esfaquear Donnie e obriga Sam a reagir. Porém, Sam perde o controle e começa a esfaquear o rapaz. O qual é deixado no meio da estrada. Esta ocorrência abala Sam por dias até que ele houve a boa noticia de que o rapaz sobreviveu. O que para Sam foi um sinal de que deveria mudar de vida.

   Sam então acaba convencido pela esposa e pela mãe a frequentar a igreja. O que aos poucos foi mudando a sua vida. Mas não foi algo fácil no começo já que Sam nunca tinha sido um homem religioso antes. Sam começou a trabalhar duro. Até que uma noite houve a tragédia de um tornado passando por Minnesota e Sam percebeu que teria que fazer algo para salvar sua família. Foi quando
Sam teve que fazer um buraco no chão de seu trailer para colocar sua família a salvo. Foi após este ato que Sam teve sua definitiva conversão para os valores e virtudes ensinadas no cristianismo.


   A mudança de vida de Sam Childers também foi fazer planos para o futuro com sua família. Trabalhando duro e fundando sua própria empresa. E esta mudança de vida com o tempo deu a Sam a ideia de construir e pregar em sua própria igreja. Ajudando a resgatar outros como ele.

   E com o tempo, houve o convite para conhecer os missionários na África.

A segunda mudança de vida...
   Foi fazendo uma visita a Uganda, na África, que Sam teve contato com a realidade do outro lado do mundo. Onde se deparou com o fato de que fome, massacres civis e escravidão são armas de guerra.
   O Exercito da Resistência do Senhor (Lord's Resistance Army, LRA) é um grupo terrorista que ataca as cidades e vilas em Uganda. Com ataques brutais e carnificina. Foi o Bastante para convencer Sam de que ele deveria fundar uma igreja e um orfanato para salvar aquelas crianças. Mas com o tempo, Sam acabou obrigado a partir para o combate. Garantindo a ele seu apelido tão conhecido.


O perigo de lideres religiosos fanáticos...
  O Exercito da Resistência do Senhor (Lord's Resistance Army, LRA) é um grupo terrorista que se proclama como cristão. Com o seu líder Joseph Kony se autoafirmando como o messias. Exatamente como uma reencarnação de Jesus.

  Mas para surpresa geral, vou falar de dois lideres religiosos que praticamente inspiraram Joseph Kony. 
   O primeiro deles se chama Jim Jones; Lider religioso que se descrevia como o Messias. Uma pessoa escolhida por deus. Não raro ele se descrevia como a reencarnação de Jesus para o culto da Peoples Temple (Templo dos Povos). O fanatismo religioso foi usado por Jim Jones para formar uma milícia armada agressiva e que acabou no Massacre de Jonestown em 1978.

   O outro lider religioso que inspira pessoas como Jim Jones e Joseph Kony é Muhammad (Maomé) criador da religião islâmica. Cujas ações formaram uma milícia armada que agia atacando cidades e vilas para saquear as riquezas e escravizar mulheres e crianças. Com preferência para escravizarem os meninos para usa-los como soldados. Tatica de guerra usada até hoje por pessoas como Joseph Kony.

   E mesmo com tantas pessoas que no decorrer da história da humanidade usaram o cristianismo em um contexto de terror como Joseph Kony: Jesus nunca formou um exercito para saquear, estuprar e escravizar outras pessoas. E isto é um fato que eu, como ateu, reconheço com sensatez. 

    A Luta de Sam Childers 
   Vale também lembrar que a luta de Sam ainda continua. Ele fundou a Angels of East Africa. Onde pratica missões de resgate diretamente no território da LRA. Descrevendo suas missões em seu livro Another Man's War.  Vale lembrar que o filme aborda também a conturbada situação de Sam com sua família e o trauma da morte do amigo por overdose. Mas o importante é que o filme mostra a construção do Maior Orfanato do Sudão.

Aproveitem também para conhecer a página oficial da Angels of East Africa. E se o quiserem, façam uma doação...
http://www.machinegunpreacher.org/


E para me despedir, aqui vai o link do filme inteiro e dublado no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=Lw8-A-Ffuww

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário