domingo, 20 de julho de 2014

Uma Noite Alucinante

Uma trilogia sobre aprender a virar um homem...

Hoje eu vou falar de uma trilogia foda que fez a minha infância e que eu guardo com muito carinho no meu coração... Evil Dead!


   Uma trilogia foda que ganhou os titulos de A Morte do Demonio, Uma Noite Alucinante 2 e Uma Noite Alucinante 3 aqui no Brasil.
É uma trilogia dirigida por Sam Raimi e considerada como uma das mais assustadoras e divertidas da história dos filmes de terror.

   Tem uma premissa básica, em uma cabana abandonada existe um livro chamado Necronomicon Ex Mortis, o qual pode dar pleno direito aos mortos de possuir o corpo dos vivos.
   Mas como ninguém sabe disso, então um grupo de amigos aluga essa cabana para curtirem um bom final de semana. Só que eles se deparam com a descoberta do livro e de um gravador usado pelo dono da cabana. E o gravador ligado narra as passagens do livro e isso acorda os mortos.

  E com isso temos três filmes baseados nesta premissa e um filme que literalmente quase não faz parte deste universo. E se acha que estou falando do ótimo Remake, se enganou. Uma Noite Alucinante 3 tem todos os elementos desse universo, mas seu nome original é Army of Darkness! E ganhou esse nome de proposito por ser o mais diferente possível dos outros filmes. Tendo tanto o Necronomicom Ex Mortis na trama como o nosso herói Ash...

Vamos falar desse cara...


O que dizer de Ash J. Williams?
Ash começou sendo um personagem comum e sem sal desses que morrem em filmes de terror e a gente nem sente falta. Um bundão! Igual a você!

   O que mudou na vida dele foi ir para o meio do mato com os amigos, a irmã e a namorada. Os quais viu serem possuídos pelos DEMONHOS, e os DEMONHO, eram inteligentes e violentos.

  E é uma situação de total desespero! Não tinha saída!
  Igual a muitas situações que você, VOCÊ, vai ter que encarar na sua vida. Seja um assalto na próxima esquina, um acidente de carro na frente de casa ou uma doença que vai devorar a pessoa que você mais ama. Situações extremas precisam de uma mudança de atitude. Você precisa aprender a lidar com a vida e todas as tragédias que ela vai jogar na tua cabeça!

   Ash viu amigos serem possuídos, violados e despedaçados diante de seus olhos. E o que ele teve que fazer? Porra, teve que aprender a se virar sozinho contra o mundo de horror a sua frente. Ou, na língua daquele teu tio grosso do interior, teve que aprender a virar homem!

    E o primeiro passo pra se virar contra o mundo é abandonar essa atitude de vitima de filme de terror. Gente ruim não tem pena das próprias vitimas, por mais inocentes e boas que possam ser.
   Mas se cagam de medo de encarar uma pessoa forte de frente, pois é assim que pessoas covardes agem...

    Ash teve que se virar sozinho no final do filme e mesmo assim não teve um final feliz. E isso significa que ele voltou numa continuação. Falando em continuação; Evil Dead 2 teve que começar com 20 minutos de Remake do original só porque o diretor não tinha os direitos do original. E isso fez o filme começar a 300 por hora.

   Na continuação, Ash sofre com quase tudo que se pode atirar na cabeça de uma pessoa. Namorada morta volta dançando, fantasmas, possessões demoníacas, perseguições e a lista vai melhorando...
   E sabem o que é isso? É a vida dando na tua cara! É a mãe natureza querendo devorar suas entranhas e o demonho mandando recado. São as dificuldades da vida e tu precisa aprender a deixar de ser paspalho, a deixar de bundão e aprender a se levantar e reagir.

   E tu acha que terminou? há, só termina quando tu morrer!
   Os demonhos acabam possuindo a mão de Ash, a mão! Imagina isso? E se fosse a tua mão?
   A mão que tu usa só pra bater punheta e siririca? E agora? Acabaram as facilidades da vida, né? Pois Ash tem que enfrentar a própria mão, um casal de caipiras, um playboy, uma histérica violenta, uma bruxa no porão e até uma acusação de assassinato!

   E sabem o que ele faz? Mesmo cagado de medo, ainda assim se levanta e decide enfrentar tudo isso. E sabem como se chama essa atitude? CORAGEM!


   Ash não é o herói perfeito e clássico. Na verdade, ele tem tanto medo quanto você ou eu. Com acertos e erros, defeitos e o fato de que é capaz de gritar feito uma menina quando se assusta. Enfim, Ash é humano. E a sua saga despretensiosa, assustadora e divertida mostra exatamente o desenvolvimento e a mudança do ser humano diante de grandes horrores...


Em resumo, se você não viu nenhum destes filmes, vá assistir!
E se já assistiu, assista de novo pensando no exemplo de Ash.

E só de sacanagem, ou não...

2 comentários:

  1. Hahahahahahaha
    EXCELENTE TEXTO!!!

    E eu li escutando tua voz. Hahaha

    "Ash começou sendo um personagem comum e sem sal desses que morrem em filmes de terror e a gente nem sente falta. Um bundão! Igual a você!"

    Uma das melhores partes do que tu escreveu meu bruxo haha.

    ResponderExcluir
  2. Só há uma coisa a se dizer dessa resenha: Groovy!

    ResponderExcluir