domingo, 20 de julho de 2014
Frankenstein
Oi cambada...
Então, vocês passaram a vida inteira estudando história, matemática e ciências. Mas ninguém jamais conversou realmente sobre moral e ética?
Pois não espere que as únicas lições venham da bíblia...
Titio Marcio Cannibal aqui vai explicar algumas noções de moral e ética dando exemplos simples de histórias já muito conhecidas...
Frankenstein de Mary Shelley foi escrito em 1818 e conta a história do moderno Prometeu, Victor Frankenstein, cientista suíço que se inspira por todo um novo rumo da ciência da época e decide construir um ser humano feito de restos de cadáveres de bandidos. Porém, após da vida a sua criatura, fica horrorizado com ela e abandona o seu monstro...
Pois bem...
EXISTE TODA UMA LIÇÃO DE MORAL SOBRE PATERNIDADE E RESPONSABILIDADE NA CRIAÇÃO E ABANDONO DO MONSTRO...
A história conta sobre as consequências de abandonar suas responsabilidades.
Não se abandona um filho esperando que ele se torne uma boa pessoa. A criança abandona hoje se tornará o perigo para toda uma sociedade amanhã.
E toda criança de rua de hoje está só crescendo para se tornar um bandido amanhã. Da mesma maneira que você, VOCÊ não pode abandonar seus filhos em frente a TV só esperando que as crianças se tornem boas pessoas do nada.
Na história de Victor Frankenstein, o abandono foi o seu maior erro e a condenação de criador e criatura...
E ao final vemos o monstro se virando contra seu criador numa onda de fúria assassina.
E EXISTE OUTRA LIÇÃO DE VIDA NA HISTÓRIA DA CRIATURA...
"Você sabe qual o caminho para o lado negro? ...É o medo."
Mestre Yoda. Star Wars III - A Vingança de Sith
Fiz uma citação a Star Wars pois é um filme que todo mundo reconhece.
E quem não gosta pode até criticar, mas essa frase não deixa de ser a mais pura verdade.
No drama de Victor Frankenstein, a vida da criatura é pautada pelo medo desde sua concepção. As pessoas tem medo da criatura e seu medo às leva ao ódio, a violência e até a morte. A própria criatura vive o medo e sente o medo se tornar a violência na própria pele.
Todos os dias a criatura sente o medo e o deixa aos poucos se tornar ódio que vai se alimentando até um momento de catarse. E a catarse é um momento onde ódio e medo se tornam a violência. Onde a pessoa cria seu próprio inferno na terra.
Agora pensem bem: Quem não viveu o medo e suas consequências na própria pele? Com alguém insistido em te chamar de algum tipo de monstro?
Se você te a cor de pele diferente e insistem que você é um bandido?
Que você é homossexual e insistem que você é uma pessoa pecadora e perigosa? Você tem uma padaria ou um carrinho de cachorro quente e um comunista insiste em te chamar de burgues capitalista explorador? Você é um homem e só por isso que feminazistas insistem que você é um opressor preconceituoso e estuprador em potencial?
...Adivinhe, são pessoas dominadas pelo medo te chamando de monstro...
E a história de Frankenstein é uma fábula perfeita para falar sobre o caminho do medo.
A história de alguém que foi criado na sombra do medo e do ódio e que nunca conseguiu aprender nada que evitasse que fosse engolido por eles. Faz pensar, né?
O caminho do medo leva a tristeza e ao isolamento antes de levar ao ódio.
E a violência é um caminho que resulta disso.
E no final da história o monstro se deixa consumir pela dor e cria o seu inferno pessoal na terra onde mata pessoas inocentes só para tentar fazer a dor parar.
E no final da história, mesmo quando todos nós entendemos o monstro como um homem, ele ainda se entende como um monstro por remorso de suas atitudes... ...E decide assim viver em exílio para o resto da vida...
E com esse texto, quero deixar claro como é o caminho do medo para que qualquer pessoa comece a entender como sair desse caminho auto destrutivo...
Outros exemplos para se entender...
RAMBO - PROGRAMADO PARA MATAR (1982)
Rambo também viveu o medo e o ódio na pele. Sendo considerado um monstro no próprio pais que protegeu. Só que se deixou consumir e criou seu próprio inferno particular no final das contas...
FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE (2013)
Neste filme temos Elsa, a Rainha com podere gelados que enfrentou o medo e o ódio através da solidão e do isolamento. Por um momento quase se tornou o monstro da história e encontrou o seu caminho para longe da violência com o amor da irmã...
SHREK (2001)
Shrek viveu o medo e o ódio a vida toda. Quase caiu no abismo da solidão e violência. Sua catarse era a de sacanear os aldeões que o perseguiam com tochas e forcados. Mas saiu dessas graças ao contato com outras pessoas que o aceitavam como ele é... Especialmente uma princesa e um amigo burro.
STAR WARS (1977 a 2005)
Nesta saga temos Anakin Skywalker, um garoto que cresceu como um guerreiro Jedi, mas que escondia um grande medo que se tornou ódio e o levou para o lado negro da força onde ele criou o seu inferno pessoal até o fim da vida...
Pronto, grandes exemplos de histórias que apresentam lições de vida sobre o caminho do medo, da solidão, do ódio e da violência em fábulas que falam sobre como todos nós podemos criar o nosso inferno pessoal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário