sábado, 24 de abril de 2021

Mina Harker - Heroinas sem feminismo

 


Drácula

A importância da Personagem Mina Harker é total. Afinal, no livro, todo o material que conta a história é reunido pela personagem. Mina foi atrás e reuniu desde cartas do noivo, o diário do navio Demeter que chega a Londres sem nenhum sobrevivente, reportagens de jornal mostrando eventos ligados a trama, os relatos e cartas sobre o caso de sua amiga Lucy até a sua morte, os casos de crianças atacadas por Lucy depois de sua morte, a jornada dos homens que descobrem sobre Drácula e decidem caçar o Vampiro.

Mina Harker fez um verdadeiro trabalho de detetive para buscar todas as fontes que narraram a trama do livro. Bram Stoker deu tanta importância para a personagem que toda a sua obra foi praticamente reunida e contada pela personagem.


Mina Harker não defendeu nenhuma bandeira feminista

Não defendeu revolução socialista, não defendeu bandeiras progressistas, não defendeu o assassinato de crianças (de fato, ficou horrorizada!) e ajudou os homens na caçada ao vampiro mais famoso da história!


Seduzida?

Tanto o livro quanto os filmes retratam muito bem que Drácula possui poderes mentais sobre pessoas e animais. São pelo menos três personagens no romance sob o controle mental de Drácula, Renfield, Lucy e a própria Mina. Drácula usa o poder mental para dominar Mina e ataca-la por vingança, o que é o oposto de sedução.

Porém, amaldiçoada por Drácula e provando de seu sangue, Mina tem uma ligação mental que permite que ela possa saber de parte de seus planos. Isso coloca a personagem como chave para perseguir e destruir Drácula ao final da obra.

Drácula é um dos maiores romances de terror já escritos e apresenta os principais troféus para se escrever uma boa história. A viajem para uma terra distante de encontro a um mal muito antigo, a criação de suspense e horror psicológicos, o fato dos homens se unirem para enfrentar o mal e uma das primeiras heroínas modernas.

Mina Harker é uma heroína que não deve nada ao feminismo.


Minha única critica é quanto ao final da obra onde Drácula simplesmente é apunhalado por uma faca em seu coração e desaparece como névoa. Não faz sentido. Ao final da história, Drácula está muito poderoso pelo sangue dos inocentes, está rejuvenescido, tem a força de 10 homens, anda na luz do sol, pode se transformar em lobo, morcego e até em névoa e...  

...Depois de apunhalado se tornou em nevoa!

Não é possível, Drácula escapou e ninguém percebeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário