segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O Poderoso Chefão


Um dos filmes mais importantes do Século XX também é um dos filmes mais polêmicos, violentos e com uma das tramas mais difíceis de se acompanhar. O filme mistura fatos reais com ficção para contar algumas das histórias da máfia nos Estados Unidos através da família fictícia Corleone. Por isso vou tentar descomplicar enquanto faço um review machista e reacionário deste grande clássico.

O Poderoso Chefão(The Godfather 1972)
Dirigido por Francis Ford Copolla
Escrito em conjunto por Francis Ford Copolla e Mario Puzzo. Baseado no livro de mesmo nome de Mario Puzzo.

O Poderoso Chefão nasceu como livro por Mario Puzzo misturando fatos e ficção para contar a história do crime organizado Italiano nos Estados Unidos. Foi oferecido a grandes diretores antes que o nome de Francis Ford Copolla fosse conhecido. Lógico que o diretor odiou a ideia de inicio; Ele não queria glorificar a máfia e nem os seus crimes. Mas uma segunda lida no livro conseguiu que ele entendesse valores com os quais ele mesmo cresceu e isso fez todo o diferencial para o filme.
Do momento onde Francis Ford Copolla resolveu se dedicar ao projeto, já não se tratava mais de um filme que glorificaria os mafiosos, mas do choque entre valores familiares em um mundo violento e cruel da máfia.

O filme tem foco na história de quatro irmãos que herdarão o império mafioso de seu velho pai. O poderoso e temido Vito Corleone interpretado por Marlon Brando. Conhecido também como Don Vito Corleone.
Sonny – O mais velho. Brigão e cabeça quente. Sonny já conhece muito bem a natureza dos negócios e herdará a liderança da família. Mas tem um temperamento violento que torna difícil qualquer convivência. Vivido por James Caan 
Tom Hagen – O adotado que deve tudo a Vito Corleone. Advogado principal da família e conselheiro. Normalmente é a voz da razão. Interpretado por Robert Duvall.
Fredo – O irmão idiota. John Cazale
E por fim temos o irmão Michael. Interpretado por Al Pacino. O mais inteligente e rebelde. Seu pai o mandou para a melhor faculdade para que um dia ele tivesse um grande futuro na politica para a família. Mas Michael abandonou a faculdade para se alistar no exercito. Voltando assim como um herói de guerra que só quer seguir o seu próprio caminho na vida.

Faça favores às pessoas, elas ficaram em divida com você
A primeira cena do filme também é uma das cenas mais icônicas do cinema ao mostrar um pedido especial de justiça. Um pai relata a história de sua filha que sofreu uma tentativa de estupro e que acabou desfigurada. O pai relata a dor e o sofrimento de sua filha e de sua família para uma figura imponente de um homem sentado brincando com um gato. A figura não é ninguém menos que Don Vito Corleone, o grande chefe mafioso da família Corleone. O qual apenas pergunta o que aquele homem quer. E então aquele pai se aproxima do ouvido de Don Corleone e pede:
- Justiça!

Don Corleone recusa o pedido e explica o por que:
Durante todos os anos em que os dois se conhecem, aquele homem nunca se considerou um amigo de Don Corleone, nunca quis nada, nem mesmo profissionalmente, nunca chamou Don Corleone de padrinho (godfather) e que agora pede justiça oferecendo dinheiro. Um insulto!
Então, aquele homem pede desculpas humildes e involuntariamente faz um ritual de profundo significado.
- Quer ser meu amigo, padrinho? – E beija a mão de Don Corleone.
A partir desse momento, aquele homem foi apadrinhado por Don Corleone. O qual lhe diz:
- Um dia, e espero que este dia nunca chegue, eu vou pedir a você para fazer um favor pra mim. Mas até este dia aceite a justiça como um presente pelo casamento da minha filha. 
Todo o começo do filme ocorre durante o casamento da filha de Don Corleone, onde existe toda uma tradição cultural e familiar onde as pessoas podem pedir favores ao pai da noiva.
Sua filha Connie não tem nada a ver com os negócios da família, mas seu marido Carlo já faz parte do crime. Toda a festa do casamento é o pano de fundo para apresentar o clima e o temperamento de alguns convidados. Assim como uma frase muito conhecida na máfia. Sobre propostas que não se pode recusar.

Uma proposta que não se pode recusar
O filme mostra uma história real com alguns elementos mudados. Quando um jovem cantor e compositor se vê preso em um contrato inescrupuloso com um empresário.
Don Vito Corleone em pessoa foi ao encontro do empresário com seu capanga de confiança Luca Bracci, colocam uma arma na cabeça do empresário e fazem a proposta irrecusável.
No casamento de Sofia, o mesmo jovem cantor pede a Don Corleone que o ajude a arranjar um papel em um filme em Hollywood. Impedido por outro figurão.
A mando de Don Corleone, mafiosos vão até a casa do figurão para pedir que ele coloque o jovem cantor no filme. Mas como ele se nega: Acaba acordando a noite com nada menos que a cabeça decapitada de seu cavalo premiado em sua cama. Um aviso macabro.
A história é inspirada em fatos reais ocorridos com Frank Sinatra, que tinha sido cotado para estrelar este filme e que depois agradeceu pessoalmente ao diretor com um soco na cara.

A ascensão das drogas
O filme se passa em 1944 e conta como foi que o crime organizado foi se habituando com a venda de drogas. Don Corleone foi convidado para aplicar um financiamento inicial de Um Milhão de Dólares para um futuro mercado de drogas aproveitando os contatos políticos poderosos que tinha.
Porém, Don Corleone anteviu que as drogas seriam um mercado muito perigoso que deixaria as pessoas doentes e violentas. O que iria aumentar a violência do crime organizado e acabar com as conexões politicas de Don Corleone.  
Então, ao se negar a financiar o trafico de drogas, começam os atentados contra os Corleone!
Luca Bracci é morto estrangulado, Tom Hagen é sequestrado e o próprio Don Corleone é baleado na rua com cinco tiros!
E agora eu abro um espaço para dividir a minha história com as drogas com todos os meus 7 leitores. História que pode ser igualzinha a de vocês. Eu não uso drogas, mas já fui assaltado por quem só queria arranjar dinheiro para comprar drogas. Não uso, mas já sofri com amigos, amigas e parentes doentes do vicio. A minha história é parecida com a história de muitas pessoas, a violência que acompanha as drogas atinge principalmente quem não as usa. Caso de Don Corleone.

O Valor da Família
Micheal Corleone, justamente o filho mais valoroso e que queria viver a sua vida o mais longe da vida mafiosa do pai, é justamente o filho que inicia toda uma jornada para proteger a família. O atentado a vida de Don Vito Corleone fez com que Micheal voltasse correndo para perto da família. E uma visita ao hospital faz Michael viver de perto os perigos que sua família passa.
Na calada da noite, Michael vai ao hospital visitar seu pai e se surpreende com a falta dos policiais. Não tem absolutamente ninguém cuidando de Don Corleone. Michael imediatamente liga para seu irmão Sonny contando sobre a armadilha, muda Don Corleone de quarto e se prontifica a ficar de guarda. Michael fica na porta do hospital completamente desarmado e na compania de um padeiro, única ajuda que teve a tempo. Existe toda uma tensão no ar, o medo da morte e a ameaça real. 
Um carro vem trazendo a morte e encontra Michael Corleone com uma mão dentro do casaco fingindo ter uma arma. Os assassinos resolvem deixar o lugar e chamar o chefe de policia corrupto para cuidar de Michael. O qual quebra a mandíbula de Michael antes da ajuda chegar.
Michael Corleone enfrenta o medo da morte e a violência para proteger o pai. Começando uma jornada que transforma o filme. A partir deste momento o foco do filme são os valores familiares entrando em choque com a ameaça cruel do mundo criminoso. 

Não odeie os seus inimigos, atrapalha o seu julgamento
Dentre todos os filhos de Don Corleone, seus inimigos decidem justamente conversar com Michael. Com uma desculpa de acertar um tratado de paz. Afinal, ainda querem que os Corleone financiem o trafico de drogas. Um plano que só levaria a traição e a morte de Michael. E para surpresa de todos, inclusive do irmão Sonny, Michael decide fazer parte de um plano para ir matar ambos. Um plano que precisa ser muito bem calculado com frieza.
Afinal, Michael deverá matar um chefe da máfia e um capitão de policia no mesmo atentado.
Toda a tensão do planejamento é a construção final de um sentimento que acompanhará Michael daqui pra frente. A ideia do quão forte deve ser e agir na hora de defender a família.
A duvida se Michael conseguirá fazer, o medo de morrer e o que está em jogo. O que já fizeram. 
Michael é levado para um restaurante junto com o homem que quebrou o seu queixo e o homem que mandou matar seu pai. No meio da negociação Michael pede para ir ao banheiro. Lá ele encontra a arma plantada esperando por ele e finalmente volta a mesa com toda uma tensão sobre se vai ou não conseguir matar os dois.
E assim temos a cena de uma execução em um restaurante.
Michael Corleone finalmente fez o que tinha que fazer para proteger a família e assim partiu para um exilio na Sicília deixando uma guerra para trás.

Nunca deixe que saibam o que você está pensando.
Sonny Corleone, cuja piada mais suja no livro de Mario Puzzo diz respeito ao tamanho cavalar de seu salsichão do amor (o livro é cheio dessas piadas), é o exemplo de um legitimo líder mafioso. Aprendeu desde cedo a ser forte, a saber o que quer, já faz parte dos negócios do pai e é o sucessor da família. Assumindo total responsabilidade enquanto Don Corleone se recupera e Michael está no exilio.
Santino “Sonny” Corleone só tem um grande defeito que é o seu temperamento.
Sonny é muitas vezes cabeça-quente, isso o torna impulsivo e violento.
E como sempre gosto de explicar, filmes genuinamente machistas são os que melhor mostram o respeito para com as mulheres. Já que respeito e responsabilidade são virtudes de um ideal de comportamento masculino. Michael em seu exilio acaba conhecendo outra moça e em uma sequencia muito bonita, faz todo um ritual respeitoso de se apresentar e pedir a benção ao pai dela para conhece-la. E só com a benção do pai e supervisão da familia, que Michael pode namorar e até se casar com a bela Apolonia.
Já Sonny, em uma visita a sua querida irmã Connie acaba descobrindo que ela esconde um grande hematoma causado pela violência de seu marido. Sonny então defende a sua irmã Sofia dando uma das maiores surras da história do cinema no cunhado! O cunhado, casado com Connie, filha de Don Corleone, é encontrado na rua por Sonny e apanha na frente de toda a rua. Uma sequencia longa e uma verdadeira aula sobre nunca bater em uma mulher.
Primeiro, Sonny joga o cunhado de encontro as lixeiras, depois o enche de socos e pontapés até ele cair, depois Sonny morde a mão do cunhado, depois joga uma lata de lixo no cunhado, depois arranca o sapato do cunhado e bate nele com o próprio sapato, e então o chuta mais um pouco até estar satisfeito. 
- Se encostar na minha irmã de novo eu te mato!

Não confie em ninguém, mesmo que este alguém seja de confiança.
Tudo começa quando Connie atende o telefone e uma voz feminina pergunta sobre o seu marido. Iniciando uma nova discussão entre ela e seu marido. Ela começa quebrando pratos, copos e vasos só de raiva do marido ter amantes e ainda por cima dar o telefone de casa pra elas ligarem. Mas ele, como traste que é, acaba tirando o cinto para dar uma surra na mulher.
Uma cena tensa de violência domestica. Mais chocante pelo fato de Connie estar gravida.
Imediatamente ela liga chorando para o irmão, que parte mesmo sem os guarda-costas para defender a irmã. O que Sonny não contava era que no meio do caminho, onde havia um pedágio, sofreria um atentado onde em questão de segundos seria fuzilado por centenas de disparos. Sonny foi traído!
Na Sicília, Michael recebe a noticia trágica da morte de seu irmão assim como a ordem de se mudar o mais rápido possivel. Michael pede ao seu homem de confiança para preparar o carro. Porém, antes de sair, Michael descobre que seu homem de confiança plantou uma bomba em seu carro e a explosão atinge em cheio a sua esposa Apolonia. Michael foi traído!

Mantenha os seus amigos perto e os seus inimigos mais perto ainda.
Após a morte de Sonny e o atentado contra Michael, Don Corleone em pessoa decide voltar aos negócios com uma proposta de paz entre as famílias. Sem investigação e sem vingança.
Don Corleone se encontra com os chefes de todas as famílias em uma cena antológica. Onde temos a paz negociada com ameaças sutis. E mais do que isso, entendemos os motivos por trás da paz. Don Corleone fez todos os chefões se reunirem para assim poder estuda-los como em um jogo de poker! Onde ele poderia ver quem blefa, quem fala a verdade, quem só obedece e principalmente quem manda!
Durante o tempo todo os Corleone estiveram em guerra com Solozzo e Tataglia, mas quem realmente dava as cartas era Barzini!

Com isso, Michael volta para Nova York para assumir os negócios da família enquanto Don Vito se aposenta. E assumir os negócios significa viajar, negociar e descobrir assim os verdadeiros amigos e inimigos. Michael se torna assim Don Michael Corleone. Ao final do filme, Michael desvenda e faz novos planos para a família. Uma das ultimas lições de vida de Vito Corleone para seu filho é “Mulheres e crianças podem ser descuidados, homens não!”

Faça o que tem que fazer.
O final do filme entrou para a história do cinema por se tratar de Michael planejar e mandar matar todos os seus inimigos para proteger a sua família. Uma explosão cirúrgica de violência ocorrendo justamente durante o batizado de seu sobrinho.
Michael Corleone fechou a sua jornada de filho rebelde para se tornar um dos maiores vilões da história do cinema. E tudo isso pela segurança da família.
Culminando até mesmo na morte do cunhado Carlo, que tinha que responder pela morte de Sonny. 
O Poderoso Chefão é um clássico absoluto do cinema. Merecendo ser revisto como um bom vinho que apenas melhorou com o tempo. Embora o filme mostre uma violência visceral, principalmente para a época, ele trata exatamente de um filho rebelde percebendo a importância dos valores familiares, se tornando um líder responsável e temido para proteger a sua família. São várias lições de vida condensadas em um só filme.

Altamente recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário