Mas não se enganem, diferente do fracasso de Pearl Harbor, aqui temos um filme sólido dirigido com o devido respeito e focado nos fatos da história real por trás dos eventos!
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
(13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi 2016)
Dirigido por Michael Bay
Escrito por Chuck Hogan e Mitchell Zuckoff (que também escreveu o livro)
Em 2012 a Líbia de Muammar Gaddafi foi considerado como um dos paises mais perigosos do mundo. E Benghazi era uma capital extremamente violenta de onde todos os países possíveis retiraram as suas embaixadas com medo de ataques terroristas. Menos os Estados Unidos! Que mantiveram prédios não-oficiais no pais. O que foi alvo de muitas criticas justamente pela grande falta de reforços na segurança.
E mesmo assim, a embaixada não-oficial acabou recebendo a visita do Embaixador Chris Stevens. Que ficou instalado na embaixada para manter contatos com a Líbia mesmo em seu momento mais violento e oferecendo ajuda americana ao pais. Infelizmente os muçulmanos são cuzões e resolveram comemorar nada menos do que o 11º aniversário dos atentados de 11 de Setembro!
E qual a melhor forma de comemorar um ataque feito contra pessoas inocentes? Matando mais pessoas inocentes!
O filme conta então a dramática história real de 6 soldados americanos tendo que enfrentar ondas de inimigos para tentar resgatar o embaixador e defender o último prédio do serviço secreto americano por 13 horas!
O filme acerta justamente em mostrar os acontecimentos pela visão dos soldados.
O filme mostra a grande diferença entre as suas brincadeiras e piadas com o fato de terem um trabalho de altíssima responsabilidade. Mostrando seus envolvimentos com suas famílias e suas opiniões pessoas sobre os acontecimentos. O filme praticamente abre com um momento de tensão quando os dois protagonistas chegam na cidade e são parados por terroristas armados com AKs!
O filme segue a tensão no desenvolver dos dias antes do ataque mostrando situações diplomáticas sendo interrompidas por ameaças. Existe uma constante de pequenas situações tensas e as coisas só piorando...
Na época, outro assunto que não foi abordado no filme e que deixou os muçulmanos putos foi um curta metragem chamado de A Inocência dos Muçulmanos, onde a figura de Muhammad foi mostrada de forma tanto caricatural quanto os seus valores de fanático\escravista\estuprador\pedófilo\intolerante e genocida. Isso deixou os islâmicos muito putos pois mostra o profeta Muhammad exatamente como ele era! Salvo uma piada ou outra, foi uma caracterização muito boa.
E sim, Eu Li o Alcorão!
E o Alcorão incentiva todas as formas de preconceito assim como todas as formas de violência como escravidão, tortura, estupro e morte...
E então chegou o dia 11 de Setembro de 2012, islâmicos do mundo todo resolveram comemorar e os terroristas de Benghazi resolveram comemorar atacando a embaixada americana. A qual era protegida por apenas dois soldados americanos que disputavam quem tinha o pior bigode e pelos manés do 17 de Fevereiro. Que eram uns cuzões que fugiram imediatamente durante a investida.
Outra polêmica é sobre o fato do chefe da CIA em Benghazi ter dado ordens diretas para que os únicos soldados americanos não interferissem nos acontecimentos. Prolongando a demora para resgatar o embaixador.
Contrariando as ordens dadas, os poucos soldados vão até a embaixada para resgatar o embaixador e seus próprios amigos que ficaram presos no ataque. E voltando para a sua base secreta, só resta aos poucos soldados enfrentar ondas e mais ondas de ataques inimigos enquanto esperam pelo resgate!
E já contei demais sobre o filme só para deixar as pessoas com vontade de assisti-lo!
O qual talvez seja o melhor filme já dirigido por Michael Bay, um filme sério onde tem que ser e que merece ser visto nos cinemas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário