sexta-feira, 25 de março de 2016

Batman vs Superman - A Origem da Justiça




   Quando eu falo sobre machismo; Falo de comportamento de macho: De comportamento que define positivamente um homem. E para falar sobre o comportamento que define positivamente os homens, basta olhar para os últimos exemplos que temos sobre nossos heróis! Pois os modelos heroicos são a definição máxima mais dramática sobre os nossos ideais culturais de masculinidade. E nada tão apropriado para falar sobre os exemplos heroicos do que um filme sobre Batman e Super Homem!

Batman vs Superman - A Origem da Justiça 
(Batman v Superman - Dawn of Justice 2016)
Dirigido por Zack Snyder
Escrito por Zack Snyder, Chris Terrio e David S. Goyer

  Antes de mais nada eu vou deixar claro que o filme é ótimo!
  O Superman é um personagem que mistura inúmeras referencias a heróis com poderes divinos como Sansão, Hércules, Son Goku e principalmente Jesus Cristo! Dotado de poderes divinos que o colocavam acima dos seres humanos comuns. Mas nunca colocando a si mesmo acima das outras pessoas...
  Já o Batman é um herói que referencia o ser humano e sua capacidade de usar a inteligência, a astúcia e muita coragem para enfrentar situações impossíveis. Tal como o Clássico Ulisses em sua Odisseia, Prometeu que roubou o fogo dos deuses, Teseu enfrentando o Minotauro e Sherlock Holmes...

   Isso significa que o embate entre Superman e Batman é uma questão muito mais antiga pois remete ao embate entre o ser humano vulnerável, cheio de fraquezas, imperfeito e mortal contra a divindade perfeita!


  Uma conversa madura entre o ser humano e o Divino...
  Quando O Homem de Aço saiu, achei muito mal aproveitada a forma como o Superman era apresentado demasiadamente próxima a imagem de Jesus. Mas o mesmo não ocorre neste filme, agora a conversa é muito, mas muito mais profunda e madura sobre a visão que a humanidade tem sobre o próprio papel da religião. O mundo precisa de um Superman assim como precisa de uma boa religião. Mas acima de tudo, o mundo precisa de um Superman heroico, altruísta e que, apesar de seus poderes, nunca se coloque acima da humanidade. Assim como precisa de valores heroicos e altruistas; Sejam vindos de uma boa religião ou não. E o exato oposto disso é um vilão com poder absoluto se colocando acima da humanidade, tão ruim quanto uma religião intolerante e genocida. Papel que o Islamismo tem no mundo...
  Mas o papel do Superman no mundo é outro!
  Reparem que o Superman ajuda as pessoas em seus momentos mais desesperadores, mas nunca tenta dizer as pessoas como elas devem viver as suas vidas! Mesmo com as pessoas tendo inúmeras perguntas para ele, mesmo interpretando suas ações de maneira errada e até mesmo chegar ao ponto de cometer atentados terroristas para colocar a culpa nele. E o Superman nunca falará como um Messias para as pessoas.

  Após salvar a terra em Homem de Aço, a humanidade se dividiu entre aqueles que entendem o Superman como uma figura divina e aqueles que não acreditam nele, como crenças diferentes se chocando e ambas tendo razões racionais. E este filme é pontuado por uma conversa madura sobre o papel do Divino na vida das pessoas que me agradou muito. E isso vem de um ateu que respeita os bons valores da religião.


   Batman - O Retorno do Cavaleiro das Trevas
   Batman é reapresentado ao publico como a figura trágica do ser humano que se vê incapaz de ajudar as pessoas diante do poder da luta entre Superman e o General Zod. Os quais são interpretados pelas pessoas comuns como sendo seres divinos, mas que Batman os entende como sendo alienígenas irresponsáveis lutando sem se preocuparem com as vidas de milhões de pessoas.
   O Batman deste filme é claramente baseado na Grafic Novel Batman - O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. É um Batman mais velho, mais experiente e com um estilo de luta muito mais brutal. O que caiu como uma luva para o filme e que foi extremamente bem trabalhada por Zack Snyder.
   Sua jornada durante o filme remete a jornada do ser humano em desafiar a própria noção do divino, da morte e do próprio destino. E ao desafiar o Superman; Batman faz seu próprio destino em um confronto até a morte para fazer o Superman responder por seus atos!

   O Papel das Mulheres em filmes Machistas
   Desde que autores mais talentosos começaram a escrever boas personagens femininas, o papel das mulheres na literatura e no cinema melhorou muito! A figura feminina deixou de ser apenas um troféu a ser conquistado de forma passiva e passou a fazer parte em nossa cultura machista de forma muito mais digna.
   Por exemplo a repórter Lois Lane, que desde a sua criação não passava de uma figura burra que se maravilhava pelo Superman sem nem saber quem era Clark Kent, teve inúmeras interpretações diferentes que tentavam mostra-la como uma mulher independente e inteligente que falhava miseravelmente em descobrir que o disfarce do Superman era apenas um par de óculos...
   Mas não aqui! Aqui Lois é mostrada como um clichê muito mais digno: Ela é a voz da razão e a principal ligação entre o Superman e a Humanidade! Ela é o compasso que ajuda Clark Kent a afirmar o que acredita e como deve fazer as coisas certas! E sim, tudo isso vem de forma natural que pode ser acompanhada pelos diálogos entre ela e Clark.
   E talvez no fundo, não exista algo mais inteligente do que saber amar, ser amada e saber fazer a diferença positiva na vida das pessoas que se ama. Melhor Lois Lane que já vi!

  A Mulher Maravilha por outro lado positivo, tem seu lugar garantido e respeitado como guerreira valorosa em um filme feito para um publico majoritariamente masculino. Capaz de bater de frente com Batman e Superman, ela é o sonho de mulher realmente independente e inteligente que as feministas nunca, NUNCA serão! Apesar de que não posso revelar o papel dela na história pois nem todo mundo viu o filme, posso garantir de que sua participação já garantiu o espaço para um futuro solo no cinema!

  Já Martha Kent é a imagem da mãe sábia e trabalhadora que é outro compasso moral a quem Clark Kent pede conselhos. De certa forma, podemos botar a culpa nela pelo Superman ainda ser uma boa pessoa mesmo possuindo poder absoluto. Nela e em seu falecido marido Jonathan, que faz uma aparição especial para se redimir da cagada que fizeram com o personagem no filme anterior.

  E não bastasse esse filme machista mostrar três grandes mulheres nos papeis de mãe, de companheira e de guerreira: Ainda por cima percebam que todas estas mulheres maravilhosas acabam salvando tanto o Batman quanto o Superman, mesmo que indiretamente.





Possíveis Spoilers


   Batman e Superman matando?

   Uma das maiores queixas que os fãs podem ter sobre o filme é realmente o fato de que ele mostra Batman e Superman matando bandidos. Não chega a ser uma carnificina, mas como fã, isso me incomodou no cinema. Mas como pessoa racional, devo admitir que boa parte das mortes estão dentro de um conceito militar muito utilizado pela policia que é o Uso Progressivo da Força.
   O Uso Progressivo da Força é o conceito sobre o qual a pessoa tem que defender a própria vida e a de outras pessoas com força equivalente para se defender do agressor. Se um agressor quer te dar porrada, tu tem o direito de se defender usando as próprias mãos. Se um agressor quer usar uma arma branca (uma faca ou um porrete), você tem o direito a usar uma arma branca também para se defender. Se o agressor quer usar uma arma de fogo, você deve se defender usando uma arma de fogo também, progressivamente.
  No filme, Batman e Superman fazem uso desse conceito realista na hora de enfrentar mercenários terroristas. E isso significa matar alguns deles. O que fica muito mais explicado para o Batman, já que ele está lidando com bandidos armados com armas de grosso calibre capazes de arrancar pedaços do Batmovel!

   Como fã, fiquei incomodado, mas compreendo a decisão dos idealizadores do filme. Principalmente entendendo que é só um filme e que ninguém tem que brigar por isso...

Gráfico sobre o Uso Progressivo da Força...
   Lex
   Lex Luthor tem uma caracterização muito diferente da normal. Sendo um Jovem Bilionário com uma personalidade que as vezes faz lembrar uma versão bilionária do Coringa de Heath Ledger. O que seria um demérito se o personagem em si não fosse inteligente e cheio de boas sacadas. Existe uma linha de pensamento dele que me chamou muito a atenção por ele olhar para um quadro que mostrava anjos do céu lutando contra demônios das profundezas onde ele constata que na verdade são os demônios que vem do céu...
   O que faz parte do filme sobre os questionamentos que as pessoas tem sobre a religião.
 
   Ao final, podemos ver que Lex quer para si o poder absoluto da divindade sem compreender que a divindade não se trata de poder absoluto.

Explicando a sequencia do sonho

   Existe uma sequencia no filme que dividiu a opinião de fãs e baixou muito a nota do filme em reviews do mundo todo. A explicação é a de que tudo se passa em um sonho onde Batman está em um futuro possível onde podemos ver claramente a Terra dominada e destruída. Existem vulcões ativos por todos os lados e uma enorme cratera com o símbolo do Ômega. Uma alusão ao vilão Darkside, que seria um Novo Deus!

   Em uma de suas sagas mais conhecidas, Darkside lobotomiza o próprio Superman e o faz dominar a terra. Batman sonha com essa visão do futuro pois esse tipo de informação ocorre quando a pessoa está muito perto de uma fenda no tempo. Causada por uma aparição especial...
   Mas a explicação da sequencia ser tão confusa é culpa do David S. Goyer, que sempre deixou alguma surpresa desagradável em todos os filmes baseados em quadrinhos que trabalhou. Com exceção de Batman Begins... 


A Versão Estendida
  A versão estendida que chegou agora em DVDs e Blu-rays é realmente mais longa, porém é mais dramática, explica muito melhor as pontas soltas, mostra mais da trama política e as cenas de ação estão infinitamente melhor editadas de modo ao espectador não ficar confuso sobre o que está acontecendo! E embora mantenha alguns erros, ainda são mais acertos do que erros!
  Recomendo a compra!
   E lógico que não vou contar mais nada sobre o filme. Este review Machista e Reacionário é muito mais para provocar a vontade de ver o filme...

5 comentários:

  1. Foda velho ! Melhor analise do filme que vi até agora!Tenho que assistir !Ver batman dar uma surra em superman hehehe

    ResponderExcluir
  2. Melhor analise do filme!

    Vc conseguiu entender o espirito do filme melhor que muito critico, e se falando de critica, os maiores críticos ao trabalho do diretor são esquerdistas, pq será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não são marvetes mesmo!
      reclamaram que o film,e não tem piada. aí quando eu falei em fazerem uma petição para o Ary toledo participar dos próximos filmes me expulsaram do grupo de face kkkkk

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara eu acostumei com a criticas de muitos aos filmes do Snyder, até que em uma discussão em um grupo afirmavam q esse super não salva ninguém e destruía as cidades, o que me forçou a rever man of steel e bvs...
    Em Man of steel é um super inexperiente e que não sabe usar seus poderes em combate, mas em toda hora ele tenta salvar as pessoas e afastar zod de metropolis...
    Inclusive fizeram comparações com o filme antigo nesse vídeo: https://youtu.be/N6xM0xr3SAk

    ResponderExcluir