segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Rocky 3 - O Desafio Supremo



Rocky 3 é um filme com mensagens simples e sólidas. As quais são construídas passo-a-passo junto a trama e que merecem um olhar mais critico do espectador. É impressionante como o filme se vende como uma série de continuações bobas enquanto tem muito mais conteúdo. Vamos ao meu review machista.



Rocky 3 - O Desafio Supremo (Rocky 3 1983)
Escrito e dirigido pelo próprio Sylvester Stallone

Rocky 3 tem uma história que explora o clichê do campeão que é desafiado por um oponente muito mais forte e acaba derrotado. Mas que decide voltar ao ringue para lutar de novo e provar seu valor. O que é interessante é que Stallone fez questão de trabalhar melhor com este clichê e cria um filme onde podemos sentir as mensagens sobre como construir uma vitória, mas também sobre como as nossas próprias vitórias podem nos derrotar.

A história começa logo após o desfecho da luta de Rocky e Apollo Creed e aos poucos vai mostrando como Rocky passa os três anos após a conquista do Cinturão de Campeão Mundial do Boxe. E Rocky passa o tempo aproveitando a fama e o dinheiro. Fato muito bem construído, durante boa parte do filme.
Rocky aparece em comerciais, revistas, tira fotos com os fãs, anda com carros novos, faz aparições especiais na TV e, lógico, luta eventualmente para assegurar seu titulo. E tudo isso com um novo oponente observando Rocky o tempo todo. Um oponente chamado de Clubber Lang (Interpretado pelo lutador de luta livre Mister T, que ficou muito conhecido pelo seriado Esquadrão Classe A) que treina intensamente sozinho e que pretende alcançar o titulo de Campeão. Clubber Lang assiste a todas as lutas de Rocky e o considera uma fraude. Isso porque todas as vezes que pediu uma luta foram ignorados.

PAULIE - O PIOR TIPO DE AMIGO...
Uma das partes mais despercebidas na Saga de Rocky é a relação que ele tem com seu amigo e cunhado sem-noção Paulie. Relação que não é apenas pra encher linguiça, mas para dar uma grande lição de moral que muita gente precisa hoje.
Paulie começa este filme completamente mordido de inveja do sucesso de Rocky!

As pessoas gostam de Rocky, o admiram e gostam dele como pessoa, mas Paulie não consegue ficar feliz pelo amigo e pela irmã.
Paulie fica com tanta inveja que acaba destruindo uma inocente maquina de Pinball feita em homenagem a Rocky! Lógico que vai em cana bebado!
E quem é o único amigo que vai busca-lo? Pois é...

Na delegacia Paulie começa com todo um monte de desculpas esfarrapadas para o seu comportamento e sobre ser um gordo fracassado de meia idade que nunca fez nada da vida. E a resposta de Rocky é uma pequena lição por si só:

"Ninguém te deve nada. Conte com você mesmo. Você não é pior do que ninguém. E não é um fracassado.
É só um desgraçado preguiçoso e invejoso."


THUNDERLIPS - O MACHO SUPREMO!
Uma das cenas mais memoráveis deste filme é uma luta pela caridade envolvendo Rocky Balboa em uma luta contra um lutador de Luta-Livre chamado Thunderlips! Sim! E Interpretado por ninguém menos que Hulk Hogan!
Thunderlips se auto-denomina como Montanha do Prazer e Supremo Objeto de Desejo! O qual proporciona um combate tão emocionante quanto a luta entre Rocky e Ivan Drago! Thunderlips aplica golpes fortíssimos de luta-livre que incluem arremessar Rocky pra fora do ringue!

E não satisfeito, Thunderlips ainda sai do ringue para trocar socos com policiais! E suas seguidoras também aproveitam para sair na porrada com a galera! A emoção é tanta que até mesmo Paulie entra na porrada para dar uma boa cadeirada em Thunderlips! E no final da luta Rocky consegue a façanha de erguer Thunderlips no ar e finaliza-lo no chão!
E o resultado desta luta? Rocky e Thunderlips terminam a luta e tem um momento de confraternização e respeito que chega até a ter uma boa foto para ficar de lembrança! Uma pequena grande lição de respeito...


O DESAFIO SUPREMO
Finalmente Rocky acaba ofendido e desafiado por Clubber Lang, que chegou até mesmo a ofender Adrian! Coisa que não se faz.
Imediatamente Rocky aceita o desafio mesmo contra a vontade de Mick, seu velho treinador. Mas a verdade é que lutar não é o problema. O desafio supremo de Rocky é revelado por Mick: Durante seus últimos três anos Mick tem escolhido oponentes fracos para enfrentar Rocky!

O desafio supremo seria Rocky vencer o próprio ego construído por mais de três anos!

O treinamento de Rocky e Clubber Lang são mostrados em detalhes e mostra exatamente como o resultado da luta foi construído em poucos meses.
Clubber Lang é mostrado correndo determinado; Rocky é mostrado treinando em um salão de festas.
Clubber Lang é mostrado fazendo abdominais sozinho; Rocky é mostrado dando entrevistas durante os treinos e tirando fotos com fãs.
Clubber Lang é mostrado puxando ferro, suando e treinando com força e determinação. Treinou para vencer.

O resultado disso foi um massacre e uma lição de vida que todos devemos aprender. É o mesmo que acontece quando não estudamos direito para uma prova ou quando não trabalhamos direito em nossas vidas profissionais: Rocky foi derrotado. Mas pior do que isso: Já estava derrotado anos antes da luta!
A própria vitória o derrotou!

A vitória contra Apollo Creed e as lutas fáceis criaram um ego onde Rocky achava ser o melhor lutador. E isso o derrotou.
E para piorar tudo Mick teve uma parada cardíaca antes da luta, mas se recusando a ir para o hospital, morreu na frente de um Rocky derrotado.


A VOLTA DE APOLLO CREED
Quem assistiu os filmes anteriores da saga de Rocky entende perfeitamente que ele tem uma relação de admiração e respeito profundo pelo seu Idolo Apollo Creed. Rocky nunca o desrespeitou e sempre o tratou com o maximo respeito. Inclusive e especialmente o respeito de dar tudo de si na última luta da carreira de Apollo: A qual rendeu a Rocky o cinturão de Campeão Mundial dos Pesos Pesados.

E em meio a tantos oponentes que Apollo enfrentou em toda a sua carreira, Rocky foi talvez o único que o respeitou de forma sincera.
E é por isso que Apollo voltou para propor treinar Rocky para uma merecida revanche. Mas em troca de um favor especial que fica para o final do filme. Uma pequena lição sobre o conceito indiano de Karma e Darma: Karma significa que ter atitudes ruins com as outras pessoas resulta nas pessoas tendo atitudes ruins com você. E Darma significa que se você ter atitudes positivas, as pessoas vão acabar lhe tratando com atitudes positivas...

E assim Apollo começa a treinar Rocky pois acredita nele mais do que o Mick! E o treinamento se baseia em voltar as origens humildes e desenvolver de volta a verdadeira vontade de vencer! Coisa que Apollo chama de Olho do Tigre pois foi era o olhar que Rocky tinha quando venceu de forma justa!


ADRIAN
Adrian tem um papel fundamental na vida de Rocky como companheira, mãe de seu filho e eventualmente é a pessoa que completa a essência dele. Mas para isso temos um momento onde ela questiona o que ele quer para que ele aceite o que sente e o que quer fazer. Principalmente em um momento onde Rocky realmente quer desistir. E neste momento em uma conversa na praia que Rocky entende que Mickey o protegeu por tempo demais escolhendo suas lutas a dedo para que Rocky segurasse o titulo por mais tempo que devia. E que agora Rocky sentia medo de não voltar a ganhar.

"Não o obrigou a nada. Era um homem crescido. Fez o que tinha que fazer. E você não tem o direito de se sentir culpado. Não tem.
Foi um campeão. Fez o que se esperava de você. Fez o que todos pensavam que devia fazer. E vem me dizer que os combates não eram sérios? Não acredito. Não interessa se acredita ou não. Tem que lidar com esse medo, medo de que te tirem o que tem, de ser lembrado como um covarde, de não ser homem. Nada disso é verdade."

"Não importa o que eu digo, você é que tem que sentir isso. Porque quando tudo acabar e deixarem de entoar o seu nome, ficaremos só nós dois.
E você não pode viver assim. Não podemos viver assim. Porque isto vai te corroer pelo resto da vida. Olha o mal que já está te fazendo.
Apollo acha que você consegue. Eu também. Mas tem que querer fazer por boas razões. Não por se sentir culpado. Não é pelas pessoas, pelo título,
pelo dinheiro ou por mim, mas por você. Só por você."


A RE-CONSTRUÇÃO DO ESPIRITO GUERREIRO
O desafio supremo de todos nós está em vencermos o nosso ego, manter as origens e focar em nossos motivos para vencer. E este filme é sobre isso!
Rocky tinha fama, dinheiro e sucesso. Mas com o tempo perdeu o foco no motivo pelo qual lutava e assim acabou derrotado pela própria vitoria.
O que pode acontecer com todos nós em nossas vidas profissionais, em nossos estudos e em outras áreas da vida.

O filme se trata da jornada para re-construir a vontade de lutar de Rocky. Reconstruir o espirito guerreiro é reconstruir a vitória!

E assim, quando ocorre a luta final entre Rocky e Clubber Lang; Temos um Rocky que não tem mais medo, mas sim um Rocky que voltou a acreditar em si  mesmo. E temos um confronto final digno...


O FAVORZINHO QUE APOLLO PEDIU...
Apollo Creed treinou Rocky em troca de um único favor: Uma revanche.
Mas uma revanche única pois se trataria apenas de Rocky e Apollo em um ringue solitário. E ninguém para assistir pois Apollo queria uma vitória para si mesmo e não para o mundo. Justo! Procurem sempre procurar uma vitória para vocês mesmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário