segunda-feira, 13 de julho de 2015

Robocop 2


   Revendo este filme hoje em dia eu ainda me lembro do dia em que eu o assisti no cinema com meu pai.
   Era 1990, eu tinha 10 anos, meu irmão mais velho tinha 11 e assistimos este grande filme politicamente incorreto, violento, cheio de insinuações a sexo, peitinhos e muitos palavrões!
   E o único problema na época era que o filme estava em inglês e eu mal conseguia acompanhar as legendas. Mas mesmo assim, valeu muito a pena! E apesar de ser reconhecidamente inferior ao original, ainda é um filme recomendadíssimo!



   Robocop 2 (1990)

   Dirigido por Irvin Kershner
   Escrito por Walon Green e Frank Miller
   Não recomendado para fracos do coração e pessoas politicamente corretas

   Robocop de 1987 é um clássico absoluto do cinema!
   Tão clássico que temos que admitir que qualquer tentativa de continuar a história a partir do final do original é algo desnecessário e que só mostra o desespero de Hollywood por dinheiro! Mas também temos que admitir que Robocop 2 é um ótimo filme que expande o universo do filme original.

   Ao final do filme original, Alex Murphy(Peter Weller repetindo o papel) reencontrou sua humanidade e assim ultrapassou o significado de ser apenas um produto. Um final foda para uma jornada pessoal de redescoberta, vingança e finalmente justiça. O que nos leva a questionar a necessidade de qualquer continuação.
   Mas então tivemos uma continuação!

   A continuação de Robocop se passa nas perguntas que martelavam o filme original.
   Para onde Murphy iria sendo apenas um cadáver reanimado com um corpo cibernético?
   E infelizmente as respostas são extremamente depressivas e realistas. Murphy só tem o serviço de policia para poder realizar em sua nova vida e a OCP faz as regras e as leis para continuarem tratando Murphy como um produto.
   
   E desde o começo percebemos que esta continuação se firma em três bases inteiras: A terrível empresa OCP elevando seu nível de corrupção ao ponto de ser literalmente a dona de Detroit através de manipular as leis, os traficantes que vivem de quebrar as leis e se afirmarem pela violência e a base sólida dos valores reacionários de Murphy!

   O legal do filme é que ele já começa com seu ótimo humor negro!
   A criminalidade está completamente descontrolada na cidade e a própria policia está de greve. O que significa que as ruas estão tão violentas que uma das primeiras tomadas do filme mostra uma rua onde os crimes vão acontecendo de forma tão natural e descontrolada que velhas senhoras são roubadas por vagabundos que são espancados por prostitutas na mesma tomada!
   E então um armazém é literalmente explodido e bandidos o invadem aproveitando que nenhum policial seria capaz de impedi-os...
   E então somos apresentados a um dos únicos policiais na cidade inteira que não aderiu a greve. Robocop!

   Vamos entender o porque de Robocop matar os bandidos? É até bem simples.
   Os bandidos neste filme estão com armamentos de guerra como lança foguetes, metralhadoras automáticas e outras armas de grosso calibre. Sem falar que estão pouco se fudendo para a vida das outras pessoas e isto realmente justifica uma REAÇÃO contra a violência da criminalidade!
   Isto não coloca Robocop na posição de juiz, juri e executor: Mas explica que bandidos produzem situações de guerra que justificam completamente uma reação para acabar com a violência que eles produzem.

  Nesta cena de abertura em questão, bandidos destroem a viatura da policia com um lança-foguetes e abrem fogo com armas de grosso calibre. Coisa simples que mataria qualquer ser humano. Mas quem estava naquele carro era um certo Alex Murphy! Que saiu do carro, meteu chumbo nos bandidos e reparou no detalhe de uma nova droga que recentemente circulava por Detroit.
   Uma droga chamada de Nuke e que é uma alusão a outras drogas como a cocaína e a heroína. Que foram praticamente censuradas do filme. E quando vemos Robocop indo atrás dos produtores e vendedores da droga, entendemos o porque de continuarmos uma luta contra as drogas. Apenas o óbvio de que drogas são um problema social grave de criminalidade e saúde publica.

   E como estamos falando de um personagem machista e reacionário, Robocop encara sozinho um laboratório cheio de traficantes violentos e funcionárias semi-escravizadas que produzem a droga.
   Deparando-se com um garoto menor de idade que foi aliciado para o crime. A cena é interessante pois o garoto realmente lembra a Murphy de seu próprio filho. Um detalhe pesado da história onde podemos entender que policiais de verdade não devem ficar muito contentes em ter que prender crianças que os lembram de seus próprios filhos. Ou pior; Serem obrigados a enfrentar tiroteios com crianças aliciadas pelo crime...

 A destruição da família de Murphy
   Robocop 2 mostra de maneira cruel o modo como Murphy acaba por ser afastado de sua família. Após ele ter encontrado a nova residencia de sua família e de ser identificado como Murphy; Ele descobre que a OCP fez as regras do jogo e as leis que permitem que ele ainda continue como um produto.
   Um dos motivos das pessoas realmente não gostarem deste filme esta conclusão que termina por desumanizar de vez o nosso herói. Onde ele é obrigado a abrir mão das únicas pessoas que realmente ama.
   Sem duvidas, uma conclusão cruel e até mesmo realista... 

   Uma clara vitória para a empresa OCP e uma derrota pessoal enorme para Alex Murphy...

   O plano da OCP
   A OCP é mostrada mais corrupta e vilanesca neste filme e além de forçar Murphy a abrir mão de sua única ligação definitiva com a humanidade, eles ainda pretendem transformar toda a cidade de Detroit.
   Seu plano é bem elaborado: A empresa fez enormes empréstimos a cidade e gerenciou setores públicos como a própria policia. E quando a cidade ficou sem poder pagar as enormes dividas, a empresa fez uso dos contratos que criou e assim, tomará o controle da cidade inteira!
   Mas, para isso, a empresa precisa provocar o caos para desacreditar o prefeito e os próprios serviços públicos. provocando a greve da policia.
   E seu plano também inclui um novo policial para fazer parte da cidade. Robocop 2!
   Mas este plano não vai bem e todos os novos modelos para um novo Robocop falham miseravelmente e de maneira cômica!

Os valores reacionários de Robocop
   Após ser obrigado a abrir mão da família, Robocop se volta mais e mais para o trabalho de acabar com o trafico de drogas. E neste processo, acaba por confrontar com o vilão Cain! O produtor, viciado e líder espiritual do crime organizado para a produção e distribuição de Nuke!
   Este primeiro embate entre Robocop e Cain é muito violento e mostra a força de vontade de Murphy assim como também mostra a crueldade e a megalomania de Cain. Que consegue prender Murphy com um enorme imã e deixa seus capangas literalmente destruírem completamente Robocop.
   De novo, Murphy foi quebrado de forma física e mental. Literalmente desmontado e jogado na frente da delegacia de policia. Murphy agora volta a ser encarado apenas como um produto quebrado e fora do prazo de validade.
   
   No entanto e apesar de tudo, Murphy ainda luta para sobreviver e finalmente a OCP resolve lhe dar outra chance.

   

   Remontado e sabotado...
    Lógico que a OCP viu mais uma chance de ouro para desmoralizar a policia de Detroit. E assim, Robocop foi concertado, remontado e sabotado com centenas de novas diretrizes Politicamente Corretas para transforma-lo em um alivio cômico!
   Algumas diretrizes:
Diretiva 233: Contenha sentimentos hostis
Diretiva 234: Promova atitudes positivas
Diretiva 235: Suprima a agressividade
Diretiva 236: Promova valores sociais
Diretiva 238: Evite comportamente destrutivo
Diretiva 239: Seja acessí­vel
Diretiva 240: Participe de atividades de grupo
Diretiva 241: Evite conflitos pessoais
Diretiva 242: Evite julgamentos prematuros
Diretiva 243: Analise opiniões antes de expressar a sua
Diretiva 244: Desencoraje sentimentos de hostilidade e negatividade
Diretiva 245: Se você não tiver nada para dizer, não diga
Diretiva 246: Não modifique as luzes dos semáforos
Diretiva 247: Não passe por cima de poças que sujem pedestres ou outros carros
Diretiva 248: Não diga que você está sempre pronto se não o estiver
Diretiva 249: Não seja sensí­vel a negatividade e hostilidade do próximo
Diretiva 250: Não caminhe balançando os braços
Diretiva 254: Encoraje a consciência
Diretiva 256: Desencoraje palavras de baixo calão
Diretiva 258: Recomende esforços sinceros
Diretiva 261: Jogue conversa fora
Diretiva 262: Evite as reuniões da Orion
Diretiva 266: Sorria
Diretiva 267: Mantenha a mente aberta
Diretiva 268: Encoraje a participação
Diretiva 273: Evite estereotipar as pessoas
Diretiva 278: Procure soluções não-violentas
   
   O resultado disso foram duas cenas que deveriam ter virado memes na internet. Mas é lógico que a internet nem era conhecida em 1990. Na primeira volta ao serviço Murphy tenta ler os direitos de um cadáver, libera menores infratores, passa um xaveco chato na Lewis, passa lição de moral chata para a criançada e abre fogo contra um fumante! Trash até não poder mais!
   Infelizmente, acho que só eu entendi e achei graça disso...

   De volta a delegacia, descobrem que o Robocop foi sabotado e que a única maneira de retirar todas estas diretrizes é através de rebotar a mente de Murphy através de muitas centenas de volts. Lógico que Murphy decide se arriscar e tirar toda esta porcaria de sua cabeça. Ele então vai até o transformador da delegacia e segura os fios de altíssima tensão!
   E é assim que nosso herói voltou a pensar direito!

   E a primeira coisa que Murphy quer é pegar Cain!
   Sem duvidas, é a vitória dos valores reacionários sobre a própria derrota, a desumanização e a própria sabotagem do politicamente correto! As atitudes de Murphy para voltar a ativa foram tão fodas que até a própria policia desistiu da greve e resolveram segui-lo!

   De volta a ação!
  A volta da ação do filme chega a dar gosto!
   A policia inteira cai matando em cima dos traficantes e Murphy está matando bandidos a vontade! Ele chega a até mesmo testar o seu sistema de mira ao atirar sem nem mesmo olhar os bandidos!
   Diante da ação da policia, Cain decide fugir da policia. Mas Robocop parte em perseguição de moto!
   Culminando em Caim e Murphy batendo de frente! O que levou Cain direto pro hospital com chances de não sobreviver para o julgamento!


   Robocop 2
   Numa tentativa de conseguir produzir um novo Robocop, a OCP então resolveu usar o cérebro de Cain em um novo corpo cibernético! Uma das mais maravilhosas idéias do cinema que se baseia completamente no fato de seu cérebro viciado consumir Nuke em grande quantidade! Como ninguém pensou nisso antes?

   Um dos pontos mais fortes deste filme é justamente a construção do vilão e do embate entre ele e Murhy! E podemos dizer com toda a certeza que o final do filme é ação pura. Colocando no chinelo a grande maioria dos filmes atuais! Para explicar melhor: Cain é um assassino sádico que abre fogo contra pessoas inocentes sem nenhum dó!
   Um dos pontos fortíssimos do filme é que a direção de Irvin Kershner tratou Cain exatamente como um monstro clássico do cinema de horror. Ele é sádico, ameaçador e adora atirar em todas as pessoas que conseguir ver!

   Tudo isto por gostar de matar e por um tubo de Nuke que viciaria um quarteirão!

Deixei muita coisa de fora? Desculpem, mas é só pra dar um gostinho para vocês ao verem este filme novamente!


  Anne Lewis
   Filmes machistas tem lugar para heroínas fortes, sim!
   E uma das mais fortes heroínas da história do cinema encarou poucas e boas neste filme! Quase sempre na ação, Lewis tem um atitude forte e decidida! Sendo extremamente corajosa no final do filme!
   Sem duvidas, uma heroína de ação que não deve ser subestimada!
   E para quem não sabe, Nancy Allen se preparou para este filme com muito treinamento marcial e chegou a ser indicada para o premio Saturno em todas as suas interpretações da Oficial Lewis!

   Vou chamar a atenção para o fato de Lewis ter atirado um tanque em cima de Cain e ainda por cima ter ficado frente a frente com ele apenas o distraindo com o tubo de Nuke que o ciborgue usa para ficar ainda mais louco! 

  Finalizando
   Robocop 2 ainda é um filmaço! Mesmo sendo inferior ao original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário