domingo, 7 de junho de 2015

Tropa de Elite - Um Filme Machista e Reacionário



   Entre Agosto 1792 e Julho de 1794 houve um tempo de grande mudanças na França. A revolução francesa eclodiu trazendo mudanças para o mundo com promessas de liberdade, igualdade e fraternidade nas mãos dos Jacobinos. Certo?
   Errado!
   O Partido de Esquerda Jacobino usou toda a sua influencia ao chegar ao poder para perseguir todas as pessoas contrárias a sua revolução. Matou mais de 5 mil pessoas (mais do que a Inquisição em três séculos) em um período menor do que um ano (1793 a 1794). Motivos mais do que suficientes para que as pessoas da época chamarem este período de Terror!

   Chamando a atenção para este site em francês que fez um verdadeiro serviço para a humanidade e a história ao coletar e expor uma lista de pessoas que foram perseguidas e mortas na guilhotina. Com o detalhe assombroso de que podemos sim encontrar pessoas que foram mortas pelo crime de serem homossexuais, de terem opiniões contrárias a revolução ou pessoas que simplesmente se negaram a entrar para o Partido dos Jacobinos!

http://les.guillotines.free.fr/doc.htm

   Com o tempo, o período de Terror se tornou tão "igualitário" que os Jacobinos começaram a se matar entre si e o resultado da Revolução foi que Napoleão Bonaparte chegou ao poder.

   E o que isto tem a ver com o filme Tropa de Elite?
   Bom, isto é uma explicação básica e histórica sobre como o Terror ajudou a moldar o nosso entendimento atual sobre ideias politicas de Direita\Esquerda e sobre atitudes opostas de revolucionário\reacionário.
   Durante o século XX tivemos inúmeros casos de governos de Esquerda e em todos eles vimos perseguições contra quaisquer pessoas contrárias ao governo. De modo que os governos mandaram mudar o sentido da palavra reacionário em nossos dicionários e enciclopédias para um sentido que agradasse mais ao governo. O sentido de que qualquer pessoa que se pronunciar contra o governo também seja criminosa!
   Simples assim...

   Com isso temos oficialmente em nossos dicionários:
Reacionário, adj (reação+ário

1 Pertencente ou relativo ao partido da reação ou ao seu sistema. 
2 Que se opõe às ideias políticas de liberdade individual e coletiva; retrógrado. sm Sectário da reação política ou social; homem antiliberal.

   Repararam como que a primeira definição fala sobre partido de reação? O que simplesmente significa ter uma posição contrária ao governo? Bom, ter uma opinião diferente e até mesmo contrária ao governo ou a qualquer coisa é simplesmente o básico da democracia. E o item 2 não passa de uma desculpa esfarrapada oficial para poder ofender uma pessoa com opiniões contrárias ao governo ou a qualquer revolução mequetrefe que exista...

   Com isso, vou falar de um filme que esfrega na cara de nossa sociedade o verdadeiro sentido de ser um reacionário. Tropa de Elite!



Tropa de Elite - Missão Dada é Missão Cumprida 2007
Direção de José Padilha
Escrito por Bráulio Mantovani, Rodrigo Pimentel e José Padilha
Não recomendado para menores de 13 anos

   Baseado no livro Elite da Tropa de André Batista, Tropa de Elite é um filme reacionário que mostra exatamente a vida e os dramas da policia do Rio de Janeiro. E diga-se de passagem, o filme já começa com um chute na porta e um tapa na cara dos defensores dos bandidos!

   O filme começa contando a história de três personagens: O Capitão Nascimento (vivido e imortalizado por Wagner Moura) é um personagem que já chega mostrando o que é ser um reacionário de verdade. Ele vive diariamente o drama de enfrentar o crime em situações onde nem mesmo a policia militar pode chegar. E por dois policiais da policia militar do Rio de Janeiro que se desiludem com a mesma. Neto Gouveia e André Mathias. Que acabam convivendo com a corrupção já instaurada na policia militar.

   Um dia, os três personagens se cruzam em um tiroteio em um dos morros mais violentos do Rio de Janeiro e os dois soldados se impressionam com a força policial do BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais e decidem viver o sonho de ingressarem em uma força completamente contra a corrupção.

   Para entender melhor o ponto de vista dos personagens...
   O tráfico de drogas é uma das formas mais seguras dos criminosos receberem dinheiro a toda hora. Outras atividades são de risco como roubos e assaltos. De modo que a grande maioria do dinheiro que os criminosos ganham para poderem comprar armas para cometerem roubos e assaltos vem justamente de jovens estudantes que acham que o trafico não faz mal pra ninguém. Dai que os playboys sustentam operações criminosas básicas enquanto os criminosos se beneficiam da corrupção em outros setores da sociedade. Inclusive dentro da policia! E o Capitão Nascimento é um personagem com plena consciência de que o crime infelizmente faz parte de um sistema que vai até os mais altos escalões do governo! 
   E se revoltar, ter opiniões fortes e até tomar atitudes contra esse sistema de corrupção é justamente ser um reacionário!
   E sim, qualquer pessoa que tentar condenar um reacionário por ele se revoltar contra a corrupção e o crime está apenas perseguindo uma pessoa por ela ter opiniões contrárias!




   Este ponto de vista é mostrado em vários momentos do filme e uma das cenas mais emblemáticas é quando o personagem André Mathias (André Ramiro) bate de frente em suas opiniões na faculdade.
    Isto porque a galera da faculdade não conhece a realidade da policia que tem que conviver com os jovens que são aliciados para o trafico de drogas. Lógico: Não são os drogados que precisam correr atrás dos jovens que roubam, que estupram e matam. Não são os alunos de direito que precisam se defender e trocar tiros com os jovens infratores. São os policiais que precisam fazer isso!

    O Filme dá de soco na ferida e mostra como o crime trata os alunos de direito. Um casal tem uma ONG no Morro dos Prazeres onde o trabalho é o de ajudar os meninos carentes. Mas como a ONG obedece ao Traficante Baiano e todos os seus envolvidos são alunos que estão no morro mais movidos pelo interesse nas drogas; Então a ONG consegue contribuir mais ainda para o tráfico e para que os meninos carentes entrem no mundo das drogas. Inclusive um dos alunos já é traficante e leva a droga do morro diretamente para a faculdade.


   Outro soco na ferida é o momento onde o Capitão Nascimento dá uma aula mais dinâmica sobre quem são os responsáveis pelo tráfico. Quem compra drogas é que financia o tráfico e a criminalidade!
   Só que a aula do Capitão Nascimento é esfregando a cara do filhinho de papai vagabundo no cadáver de outra criança que o BOPE teve que matar para garantir a segurança da população!



   Uma das sequencias mais interessantes do filme e de todo o nosso cinema nacional é a sequencia do treinamento do BOPE. Extremamente brutal e completa na formação do pensamento e da atitude que o BOPE precisa. E achei a sequencia inteira no Youtube pois, não tenho como escrever um livro para descrever a sequencia. Mas vontade não falta!

   Spoilers!

   A partir da metade do filme então temos os personagens Neto e Mathias se formando no BOPE, mas um único incidente muda toda a trajetória do filme. Que é quando o traficante Baiano descobre que Mathias era policial e que esteve namorando uma das integrantes da ONG. E só o fato do policial ter visitado a ONG já é motivo para mata-lo.
   Mas os traficantes se enganam e acabam matando seu melhor amigo Neto. Ao qual percebem na hora se tratar de um oficial do BOPE por uma tatuagem no braço. Neste momento tudo mudou!

   Os momentos finais do filme mostram Mathias se tornando o policial que o BOPE precisa.
   Isso enquanto os traficantes invadem a ONG e matam seus responsáveis de modo semelhante ao que bandidos reais praticaram com o repórter Tim Lopez. Mostrando o verdadeiro sentido da consciência social do Trafico!

   Uma das cenas mais antológicas do filme mostra Mathias se encontrando com o Playboy traficante e responsável pelas mortes de Neto e do casal responsável pela ONG. E a mensagem é muito clara!
   Quem se mistura com bandidagem não passa de vagabundo e merece ser preso!

   O final do filme é uma caçada em busca do Traficante Baiano mostrando exatamente o ponto onde um personagem reacionário vai longe demais. O final do filme mostra o BOPE torturando e executando os bandidos para vingar a morte do soldado. Coisa que eu não aprovo!
   Mas tudo bem, vocês também não precisam aprovar todas as minhas atitudes e textos também...

   Mas a qualidade final do filme?
   Bom, recomendo que todo mundo assista este filme pois ele tem ainda muitas histórias menores que não cabem aqui! Mas que fique registrado que o filme é uma verdadeira obra de arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário