quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Vikings



Os Vikings 

A definição dos valores, virtudes e atitudes que definiam um homem antes das feministas "reinventarem" o Machismo.

  É uma grande injustiça que a palavra Viking tenha recaído sobre tantos povos diferentes para tentar generaliza-los. Afinal, a palavra Viking fala diretamente dos bandidos piratas que gostavam de saquear cidades, matar inocentes e estuprar mulheres. O que não se aplica nem a todos os povos e muito menos para todos os homens que viviam entre aqueles que faziam isso.
  Afirmar que todo povo nórdico praticava a pirataria é de um retardo mental digno de quem chama todo nordestino de Cangaceiro.


Ops, esqueci a trilha sonora para acompanhar a leitura... Amon Amarth para vocês...

  Bom, para começar a leitura, já vou adiantando que os povos nórdicos eram muito mais do que apenas os Vikings. Que cada cidade podia praticamente se considerar como um povo diferente dos outros com sua cultura e deuses próprios. Mas que também a interação entre os povos nórdicos criou tanto o uso de uma língua em comum quanto a visão religiosa de que todos os deuses interagem entre si. A interação entre estes povos tão diferentes criou pontos culturais bastante comuns.

  E um dos pontos em comum era a definição de como um homem deveria ser e se portar para ser valorizado. Ou seja, antes das feministas virem querem ditar o que é o machismo, os povos nórdicos já usavam suas próprias definições culturais para explicar o que era um Homem Macho pra Caralho!

  Antes das feministas virem querem definir o machismo como algo ruim, os homens já o definiam há milênios como algo bom e benéfico.

  Vou começar com alguns bons exemplos dos valores e virtudes que eram ensinados.

As 9 Nobres Virtudes Nórdicas
1 - CORAGEM é ter ousadia de agir corretamente, sempre;
2 - VERDADE é a disponibilidade de ser honesto, verdadeiro e justo;
3 - HONRA é a certeza de conhecer seu valor e sua nobreza;
4 - LEALDADE é a vontade de ser leal para com seus deuses e deusas, seu povo, sua família e seu próprio ser, sem restrições;
5 - DISCIPLINA é a determinação de ser duro, primeiro consigo mesmo e depois, quando necessário, com os outros;
6 - HOSPITALIDADE é a boa vontade em compartilhar aquilo que é seu com seus semelhantes, especialmente quando eles estão longe de casa;
7 - EFICIÊNCIA é a determinação de trabalhar arduamente e gostar daquilo que se faz, sempre;
8 - AUTO-SUFICIÊNCIA é o espírito de independência alcançada não somente para si, mas para sua família, seu clã, sua tribo, sua nação;
9 - PERSEVERANÇA é a tenacidade de persistir.

As virtudes do homem superior são como o vento, as virtudes de um homem comum são como o capim; quando vento passa o capim se curva.

Isso é uma machadada Viking na definição preconceituosa que elas tem do machismo. Mas vamos continuar.

  De berço, as crianças aprendiam em casa a brigar e a se defender sempre com a supervisão de um adulto. Mesmo as meninas. As crianças aprendiam brigando com os irmãos ou primos para poderem se defender na rua. Embora sua sociedade fosse na maioria de fazendeiros e pescadores, sempre aprendiam a se defender contra invasões inimigas.

  Existiam sim centros comunitários que serviam tanto de escolas quanto salões de festa.Tais lugares eram para ensinar tanto o básico de escrita, história e arte da guerra quanto para ensinar valores e virtudes que ajudariam as crianças a se tornarem adultos responsáveis. Tanto a religião quanto as lições sobre guerra falavam diretamente sobre grandes heróis e grandes lições de vida.

  Na adolescência, os jovens costumam sair para praticar um costume muito comum. Sair em navios para velejar e praticar o comércio. Sim, a atividade que os Vikings praticavam mais do que saquear e pilhar era o comércio. Qualquer dracar (barco Viking leve, porra) que sair de casa apenas para fazer negócios corria o risco de ser atacado duas ou três vezes em cada viagem. Assim como os barcos que partiam apenas para pilhar cidades...

  Na vida adulta, que poderia ser determinada tanto por idade quanto por inimigos mortos, o jovem viking adquiria direitos políticos, de terras e de casamento. Ou melhor dizendo, ele conquistava estes direitos!

Religião

   Eu não vou poder falar detalhadamente sobre cada aspecto da religião nórdica, isso daria facilmente uma bíblia e meia. Mas vou tentar resumir da melhor forma possível.
   Os deuses eram figuras humanas com defeitos mas que eram reconhecidos por suas virtudes e seus valores. Podemos facilmente afirmar que os deuses foram inspirados por pessoas reais cujas histórias se juntaram as tradições orais e assim acabaram sendo incorporadas a religião.

   É justo dizer que cada povo que já existiu teve seus heróis como ponto de referencia masculina. Os homens se inspiravam pelas ações de seus heróis e deuses para viverem de acordo com aquilo que definiam como a vida e as atitudes de um homem. E isto significa que deuses como Thor eram o exemplo de macho! E embora ele seja normalmente mostrado como arrogante, suas histórias são justamente sobre o homem forte e bruto aprendendo importantes lições de vida sobre respeito e humildade...

   A mitologia nórdica é um show por si só e merece uma boa leitura...


 As valquírias eram as guerreiras vikings enviadas diretamente por Odin aos campos de batalha para recolher as almas dos guerreiros mais valorosos...

   Direitos das mulheres
   A cultura machista dos Vikings tratava as mulheres com muito respeito. Mesmo as escravas. De fato, as mulheres podiam sim participar das guerras, participando de invasões ou defendendo as cidades.
   Com mulheres tão respeitosas quanto os homens e até ganhando o funeral viking. Prova máxima de respeito e estima dado aos heróis entre os homens.

   Não só isso, mas como a guerra era uma questão de escolha para as mulheres, acompanhar os maridos em invasões rendeu leis especificas onde o estupro era proibido. Tanto para as guerreiras quanto para qualquer outra mulher capturada pelos vikings. O viking estuprador perdia o direito ao casamento(divorcio) e tinha que dividir seus bens com a ex-esposa.

   As deusas também tinham a mesma importância que os deuses e não podiam ser desrespeitadas.

Respeito a diversidade sexual?
Dependendo da cidade, existiam leis e permissões sim.
Mesmo com o fato de que homossexuais acabavam se tornando párias, ainda existia sim lugar onde casais poderiam viver em paz. Homossexuais acabavam sendo discriminados por terem o comportamento não muito masculino de odiar a guerra. E quando afirmo isso é por que qualquer homossexual que participe das batalhas decapitando outros guerreiros ganhava considerável respeito!

Documentários, filmes e séries

Link para curtir no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=iKjdCfgaQYY

Link para curtir no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=wrkUBFdVXM0

Filme O 13º Guerreiro

Série Vikings escrita por historiadores do Canal History


Estudos que indicam que mulheres vikings também eram guerreiras
http://observador.pt/2014/09/03/nas-invasoes-vikings-metade-dos-guerreiros-seriam-mulheres/

Finalizando
   Para falarmos sobre machismo, devemos entender que cada cultura teve sua definição própria sobre os valores, virtudes e atitudes que consideravam na hora de descrever um homem.
   E que cada cultura definiu a masculinidade com valores bons. Unindo valores na hora de ensinar sobre masculinidade.
  

2 comentários: