domingo, 17 de agosto de 2014

Sobre a Lenda do Lobisomem


   Diz a lenda que existe uma maldição antiga capaz de transformar mesmo o homem mais correto e de coração puro em um monstro capaz de caçar até as pessoas que mais ama.

   Mas deixem eu explicar melhor a lenda. Existem três lendas que são conhecidas no mundo inteiro:
   Fantasmas. A existência de vida após a morte e inúmeras histórias sobre os mortos interagindo com os vivos.
   Vampiros. A crença em seres que se alimentam da força vital dos vivos. Nem sempre sendo apenas o sangue, mas as vezes devorando a carne e até mesmo a alma de suas vitimas.
   Licantropia. Quando o ser humano se transforma em uma terrível fera. Nem sempre na forma de um lobo.

   A lenda da Licantropia vem da antiguidade e uma das mais antigas descrições diz que o antigo Rei Lycaon ofendeu o grande Zeus servindo-lhe carne humana. Em troca, Zeus o transformou em um lobo.
   E embora seja uma história grega antiga, milhões de lugares pelo mundo inteiro possuem lendas sobre pessoas que se transformaram em lobos e atacavam até mesmo as pessoas que tanto amavam.

  E as lendas realmente tomaram força na Europa durante os períodos de caça as bruxas onde o cristianismo dava de cara com crenças alheias em cada floresta negra e assustadora. Quando os lobos atacavam e matavam as pessoas de vez em quando, mas o que chamava a atenção mesmo era quando certos lobos usavam de inteligencia e estratégias para caças as pessoas. E quando os lobos usavam táticas humanas para caçar as pessoas, as pessoas começaram a entender que alguns lobos não eram apenas animais...

  As vezes, quem caçava o ser humano no coração escuro e frio da noite era outro ser humano. Para o horror das pessoas. As vezes eram bandidos caçando e matando para sustentar seus vícios e suas vidas criminosas. As vezes eram assassinatos políticos e até mesmo crimes passionais. E outras vezes os assassinos matavam apenas pelo puro prazer de matar.

   E para o horror geral, as lendas se tornaram verdade quando pessoas realmente assumiam que se tornavam lobos durante as noites. Sejam pessoas com problemas mentais ou sejam pessoas torturadas até confessarem o ato. Bruxas e lobisomens eram queimados em praça publica.

   Uma história chama a plena atenção. A Besta de Gévaudan:
   Que durante anos assassinou centenas de pessoas. O maior caso de assassinatos atribuídos a um lobisomem. A morte da fera deu inicio a lenda de que apenas uma bala de prata mataria um lobisomem.

   E agora um pensamento sincero: 
Vocês fazem ideia de quão próximo do ser humano está da lenda?
  Mesmo a pessoa mais dócil e de coração puro ainda pode se transformar em um monstro capaz de fazer mal para as pessoas que mais ama. Isto seria a licantropia ou o alcoolismo?
   A maldição do lobisomem ou a maldição do uso de drogas? Mesmo a pessoa mais bondosa pode ser acometida de uma doença mental.

   Um homem que se transforma em um animal durante a noite. Capaz de matar para satisfazer seus próprios instintos e vícios. Capaz de rondar a casa da própria família. Capaz de saber de sua transformação e mesmo assim esconder sua situação de todos. Praticamente um monstro sob vários ângulos.

   Doutor Jekill se transformando em Senhor Hyde com o uso de uma droga poderosa. Uma poção magica que desperta a besta dentro do homem. Será que a formula mágica não seria um pouco de cocaína? Heroína? Crack? O ser humano realmente muda ou é tudo culpa da cachaça?
   E a porra do Hulk que é um escravo das próprias emoções? E aquele seu amigo que também é? E você?

   Quão próximo você está da lenda? 




   Existem dois lobos dentro de toda pessoa. Mesmo dentro de você, que está lendo este artigo...
   Um deles é amoroso gentil e protetor.
   O outro é violento, traiçoeiro e maldoso. Você sabe qual deles é o maior...                                                                                        ...É aquele que você mais alimenta...

   Com o que você alimenta os seus próprios demônios? Com mais ódio e malicia para que um dia ele te destrua ou você alimenta os seus medos com valores, amor e esperança para que na noite mais escura eles ainda tenham forças para te erguer?

Um comentário: