Sylvester
Stallone, porra!
Depois de vários anos longe das telas, principalmente por
ter provado ao mundo que era um bom ator no recomendado filme Copland, Stallone
resolveu voltar e dirigir um filme de ação com um de seus personagens mais conhecidos:
Rambo!
E Rambo IV é um filmaço de ação da porra que merece um
review Machista!
Rambo IV (John
Rambo 2008)
Dirigido
por Sylvester Stallone
Escrito por
Sylvester Stallone e Art Monterastelli
Um filme maduro
Existe um tabu em Hollywood onde poucas vezes os socialistas
podem ser mostrados como os verdadeiros genocidas filhos do cu que são. Filmes
que retratam isso como Os Gritos do Silencio acabam sofrendo boicotes,
diretores e produtores são ameaçados, e até mesmo Steven Spielberg enfrentou
protestos quando mostrou os socialistas soviéticos como os vilões em Indiana
Jones e o Reino da Caveira de Cristal.
Os únicos socialistas que podem ser mostrados como vilões
são os fascistas e os nazistas!
Mas com Rambo, a história é outra e ele matou com vontade em
dois filmes! Em Rambo 2 – A Missão, matou socialistas vietcongues e russos em
um conflito que certamente resultaria na Terceira Guerra Mundial já no primeiro
morto! E anos depois ele ainda repetiu a dose em Rambo 3!
O segredo era fazer filmes de ação sem compromisso com a
realidade, feitos para divertir mesmo! Tendo poucas mensagens e muita ação!
Mas Rambo IV já começa com um chute na porta e soco no estômago!
Começando mostrando cenas reais de guerras e atrocidades cometidas
pelos socialistas do Khmer Vermelho! Só a abertura do filme já é digna dos
famosos documentários do Faces da Morte! De embrulhar o estômago e dão vontade
de socar cada professor que defende o socialismo! Rambo IV é um filme sério que
denuncia o socialismo na Birmânia (pais socialista desde 1974) ao mesmo tempo em que usa um personagem fictício.
Pau no cu do Paulo Freire!
O filme mostra um dos passatempos favoritos dos socialistas,
fazer prisioneiros e mata-los em jogos sádicos! Os socialistas, devidamente
disfarçados como uma milícia fictícia, param os seus caminhões próximo a uma
plantação de arroz para descarregar alguns poucos prisioneiros. O jogo dos
socialistas é simples; Jogar minas terrestres na água onde ninguém pode ver,
forçar os prisioneiros a atravessar o campo e apostar em quem sai vivo de lá.
Um jogo sádico que realmente foi praticado em inúmeros países
socialistas pelo mundo! Inclusos o Kmer Vermelho de Pol Pot e os socialistas de
Mao Tsé Tung (o favorito do Paulo Freire). Os poucos inocentes que conseguem
atravessar acabam sumariamente fuzilados.
Um começo triste para um filme que mostra o exercito socialista da Birmânia em ação.
O velho guerreiro aposentado.
Rambo é apresentado como um barqueiro que tabalha em
diversas funções na fronteira da Tailândia, é mostrado capturando cobras najas
vivas para levar para a vila próxima. E conhecendo um pouco sobre Stallone, é possível
que todas as cobras que manejou fossem reais. Temos também um vislumbre de
Rambo pescando com arco e flecha, um costume desde o segundo filme.
Na vila onde trabalha, Rambo é encontrado por um grupo
cristão que pretende chegar até uma vila na Birmania para fazer o seu trabalho
humanitário. Levar provisões, tratamento médico, livros e a bíblia.
Mas Rambo é um velho guerreiro que sabe muito bem que apenas
boa vontade não é párea a força do ódio e da violência dos socialistas. Ele diz
que não os levará.
Porém, a noite Rambo conversa melhor com Sarah, a única
mulher no grupo e personagem que melhor expressa a esperança de mudar algo, de
fazer a diferença e salvar alguém.
Os diálogos entre Sarah e Rambo são um ponto positivo discreto do filme.
Afinal são pontos de vista completamente diferentes: Sarah é uma mulher com uma
visão idealista de esperança que quer fazer algo de bom ajudando outras pessoas
que precisam e isso encanta o velho guerreiro cheio de dor com um passado cheio
de violência.
E isto faz com que Rambo aceite levar o grupo a pedido de
Sarah...
Rambo – Aquele personagem machista
Durante a noite o barco de Rambo é atacado e abordado por
piratas birmaneses. Os piratas fortemente armados querem tudo o que os
missionários possuem. Porém descobrem Sarah, a única mulher no grupo. Eles
exigem que ela se levante e entre no barco com eles!
Rambo tenta conversar e oferecer tudo o que tem para que a
deixem em paz, mas eles insistem além de qualquer argumento.
Qualquer feminista iria afirmar sem nenhuma dúvida que o
comportamento dos piratas de querer estuprar e matar uma mulher é machismo. Mas
o problema delas é que o verdadeiro machismo está justamente na atitude de
Rambo de responsabilidade e respeito pela vida de Sarah!
O que significa que Rambo estuda o melhor momento para
finalmente puxar a pistola escondida em sua cintura e atirar o mais rápido possível
nos piratas! Com direito a executar o líder pirata com três tiros na cabeça
porque estuprador bom é estuprador morto!
Esperança e Desespero
Chegando na vila, existe toda uma alegria. Os missionários
trazem o pouco que tem para dividir com quem não tem quase nada. Medicina,
cuidados e até aulas de catequese.
Infelizmente, os socialistas logo aparecem e atacam a vila
com tudo o que tem
Rambo IV não poupou nada da crueldade dos regimes
socialistas nos quais se baseou e mostra exatamente que socialistas sentem prazer
em praticar massacres de pessoas inocentes, mostrando até que nem mesmo
crianças são poupadas da brutalidade. Isso quando não se tornam escravas
sexuais ou tendo o destino de se tornarem crianças-soldado.
Existem cenas revoltantes que estão no filme justamente para
denunciar a violência de governos socialistas. É o filme do Rambo mais
violento, mas também é um filme maduro e com coragem de mostrar as
consequências da guerra.
Temos ataques com morteiros contra civis, crianças sendo
mortas com crueldade, uma menina é estuprada no meio do tiroteio e um menino de
colo é arrancado dos braços da mãe para ser jogado dentro do fogo.
Uma sequência revoltante e dramática.
Sarah e todo seu grupo de missionários são capturados
vivos...
De volta ao inferno
Poucos dias depois, Rambo acorda de um pesadelo contendo
lembranças dos outros filmes. Lembranças que mostram a relação de Rambo com o
seu passado. Quando percebe que está sendo chamado. É o reverendo responsável
pelo grupo de missionários. Ele avisa que perderam o contato com o grupo e que
infelizmente só teve a opção de contratar mercenários para tentar resgatar os
missionários. E que precisa de Rambo para que ele leve os mercenários para o
mesmo locar.
Nessa hora, temos Rambo se preparando para ir. Só que
mostrando Rambo abraçando o seu passado e forjando um novo facão! Aceitando o
que foi criado para ser.
Rambo leva o grupo de mercenários até o local da vila.
Durante a viagem, Rambo tem contato com alguns jovens
soldados, assim como tem contato com um velho soldado das forças especiais que
insiste em passar o tempo furioso e tentando arranjar briga logo com o Rambo!
Logico, todo mundo pensa que Rambo não passa de um simples barqueiro.
O que leva os soldados a não aceitarem quando Rambo decide
ir junto com eles. Eles partem para o resgate apenas com dois guias locais de
rebeldes.
Os horrores do socialismo
O socialismo tem todo um discurso que promete acabar com
todas as desigualdades do mundo e salvar as pessoas do capitalismo. Mas a
verdade é outra e só serve para enriquecer uma elite sanguinária que mantem
todas as outras pessoas na miséria. Fato histórico que ocorreu e se repetiu em
todas as nações onde o socialismo foi implementado. União Soviética, China ou
Coréia do Norte.
O filme leva os mercenários de volta a vila onde ocorreu o
massacre só para que testemunhassem os horrores das táticas de terrorismo.
Cabeças decapitadas fincadas em lanças, pessoas enforcadas e cadáveres
mutilados abandonados para apodrecer como um aviso da força e da violência dos
socialistas.
Os mercenários são interrompidos pelo som de um caminhão. São
alguns soldados socialistas que voltaram para a vila trazendo pessoas inocentes
e que serviram para o velho jogo onde as pessoas terão que atravessar correndo a
plantação de arroz com minas terrestres que não podem ver. E os mercenários só
podem olhar sem fazer absolutamente nada ou serão todos descobertos. As minas
são jogadas na água e as pessoas são jogadas para correr, morrer e divertir os
socialista. Mas desta vez as pessoas conseguem atravessar sem explodir as
minas. Os soldados mandam que voltem a atravessar, mas as pessoas estão
apavoradas demais para isso. O que leva os soldados a resolverem simplesmente
matar as pessoas inocentes.
Um dos soldados socialistas então recebe uma boa flechada
nos peito! O que começa uma ótima sequência que mostra Rambo entrando em ação
com seu arco e suas flechadas certeiras!
Existe até uma homenagem a uma famosa cena de Rambo 2 quando
Rambo explode um socialista com uma flecha. Aqui, Rambo acerta o socialista com
uma flecha na cabeça, ele cai por cima de uma mina e explode!
A partir desse ponto, Rambo praticamente toma a liderança do
grupo e eles partem para o resgate.
Morrer por nada ou viver por alguma coisa... ...Você decide...
A base dos socialistas onde eles mantem os missionários
reféns apresenta uma noite de festa. Onde os soldados estão entretidos para
nada menos que quatro moças inocentes forçadas a dançar na frente dos sádicos. Existe
a desumanidade no ar enquanto as moças são humilhadas.
Assim como as pobres moças, Sarah também é mantida debaixo
do olho de um sádico estuprador que tem planos para ela. A diferença é que
Sarah está em uma jaula ao lado da cabana de um oficial, tem mercenários pagos
e o Rambo para resgata-la.
Rambo e os mercenários começam a entrar em ação enquanto o
filme mostra constantemente os horrores que as quatro meninas são obrigadas a
passar. Com soldados jogando bebidas nelas, bitucas de cigarro acesas e subindo
no palco para bater nelas.
Uma das meninas é levada por um soldado mas consegue se
soltar e se esgueirar por debaixo de uma cabana. O soldado tenta puxa-la de
volta e acaba sendo puxado e morto por um dos mercenários. A ação começou!
Os reféns vão sendo resgatados enquanto Rambo procura por
Sarah. A qual é tirada de sua prisão apenas para ser arrastada para a cabana de
um sádico oficial. Parece o fim enquanto o filme mostra a crueldade dos
socialistas violentando pobres meninas no chão e enquanto o chefão e líder dos
socialistas se tranca no seu quarto para abusar de um menino. Parece que toda a
esperança acabou justamente para aquela que sabia como ninguém defender a
esperança. E é então que Rambo entra em cena.
Feministas adoram reclamar do machismo, mas a verdade é que filmes
machistas como Rambo 4 que mostram um ideal de como um macho de verdade trata
um estuprador! Rambo agarra o estuprador pela garganta com muita força, praticamente
o levantando do chão lentamente e apertando com uma mão até que podemos ver filetes
de sangue saindo do pescoço do estuprador. Com força então, Rambo puxa e
arranca um bom pedaço da garganta do estuprador com a mão! Uma cena
verdadeiramente machista!
Que se fodam todos os socialistas
O final do filme mostra os socialistas descobrindo que a sua
base foi invadida e que levaram os prisioneiros. Decidindo então perseguir
Rambo, os mercenários e os missionários. E a partir desse momento eu não vou
falar o final justamente para não dar spoiler e estragar algumas surpresas. Mas
vale a pena assistir e voltar a assistir!
Rambo IV foi uma surpresa ao público pelo fato de que todo
mundo esperava um filme de ação divertido, cheio de cenas impossíveis e até
mesmo com alguns elementos de comédia.
Mas ao invés disso, Sylvester Stallone fez um verdadeiro
Drama de Guerra tocando com maturidade no fato de que guerras não são nem um
pouco divertidas. Rambo IV abandonou completamente a ideia de cenas impossíveis
típicas de cenas de ação e mostrou um Rambo bem mais humano, que abraçou o seu passado
sombrio.
Rambo IV mostrou os socialistas como os filhos do cu
genocidas que são! Agindo com uma violência baseada em fatos reais que até
mesmo grandes diretores como Stanley Kubrick ou Francis Ford Coppola teriam
medo de colocar em seus grandes clássicos!
O respeito a mulher
Engraçado como filmes machistas como esse conseguem
expressar muito bem o papel de uma mulher. Sarah (interpretada por Julie Benz) é uma personagem que simboliza
toda uma ideia de esperança, uma pessoa que só está ali para ajudar outras
pessoas. Sendo a única pessoa que conseguiu conversar direito com Rambo em
muito tempo e a única que tentou ajuda-lo. Sendo a voz da consciência.
Existe algo muito bonito na relação dela com Rambo, algo platônico
e sincero. Forte o suficiente para que Rambo volte ao inferno por ela. Algo que
faz Rambo fazer as pazes com o passado e voltar para casa na cena final do
filme...
Caramba,parça,esse blog é muito bom,parabens pelo trabalho
ResponderExcluirAssisto de novo e várias vezes
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