quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Rampage – Destruição Total


Rampage – Destruição Total (Rampage 2018)
Dirigido por Brad Peyton
Escrito por Ryan Engle, Carlton Cuse, Ryan J. Condal e Adam Sztykiel 

Rampage conseguiu fazer uma verdadeira proeza no cinema ao ser uma boa adaptação de um jogo de video game! 
No jogo original, temos uma homenagem a três grandes clássicos do cinema. King Kong, Godzilla e Um Lobisomem Americano em Londres. E o game tem a premissa simples de que o jogador poderia controlar estes três monstros para destruir cidades! Apenas mudando o nome dos monstros e dando as mesmas habilidades para que dois ou três jogadores possam se divertir. 
No filme, deram uma história onde uma empresa faz manipulação genética ilegal e a formula cai em uma reserva animal. E então, com animais crescendo para tamanhos gigantescos, a empresa decide usar ondas de rádio para atrair os animais para Chicago para que os militares os matem e assim a empresa ter todo o material genético. O que é um ótimo plano e ninguém vai se machucar. Certo? 

Claro que os animais fazem uma verdadeira destruição pela cidade e muitas pessoas morrem, muitas mesmo!  

Rampage é um filme de ação divertido com uma história que não se leva a sério, sendo mais uma desculpa para mostrar monstros destruindo a cidade e o The Rock salvando o dia!  

Mas não tem nenhuma lição de moral? 
Sim, o filme tem uma lição de moral bem em relação a amizade do The Rock com o Gorila George. E esse laço de amizade faz com que The Rock nunca abandone o amigo George.  
A história de George, o gorila sacana, começou quando os idealizadores do filme mudaram a cor de sua pelagem para não tomar um processo por semelhança com King Kong. George se tornaria um Gorila albino no filme e isso faria uma mudança significativa em sua vida com o filme dedicando alguns segundos preciosos para contar a história triste do que caçadores são capazes de fazer com gorilas. George foi resgatado por The Rock e aos poucos, criaram laços de amizade e confiança. 
The Rock tem até problemas em confiar em pessoas por seu passado resgatando animais. 
Mas ambos se entendem exatamente em suas qualidades machistas de serem responsáveis e protetores de seus entes queridos. 

A química do mal 
Quem nunca teve amizades ou parentes que mudaram por causa das drogas ou do alcoolismo? Quem nunca ouviu a história triste da pessoa mudar por causa das drogas e do álcool? A pessoa começa a fazer chilique, passar mal, ouvir sertanejo e funk, dirigir na calçada, dar PT, dar vexame e dar o cu? E em casos mais graves a pessoa realmente parte para o roubo e a violência por causa da doença do vicio. 
Bom, foi o que aconteceu com os animais neste filme. 
A droga caiu na reserva animal, entrou em contado com os animais, multiplicou hormônios de crescimento a níveis letais e uma super agressividade a ponto dos animais nem mesmo reconhecerem seus entes queridos. O filme não faz drama com isso, apesar de ter tudo isso. 
E em meio a isso, temos The Rock em cenas de ação justamente para ajudar o amigo que não é responsável pelos seus atos. 

Corrompendo a natureza 
George possui um comportamento natural machista. Que na natureza é um comportamento que animais sociais aprendem para proteger seus entes queridos. São valores e virtudes que um macho aprende, mesmo que na marra, se quiser proteger suas famílias.  
A droga que afetou George, também afetou um lobo na natureza. E o seu poder foi tão forte que corrompeu o lobo. Fazendo com que ele atacasse e matasse toda a sua família. Foi algo tão forte e incontrolável que ele começou a atacar e matar outros animais de forma indiscriminada.  
E mais do que isso, quem ver o filme vai reconhecer que o lobo terá características físicas de outros animais. Animais que caçou e matou!  
George, por outro lado, tenta resistir o máximo possível contra a fúria assassina. E num dos últimos atos de sua consciência animal, se afasta completamente de sua família. Mesmo que pra isso se coloque em perigo na jaula do urso! E a partir deste momento, iria sucumbir a insanidade química. 

O Respeito às Mulheres 
O que eu digo sempre? 
Filmes machistas são os que mostram o respeito às mulheres como uma virtude heroica! 
É um ideal heroico e romântico que define o verdadeiro herói, o ideal machista! 

Aqui, temos duas mulheres especiais, a Dra. Kate Caldwell geneticista que sabe exatamente o que aconteceu com George e que tem papel chave como eventual voz da razão. Interpretada pela atriz Naomie Harris.
E a vilã do filme, vivida por um mulherão da porra Malin Åkerman, que fez o papel de Silk Specre em Whatchman. Se divertindo pra caralho vivendo uma vilã inteligente, manipuladora e até cartunesca. 

Spoilers destruidores 
A fúria dos animais chega até a cidade e temos uma grande sequencia de ação onde eles destroem Chicago! Tem gente morrendo, gente sendo comida, enfrentamento com o exercito e prédios inteiros sendo destruídos. Mas em nenhum momento o filme se puxa para o lado do drama ou terror, é um filme de ação com profunda homenagem e respeito aos filmes B. Trash Total, mas com ótimos efeitos de última geração! 
E falando e homenagens: 
George, o gorila sacana, tem as mesmas proporções originais do King Kong de 15 metros! Já Ralf, o lobo, tem as mesmas proporções originais de Fenrir, o lobo da mitologia Nórdica com mais de 20 metros de comprimento e tão poderoso que teria matado ao próprio Pai Todo Poderoso Odin no Ragnarock, o Crepúsculo dos Deuses! 
Mas o melhor fica para o final onde o terceiro monstro aparece, um enorme crocodilo com mais de 50 metros de comprimento que é uma senhora homenagem a Godzilla! 
Lógico que enquanto o bicho pega, The Rock e a Doutora entram em ação para encontrar a cura, já que o exercito não dá conta de matar os três monstros. 
E após conseguirem dar a cura para George (o que não vou contar como acontece pois, sou malvado e quero que todos os meus 5 leitores fiquem curiosos para ver o filme) dai sim é hora de um final onde The Rock e George se unem contra os outros monstros! 
A cura funciona, a amizade venceu e a porrada vai cantar solta no final deste filme! 
E apesar de tudo, teremos George voltando a ser o Gorila amigo e sacana em um final feliz onde apenas 5 mil humanos morreram!  
Recomendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário