terça-feira, 25 de julho de 2017

Homem Aranha - De volta ao lar


Toda a saga do Homem Aranha é sobre um jovem azarado aprendendo a ser responsável! E é isso que vocês tem que conversar com as crianças!

Peter Parker é um jovem mancebo, guri de apartamento, nerd criado a leite com pera, ovomaltino, que não descia pra jogar bola e ainda era virgem.
Tudo mudou quando uma aranha radioativa mordeu a bunda dele e ele adquiriu admiráveis poderes de aranha radioativa!

Mas apesar de ele querer tirar proveito dos seus poderes, apenas encontrou o peso da dor da irresponsabilidade. Vamos a um novo Review Machista de hoje?

Homem Aranha - De volta ao lar 
(Spider-Man: Homecoming 2017)
Dirigido por Jon Watts
Escrito por Jonathan M. Goldstein, John Francis Daley, Jon Watts, Christopher Ford, Chris McKenna e Erik Sommers

Esse novo filme já chega trazendo mudanças! Como criar de primeira um bom vilão ameaçador, marcante e que já estava na ativa anos antes de Peter aprender que Papai Noel não existe! Os filmes do Espetacular Homem Aranha não tinham vilões assim e essa era a maior critica, mas aqui o vilão é uma ameaça de verdade! No caso, Michael Keaton interpreta o dono de uma empresa de salvamento e limpeza que tem um contrato com a prefeitura para ele e todos os seus empregados limparem a sujeira deixada pelos alienígenas que os Vingadores enfrentaram no primeiro filme! Que é sumariamente destruído financeiramente quando o governo decide romper o contrato que tinha com a empresa dele e mandar todo mundo para o olho da rua!
Dai, Adrian Toomes decide que ele e seus melhores empregados vão ficar com os camburões cheios de material de tecnologia alienígena para eles mesmos! Se tornando uma versão muito melhor usada do vilão Abutre!


Outra coisa que achei ousado foi que dessa vez não tentaram recriar os momentos que já ficaram eternizados nos outros filmes do Aranha. Todo mundo já sabe da história do Tio Ben. Dai que ele nem aparece nesse. Sendo infelizmente nem citado. Embora uma lembrança ou outra das lições de moral que o Tio Ben dava seriam muito bem vindas para formar o caráter de Peter junto ao publico.

Aqui, a Jornada do Herói fala sobre Peter aprendendo sobre responsabilidade, sobre abandonar o que quer fazer para fazer aquilo que precisa pelo bem de todos! Coisa que define o Homem Aranha como um herói trágico e fudido!
Peter Parker é um garoto pobre que adora estudar e que teria um futuro brilhante pela frente. Mas aos poucos vai abandonando tudo o que gostaria de fazer para fazer o que é mais certo. E assim, acaba se tornando um nerd que tem que abrir mão de festas, namoradas, empregos e até estudos. E embora tudo isso já seja de conhecimento do publico graças a décadas de quadrinhos e cinco filmes anteriores, aqui ainda dá certo pelo carisma de Peter Parker. Tom Holland mandou muito bem!
Como este filme está completamente ligado ao universo Marvel nos cinemas, temos participações especiais de Robert Downey Jr. como Tony Stark\Homem de Ferro e Chris Evans como Capitão América. Infelizmente Tony Stark acabou se tornando exatamente uma figura paterna incompetente para Peter Parker. Porém, isso não estraga em nada a química de ver ambos os personagens em cena.

Ned
Jacob Batalon interpreta o amigo gordinho nerd de apartamento de Peter e isso é fantástico pela química cômica de mostrar dois melhores amigos se metendo nas furadas da vida de adolescentes ao mesmo tempo em que lidam com as aventuras do Homem Aranha. Embora o gordinho seja o amigo chato, ele ainda é o amigo que procurar ajudar Peter nem que acabe se metendo nas confusões dele. E isso é mais amizade do que o relacionamento de Peter com Harry Osbourn.

Marisa Tomei
De todas as escolhas diferentes que o filme teve ao trocar amigos e amigas por atores e atrizes de origem caliente, Marisa Tomei foi a mais estranha pelo fato de ser uma atriz extremamente bonita interpretando nada menos do que a famosa tia idosa do Homem Aranha.
Tudo bem que Marisa Tomei é uma atriz extremamente talentosa e que já mostrou isso nas telas, mas ficou chato mostrar até o Tony Stark babando pra ela.
Fora isso a atriz manda bem e a cena final foi extremamente engraçada pra mim!


Considerações machistas!
Homem Aranha é uma versão moderna de um velho ideal machista onde o jovem se tornaria o herói através das experiências de vida e dos estudos. A Jornada do Herói!
Um ideal heroico onde o herói respeita e se coloca no papel de responsável por ajudar e até proteger as pessoas. Onde a coragem é a superação do medo, a inteligência é a superação da ignorância e a maturidade é abraçar responsabilidades.

A visão moderna dos antigos valores e virtudes do cavalheirismo!
O herói muitas vezes abandona aquilo que gosta para fazer o que precisa!
Mas não por que espera recompensas, mas sim porque é o mais certo!
E sempre que você ver um herói salvando a mulher que ama, lembre-se de que isso é um ideal machista, heroico e romântico de coragem, respeito e responsabilidade pela vida alheia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário